Reorganização do Movimento Estudantil: O Movimento Estudantil no CEFD/UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546448178Palavras-chave:
Movimento Estudantil, Reorganização do Movimento Estudantil, Movimento Estudantil de Educação FísicaResumo
Neste artigo abordaremos a atuação do Movimento Estudantil de Educação Física no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM a partir da reabertura do Diretório Acadêmico (DACEFD) no ano de 2006. Utilizando o método do materialismo histórico e dialético, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental para descrever o processo de reorganização do movimento estudantil e a forma de atuação do MEEF/UFSM através do DACEFD. A atuação do movimento estudantil no DACEFD é expressão do processo de reorganização do movimento estudantil, buscando retomar a atuação baseada na perspectiva classista e combativa dos estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Ata nº 412 do Conselho do Centro de Educação Física e Desportos. Santa Maria, 2007.
BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Ata nº 424 do Conselho do Centro de Educação Física e Desportos. Santa Maria, 2009.
BRASIL. Centro de Educação Física e Desportos. Comissão de Reestruturação Curricular do Centro de Educação Física e Desportos. Anexo II – Parecer dos GEs sobre Diretrizes Curriculares Nacionais da VIII Semana Acadêmica - Santa Maria, 2007.
DACEFD, UFSM. Ata nº 1 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2006.
DACEFD, UFSM. Ata nº 3 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2007.
DACEFD, UFSM. Ata nº 11 da Assembleia dos Estudantes do CEFD. Caderno de Atas, 2008.
ExNEEF. Carta de Apresentação da Gestão da ExNEEF 2012/2013. Acessado em http://www.exneef.libertar.org/?p=290, 22 de Janeiro às 10h30min.
ExNEEF. Deliberações da Plenária Final do XXVIII ENEEF. Acessado em http://www.caef.cds.ufsc.br/exneef/arqs/deliberaufpb.pdf, 21 de Janeiro de 2013 às 13h50min.
FERREIRA, Marcelo Guina. Movimento Estudantil de Educação Física: em busca de raízes históricas. Uma breve reflexão. In. Caderno de Debates ExNEEF, volume 3. 1995, p. 31-36.
FILHO, Nelson Figueiredo de Andrade. Movimento Estudantil: a luta por perspectiva, a história por consagração. In. Caderno de Debates ExNEEF, volume 3. 1995, p. 15-24.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6ª Edição – São Paulo: Atlas, 2008.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2ª edição – São Paulo: Expressão Popular, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.