Reorganização do Movimento Estudantil: O Movimento Estudantil no CEFD/UFSM

Autores

  • Guilherme Sturmer Lovatto Estado do Rio Grande do Sul
  • Maristela da Silva Souza UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546448178

Palavras-chave:

Movimento Estudantil, Reorganização do Movimento Estudantil, Movimento Estudantil de Educação Física

Resumo

Neste artigo abordaremos a atuação do Movimento Estudantil de Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM a partir da reabertura do Diretório Acadêmico (DACEFD) no ano de 2006. Utilizando o método do materialismo histórico e dialético, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental para descrever o processo de reorganização do movimento estudantil e a forma de atuação do MEEF/UFSM através do DACEFD. A atuação do movimento estudantil no DACEFD é expressão do processo de reorganização do movimento estudantil, buscando retomar a atuação baseada na perspectiva classista e combativa dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Sturmer Lovatto, Estado do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFSM. Membro da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em Educação Física (LEEDEF), professor de Educação Física na Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul.

Maristela da Silva Souza, UFSM

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professora orientadora no Programa de Mestrado em EF da Universidade Federal de Santa Maria e professora de 3° Grau desta mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, epistemologia e formação. É coordenadora da Linha de Estudos Epistemológicos e Didáticos em EF- LEEDEF.

Referências

BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Ata nº 412 do Conselho do Centro de Educação Física e Desportos. Santa Maria, 2007.

BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Ata nº 424 do Conselho do Centro de Educação Física e Desportos. Santa Maria, 2009.

BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Comissão de Reestruturação Curricular do Centro de Educação Física e Desportos. Anexo II – Parecer dos GEs sobre Diretrizes Curriculares Nacionais da VIII Semana Acadêmica - Santa Maria, 2007.

DACEFD, UFSM. Ata nº 1 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2006.

DACEFD, UFSM. Ata nº 3 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2007.

DACEFD, UFSM. Ata nº 11 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2008.

ExNEEF. Carta de Apresentação da Gestão da ExNEEF 2012/2013. Acessado em http://www.exneef.libertar.org/?p=290, 22 de Janeiro às 10h30min.

ExNEEF. Deliberações da Plenária Final do XXVIII ENEEF. Acessado em http://www.caef.cds.ufsc.br/exneef/arqs/deliberaufpb.pdf, 21 de Janeiro de 2013 às 13h50min.

FERREIRA, Marcelo Guina. Movimento Estudantil de Educação Física: em busca de raízes históricas. Uma breve reflexão. In. Caderno de Debates ExNEEF, volume 3. 1995, p. 31-36.

FILHO, Nelson Figueiredo de Andrade. Movimento Estudantil: a luta por perspectiva, a história por consagração. In. Caderno de Debates ExNEEF, volume 3. 1995, p. 15-24.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6ª Edição – São Paulo: Atlas, 2008.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2ª edição – São Paulo: Expressão Popular, 2008.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Lovatto, G. S., & Souza, M. da S. (2020). Reorganização do Movimento Estudantil: O Movimento Estudantil no CEFD/UFSM. Kinesis. https://doi.org/10.5902/2316546448178

Edição

Seção

Dossiê CEFD 50 anos