Academic literacy in the internationalization of post-graduation: the case of a researcher in the field of chemistry

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148547909

Keywords:

Academic literacy, Internationalization, Post-graduation

Abstract

This paper evidences how the academic trajectory of a professor influences the transmission or reproduction of beliefs and habitus. We focus on the Academic Literacy in the context of Graduate Studies, discussing, through this perspective, the implications of demands in their teaching practice. We observed that some actions were and are significant for his insertion, maintenance of power in the scientific field, through actions that prioritize the use of English in academic and scientific activities such as meetings, research groups, seminar’s presentations , publications, and international partnerships, primarily established with researchers from Northern and European countries.

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Author Biographies

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del Rei

Graduada em Pedagogia (1991), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998/2004). Pós-doutorado pela University of London, Kings College. Professora Associada IV da Universidade Federal de São João Del Rey. É pesquisadora da área alfabetização, letramento, internacionalização do ensino superior. Orientadora de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização contextos escolares e não escolares, em áreas urbanas e no campo. Pesquisa letramento acadêmico em contextos de internacionalização da universidade. Coordena o GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização , Linguagem e Decolonialidade. Vice-presidente da ABALF 2014-2017. É membro do Conselho Fiscal da ABALF - Associação Brasileira de Alfabetização - 2020-2022. Membro da editoria científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2019-2021.

Bruno Venancio, Universidade Federal de São João del Rei

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU) na UFSJ. Tenho desenvolvido a pesquisa no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo como objeto de pesquisa a Prática como Componente Curricular (PCC). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFSJ e também Programa Institucional de Iniciação Científica- PIIC/UFSJ. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Processos de Ensino e Aprendizagem- PPEDU/UFSJ/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ. Atuo como Professor de Educação Básica na rede Estadual de Minas Gerais, nas disciplinas de Ciências e Biologia.

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei UFSJ e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

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Published

2021-10-19 — Updated on 2022-08-02

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How to Cite

Macedo, M. do S. A. N., Venancio, B., & Santos, P. A. D. G. C. (2022). Academic literacy in the internationalization of post-graduation: the case of a researcher in the field of chemistry. Letras, 023–048. https://doi.org/10.5902/2176148547909 (Original work published October 19, 2021)