O ensino de geografia por meio do turismo pedagógico: uma proposta para Cornélio Procópio - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465666

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Turismo e educação, Turismo pedagógico

Resumo

O turismo pedagógico pode ser utilizado como uma metodologia para o ensino da Geografia, utilizando atrativos turísticos relevantes no contexto histórico e cultural de uma cidade. O objetivo desta pesquisa é apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia por meio do turismo pedagógico em Cornélio Procópio-PR. Metodologicamente esta pesquisa foi realizada por meio de leituras e levantamentos bibliográficos de autores que discutem a relação do turismo com a educação, como Ferretti (2002), Hora e Cavalcanti (2003) e Castro (2006), além da obtenção de dados em sites públicos e da realização de pesquisa de campo. Os resultados desta pesquisa permitem discutir os principais atrativos turísticos de Cornélio Procópio, dentro de uma nova perspectiva no ensino de Geografia, a qual possibilitou uma proposta para a realização do turismo pedagógico.  

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Biografia do Autor

César Augusto de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, PR

Possui graduação em licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com participação entre jan/2018 à mai/2018. Participou como residente no programa residência pedagógica no período de Março de 2019 a Janeiro de 2020 vinculado ao projeto/subprojeto UENP - Geografia. Participou como bolsista do primeiro módulo do programa residência pedagógica realizado entre os meses de outubro de 2020 a março de 2021.

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, PR

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. E é membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

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Publicado

2022-10-15

Como Citar

Lima, C. A. de, & Ludka, V. M. (2022). O ensino de geografia por meio do turismo pedagógico: uma proposta para Cornélio Procópio - PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e16. https://doi.org/10.5902/2236499465666