Oralidade formal e argumentação: a importância de se trabalhar com o gênero debate regrado na educação básica

Autores/as

  • Sirley Ribeiro Siqueira de Oliveira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538805

Palabras clave:

Oralidade formal, Argumentação, Ensino

Resumen

Por que devemos fazer da oralidade um objeto de ensino? E “Por que o gênero textual debate regrado pode se tornar um importante instrumento para a aquisição de usos formais da fala em público”?  Nesse artigo, buscamos responder a essas perguntas, subsidiados por um aporte teórico que considera a língua como interação.  Por isso, somamos nossas ideias às de outros pesquisadores que defendem que usos mais formais da língua falada demandam um ensino planejado, sistemático e contínuo. Além disso, apresentamos uma proposta de prática de ensino desenvolvida com alunos do Ensino Médio, que alia oralidade formal e argumentação.

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Biografía del autor/a

Sirley Ribeiro Siqueira de Oliveira, Colégio Pedro II

Doutora em Estudos da Linguagem (UFF). Atua como professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, em regime de quarenta horas, com dedicação exclusiva.

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Publicado

2020-08-04 — Actualizado el 2022-07-28

Versiones

Cómo citar

Oliveira, S. R. S. de. (2022). Oralidade formal e argumentação: a importância de se trabalhar com o gênero debate regrado na educação básica. Letras, 443–462. https://doi.org/10.5902/2176148538805 (Original work published 4 de agosto de 2020)