“Curadoria”, autoria e fraternidades transcontinentais: a produção de Joca Reiners Terron

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148530753

Palabras clave:

Territórioafeto, Espaço autobiográfico, Romance contemporâneo, Literatura latino-americana

Resumen

A partir do romance Noite dentro da noite (2017), de Joca Reiners Terron, e da sua atuação como organizador literário da série Otra Língua – que apresenta ao leitor brasileiro a produção de escritores dos diferentes países hispano-americanos -, este trabalho pretende deter-se sobre a fraternidade transcontinental que o trabalho de Terron, como autor e como “curador”, delineia. É nesse sentido que Noite dentro da noite, até o momento, o romance mais ambicioso do escritor, é “lido”: como se fosse a porção brasileira de um continente íbero-americano literariamente forjado pela coleção, estratégia que permite refletir sobre espaços e sobre afetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Farias de Felippe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Teoria Literária (2009) e Mestre em Literatura Brasileira (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000). Professora Adjunta (nível 4) na Universidade Federal de Santa Maria, atuou também como Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (2009 a 2010) e na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003 e 2004). Seus temas de interesse são: Literatura Contemporânea; Gêneros; Crítica Latino-Americana; Intermidialidades.

Citas

AIRA, César. Como me tornei freira. Trad. Angélica Freitas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

AZEVEDO, Luciene. Romances não-criativos. In: Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 50, p. 157-171, jan./abr. 2017. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/view/1391/showToc. Acesso em: 30/11/17.

GARRAMUÑO, Florencia. Depois do sujeito: formas narrativas contemporâneas e vida impessoal. In: Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 50, p. 157-171, jan./abr. 2017. Disponível em:http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/view/1391/showToc. Acesso em: 05/12/17.

HERBERT, Julián. Cantiga de findar. Trad. Miguel del Castillo. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.

LADDAGA, Reinaldo. Estética de laboratório. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LUDMER, Josefina. Aqui América Latina: uma especulação. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

MAGALHÃES, Célia. Os monstros e a questão racial na narrativa brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

RICHARDSON, Brian. Unnatural voices. Athens: Ohio University Press. 2006.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TERRON, Joca Reiners. A tristeza extraordinária do Leopardo das Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

TERRON, Joca Reiners. Curva de Rio Sujo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2003.

TERRON, Joca Reiners. Do fundo do poço se vê a lua. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

TERRON, Joca Reiners. Não há nada lá. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

TERRON, Joca Reiners. Noite dentro da noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Publicado

2018-11-28

Cómo citar

Felippe, R. F. de. (2018). “Curadoria”, autoria e fraternidades transcontinentais: a produção de Joca Reiners Terron. Letras, (57), 49–62. https://doi.org/10.5902/2176148530753