La cultura temporal en la educación física escolar: dos modelos pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546484680Palavras-chave:
Educação física escolar, Projeto política pedagógico, Cultura temporalResumo
Este artigo pretende mostrar a relação entre o projeto político pedagógico e a cultura temporal da educação física escolar, e revelar as semelhanças e diferenças que se manifestam nas administrações pública e privada subvencionada. Foi utilizado o método etnográfico a partir de um estudo de casos em um colégio público e em outro privado de Burgos, Espanha. Foram observadas as aulas de EF de um 6º de primaria (equivalente ao 7º ano do Ensino Fundamental) de cada escola durante o ano escolar 2009/2010. Foram descritas e analisadas as lógicas interna e externa de 510 situações motrizes: 242 realizadas no colégio público e 268 no privado. Verificou-se que as situações motrizes com memória predominam em ambos os centros, embora a presença daquelas sem memória seja muito significativa no concentrado. Quanto à lógica externa, observou-se que os resultados de parte das situações motrizes com memória são registrados, fato verificado principalmente no centro público. Portanto, a cultura temporal das escolas segue os princípios temporais característicos de uma sociedade pós-industrial, embora apresente diferenças muito significativas, refletindo seus projetos político pedagógicos.
Palavras-chave: Educação física escolar; Projeto político pedagógico; Cultura temporal.
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