‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148553338

Palabras clave:

Academic literacies, Scientific literacies, Collaborative network

Resumen

This paper aims at presenting the results of a study whose objectives are a) to identify activities related to academic literacies carried out in Brazilian university writing laboratories; b) to present LILA as a collaborative network lab. This research was carried out within a qualitative paradigm, including a bibliographic review, document analysis of labs investigated and the description of future actions to be developed by LILA. The results indicate that these laboratories contribute to the insertion of students and researchers in academic literacies practices, and thus LILA was conceived in order to promote both scientific and academic literacies.

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Jacqueline Sanches Vignoli, Universidade Estadual do Paraná, Mourão, PR

Graduada em Letras (UNESP, São José do Rio Preto - SP), mestre em Estudos Linguísticos (UNESP, São José do Rio Preto - SP) e doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPR - PR). Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - PR), sob orientação da professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão, com a temática dos Letramentos acadêmicos. Atua como professora adjunta na graduação do curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular ensino no estado de São Paulo de 2004 a 2009. Membro dos grupos de pesquisas Linguagem e Educação (LED/UEL) e Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações (LIDERE/UNESPAR), desenvolvendo pesquisas na área dos Estudos do Texto, Letramentos acadêmicos e ensino da Língua Portuguesa. 

Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Instituto Federal do Paraná, Londrina, PR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina. Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1994), mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2009), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2016), estágio de pós-doutorado no PPGEL - UEL (2020). Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL e é líder do grupo de pesquisa LACI - IFPR. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, gênero textual, sequência didática, formação de professores e letramentos acadêmicos. Atua no Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos-científicos- LILA, sendo uma de suas quatro autoras.

Miriam Sester Retorta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordena o grupo de pesquisa ?Tecnologias, Formação Docente e Letramentos? e o projeto de extensão ?Letramento Digital e Móvel no Ensino de Inglês Pré-intermediário para Alunos Cegos?. Trabalha com pesquisas nas áreas de avaliação em Línguas, inclusão escolar/social, letramento móvel, digital e multiletramentos.

Citas

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Publicado

2021-10-19 — Actualizado el 2022-07-26

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Cómo citar

Cristovão, V. L. L., Vignoli, J. S., Ferrarini-Bigareli, M. A., & Retorta, M. S. (2022). ‘Integrated Laboratory of Scientific-academic Literacies - LILA’: facing challenges in language education. Letras, 379–400. https://doi.org/10.5902/2176148553338 (Original work published 19 de octubre de 2021)

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