Produto Educacional Manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na Geografia Escolar: aplicabilidade por meio de oficina para professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499487957Palavras-chave:
Agroecologia, Ensino de Geografia, Formação docente, Manual didático-pedagógico, Professor de GeografiaResumo
A agroecologia incentiva o equilíbrio entre agricultores e o meio ambiente, preservando ecossistemas, biodiversidade e práticas tradicionais. Durante a formação acadêmica, percebeu-se a ausência da temática da agroecologia no ensino de Geografia escolar, evidenciando a necessidade de novos materiais didáticos. A pesquisa visou criar um manual didático-pedagógico para o ensino da agroecologia na Geografia Escolar. Utilizando uma abordagem quali-quantitativa, a metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, coleta de dados e revisão sistemática de literatura. Um questionário diagnóstico foi aplicado a professores de Geografia em Cornélio Procópio-PR para avaliar a necessidade do tema nas escolas locais. Com base nos dados, foi elaborado um manual com atividades específicas para o ensino fundamental e médio, visando apoiar o ensino da agroecologia nas aulas de Geografia. Os resultados indicam que o manual é uma ferramenta didática promissora para a Geografia Escolar.
Downloads
Referências
BRASIL. BNCC - Base Nacional Comum Curricular. [S. l.]: MEC, 2018.
CASTROGIOVANNI, A. C. E agora, como fica o ensino da geografia com a globalização? In: CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999. p. 81–84.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte , 2010, Goiás. Anais [...]. Goiás: [s. n.], 2010.
SANTOS, J. D. dos. Agroecologia em nossas vidas - reflexões e algumas totas, em busca de um equilíbrio em tempos de crise. In:
SOARES RIBEIRO, D. (org.). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdos e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 91–106.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.