ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648130Abstract
A Educação Física escolar para atingir seus objetivos educacionais pode utilizar-se de diversos conteúdos, tais como o jogo, a dança, a luta, a ginástica. No entanto, o esporte é o conteúdo que predomina. O esporte segundo Santin (1996a) reflete os valores de uma cultura de uma determinada ordem social. Portanto, o esporte atual, que se originou a partir do final do séc. XVIII e início do séc. XX, absorveu as características do avanço do modelo científico e, consequentemente, da revolução industrial, que trouxeram o rendimento, a especialização, a técnica perfeita, o vencer a qualquer custo. Dessa forma, neste ensaio, pretende-se refletir e demonstrar situações a cerca de como se pode trabalhar com o esporte nas aulas de Educação Física de maneira que venha a contribuir educacionalmente, desenvolvendo valores como a honestidade, a dignidade, a cooperação e a solidariedade. Propõe-se também que o esporte seja ensinado para nossos alunos de forma atrativa e provido de sentido, que seja fonte de alegria e prazer, para que os mesmos o incorporem e continuem a praticá-lo pelo resto de suas vidas, e que todo professor de Educação Física escolar, enquanto educador, deve ter sempre claro que tipo educação o esporte deve priorizar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.