Os 15 anos da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física no cinquentenário do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546448469Palavras-chave:
Educação Física, Cultura Corporal, Materialismo HistóricoResumo
Objetivamos descrever e situar a Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física durante seus 15 anos de existência no interior dos 50 anos do CEFD/UFSM. Em específico, descreveremos seus objetivos e seu histórico, bem como os pressupostos teóricos e pedagógicos que balizam suas atividades. Essas se constituem em consonância com a tríade universitária: pesquisa, extensão e ensino, à luz dos aportes teóricos do Materialismo Histórico e Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Crítico-Superadora e da Cultura Corporal, no embate às proposições irracionalistas e relativistas das teses pós-modernas que permeiam a área na contemporaneidade. Nessa direção, as ações da Linha, manifestadas de maneira política e científica, comprometidas com valores socialistas, são capazes de transformação humana e social, pois o conteúdo dessa mudança alicerça-se no conhecimento científico objetivado numa nova prática social.Downloads
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