ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais

Derli Juliano NEUENFELDT

Resumo


 

A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648130

Direitos autorais



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.