The teaching of geography by pedagogical tourism: a proposal for the municipality of Cornélio Procópio - PR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499465666

Keywords:

Geography teaching, Tourism and education, Pedagogical tourism

Abstract

Pedagogical tourism can be used as a methodology for teaching Geography, using tourist attractions relevant in the historical and cultural context of a city. The objective of this research is to present a methodological proposal for teaching Geography through pedagogical tourism in the city of Cornélio Procópio-PR. Methodologically this research was carried out through readings and bibliographical surveys by authors who discuss the relationship between tourism and education such as Ferretti (2002), Hora and Cavalcanti (2003) and Castro (2006), in addition data collection from public websites and field survey. The results of this research allow to discuss the main tourist attractions of Cornélio Procópio, within a new perspective in the teaching of Geography, which made possible a proposal for the accomplishment of pedagogical tourism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

César Augusto de Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com participação entre jan/2018 à mai/2018. Participou como residente no programa residência pedagógica no período de Março de 2019 a Janeiro de 2020 vinculado ao projeto/subprojeto UENP - Geografia. Participou como bolsista do primeiro módulo do programa residência pedagógica realizado entre os meses de outubro de 2020 a março de 2021.

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. E é membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado.

References

ANDRADE, J. V. Turismo fundamentos e dimensões. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

AVENA, B. M. Por uma pedagogia da viagem, do turismo e do conhecimento: itinerário pelos significados e contribuições das viagens à (trans) formação de si. 2008, 516 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2008.

BENI, M. C. Análise estrutural do Turismo. 7° edição. São Paulo: Senac, 2002.

BRASIL, A. S. Cornélio Procópio: das origens e da emancipação do município. 2ª edição. Ver. Cornélio Procópio: UENP, 2014.

CASTRO, N. A. R. O Lugar do Turismo na Ciência Geográfica: contribuições teórico-metodológicas à ação educativa. 2006, 311 p. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

CORNÉLIO PROCÓPIO, P. M. Nossa cidade, pontos turísticos. Disponível em: http://www.cornelioprocopio.pr.gov.br/. Acesso em: 10 jul. 2020.

DEL NEGRO, E.; LIMA, C. A.; LUZ, C. E. Religião e Poder: o caso da Catedral Diocesana Cristo Rei, em Cornélio Procópio (PR). In: Congresso Brasileiro do Centenário da Guerra do Contestado, 1, 2017. Anais [...] Londrina: UEL, 2017. p. 01-13.

FERRETTI, E. R. Turismo e Meio Ambiente: Uma Abordagem Integrada. 1ª Edição. São Paulo: Editora Roca, 2002.

FREINET, C. Ensaios de Psicologia sensível. 1ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HORA. A. S. S.; CAVALCANTI, K. B. Turismo Pedagógico: Conversão e Reconversão do olhar. In: REJOWSKI, M. COSTA, B. K. (Org.). Turismo Contemporâneo: Desenvolvimento, Estratégia e Gestão. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2003. p. 207-228.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/cornelio-procopio.html. Acesso em jul. de 2020.

KUSHANO, E, S. Turismo Pedagógico na região da guerra do contestado no Estado de Santa Catarina. Aprendizados sobre território e poder para as crianças. In: (Org.). FRAGA, N, C. Contestado em Guerra: 100 anos do massacre insepulto do Brasil. 1ª Edição. Florianópolis: Insular, 2012. p. 533-550.

LACOSTE, Y. “A Pesquisa e o trabalho de Campo”. Seleção de textos 11. São Paulo: Coedição AGBSP/AGB nacional, 1985.

LUDKA, V. M. Turismo Pedagógico: A prática do Turismo no Ensino de Geografia. In: FOETSCH, A. A. (org.). Geograficidades e Cotidiano: Contribuições ao Saber Regional. 1ª Edição. União da Vitória: Kaygangue, 2012. p. 233-264.

OLIVEIRA, G. A. P.; PEREIRA, S.; CUCHINIERK, D.K.; SANTOS, F. O. R. A aula passeio e a construção dos saberes escolares em história e artes: relato de experiência In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 18, 2017. Anais [...] Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 17283-17295.

PEREIRA, S. A. Mapa de localização dos atrativos turísticos de Cornélio Procópio. Imagem JPEG, color, 976 x 1280 pixels, 2020b.

RIBAS, M. H. Educação para o Turismo. Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 5 n. 1, p. 09-20, 2002.

RODRIGUES, A. B. Geografia do Turismo: novos desafios. In: TRIGO, L, G, G. (org.). Turismo: como aprender, como ensinar. 2ª edição. São Paulo. Senac, 2001. p.87-122

RODRIGUES, A. B. Turismo e desenvolvimento local. 1ª edição. São Paulo. Hucitec. 1997.

SILVA, A. K. P.; LUDKA, V. M. O Santuário de São Miguel Arcanjo no município de Bandeirantes – PR, como uma proposta de turismo pedagógico no ensino de Geografia. Geoingá, Maringá, v. 12, n. 2, p. 4-26, 2020.

TOMITA, L. M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Geografia: Revista do Departamento de Geociência. Londrina, v. 08, n. 1, p. 13-15, 1999.

UNIVERSIDADE, ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Institucional. Disponível em: https://uenp.edu.br/institucional. Acesso em: 15 out. de 2020.

UNIVERSIDADE, TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Institucional. Disponível em: http://www.utfpr.edu.br/campus/cornelioprocopio. Acesso em: 12 nov. de 2020.

Published

2022-10-15

How to Cite

Augusto de Lima, C. A. de, & Ludka, V. M. (2022). The teaching of geography by pedagogical tourism: a proposal for the municipality of Cornélio Procópio - PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e16. https://doi.org/10.5902/2236499465666

Issue

Section

Ensino e Geografia