Produto Educacional Manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na Geografia Escolar: aplicabilidade por meio de oficina para professores em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487957

Palavras-chave:

Agroecologia, Ensino de Geografia, Formação docente, Manual didático-pedagógico, Professor de Geografia

Resumo

A agroecologia incentiva o equilíbrio entre agricultores e o meio ambiente, preservando ecossistemas, biodiversidade e práticas tradicionais. Durante a formação acadêmica, percebeu-se a ausência da temática da agroecologia no ensino de Geografia escolar, evidenciando a necessidade de novos materiais didáticos. A pesquisa visou criar um manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na Geografia Escolar. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, a metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, coleta de dados e revisão sistemática de literatura. Um questionário diagnóstico foi aplicado a professores de Geografia em Cornélio Procópio-PR para avaliar a necessidade do tema nas escolas locais. Com base nos dados, foi elaborado um manual com atividades específicas para o ensino fundamental e médio, visando apoiar o ensino da agroecologia nas aulas de Geografia. Os resultados indicam que o manual é uma ferramenta didática promissora para a Geografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Mestre em Ensino programa de Pós Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 

Referências

BRASIL. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. [S. l.]: MEC, 2018.

CASTROGIOVANNI, A. C. E agora, como fica o ensino da geografia com a globalização? In: CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999. p. 81–84.

CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte , 2010, Goiás. Anais [...]. Goiás: [s. n.], 2010.

SANTOS, J. D. dos. Agroecologia em nossas vidas - reflexões e algumas totas, em busca de um equilíbrio em tempos de crise. In:

SOARES RIBEIRO, D. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdos e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 91–106.

ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Lima, C. A. de, & Ludka, V. M. (2024). Produto Educacional Manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na Geografia Escolar: aplicabilidade por meio de oficina para professores em formação inicial. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87957. https://doi.org/10.5902/2236499487957

Edição

Seção

Ensino e Geografia