INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Derli Juliano Neuenfeldt, Cátia Raquel Rataizki

Resumo


Esta pesquisa qualitativa objetivou identificar, analisar e discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar a partir dos instrumentos e critérios utilizados por seis professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de um município do Vale do Taquari/RS/Brasil. A avaliação formativa é a mais utilizada. Em relação aos instrumentos prevalece o uso da prova teórica. Quanto aos critérios destacam-se a participação, o interesse e o uso de roupas adequadas. Os professores criticam a falta de legitimidade da avaliação realizada uma vez que a disciplina de Educação Física sozinha não consegue reprovar um aluno.


Palavras-chave


Educação Física escolar; Instrumentos e Critérios de Avaliação; Anos Finais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546423006



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.