Parkour: uma analítica para a educação física à luz da praxiologia motriz
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546444425Palavras-chave:
Parkour, Lógica interna, Aprendizagem, Educação FísicaResumo
O objetivo do estudo é analisar os elementos da lógica interna do parkour para o campo da Educação Física, a partir da Praxiologia Motriz. A investigação é descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, do tipo teórica. Foi utilizada a teoria da ação motriz para análise da prática corporal parkour, a partir de suas principais características e singularidades na busca de uma melhor compreensão da sua lógica interna. Acreditamos que o parkour assume uma função relevante na Educação Física no que concerne a sua singularidade desafiadora e autônoma no trato corporal e na ocupação dos espaços, gerando vivências e aprendizagens nos diferentes percursos realizados e ambientes vividos nas situações psicomotrizes, comotrizes e de incertezas quanto ao meio. Concomitante, a Praxiologia Motriz avança na perspectiva de buscar novas e importantes possibilidades de criações e experiências motrizes para a área da Educação Física.
Palavras-chave: Parkour; Lógica interna; Aprendizagem; Educação Física.
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