Educação ambiental e análise dos ecossistemas de manguezais com alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499431733

Palavras-chave:

Geografia, Educação Básica, Escola, Amazônia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina de intervenção metodológica executada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, tendo como tema “A Educação Ambiental em áreas e Ecossistemas de Manguezal”. A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de construir e fomentar os conhecimentos relacionados à Educação Ambiental dos alunos da educação básica, sobre o grau de poluição do ecossistema de manguezal, estimulando-os a serem os multiplicadores da importância da proteção desse ecossistema. O trabalho se desenvolveu a partir da realização de uma oficina educativa na escola. Esta oficina aplicou o trabalho de campo como método de ensino e aprendizagem, incluindo também, aulas multimídias em sala de aula com exposição de fotos e vídeos. No entanto, o principal foco foi na execução do trabalho de  campo, nas áreas de manguezais existentes na cidade de São Caetano de Odivelas, no Pará. E, no intuito de verificar a eficácia no processo de ensino-aprendizagem, foram aplicados questionários aos alunos, antes e após a realização da oficina, sendo solicitado, também, que os mesmos representassem as áreas de manguezal através de desenhos. Assim, foi constatado que 84% dos alunos, mesmo residindo em áreas com manguezal, desconheciam as características do ecossistema antes da oficina de intervenção; e após a oficina pode-se constatar um aproveitamento de 96%. Portanto, infere-se que esta metodologia torna o processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso e eficaz, possibilitando, inclusive, a construção de conhecimento em conjunto com o aluno que impulsionem a preservação e conservação do ecossistema de manguezal.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rafael Souza de Oliveira, Universidade do Estado do Pará/Professor Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/Analista em Geoprocessamento

Docente do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará. Doutorando em Ciências Ambientais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Mestre em Ciências Ambientais pelo Instituto de Geociências (UFPA). Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia da Faculdade de Geografia e Cartografia, da Universidade Federal do Pará. Desenvolve atividades junto a grupos de trabalho e projetos de pesquisa científica na grande área da Geografia Física e Cartografia. Possui experiência em análise, processamento, interpretação e sistematização de dados espaciais nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Com ênfase em aplicação de geotecnologias para análise da dinâmica de uso da terra e vulnerabilidade ambiental nos Biomas Amazônia e Cerrado. Atua também na docência, ministrando aulas (graduação e pós-graduação) das disciplinas que envolvem Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Modelagem de Sistemas e temas das Ciências Ambientais. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará.

Ivaney dos Santos Cardoso, Universidade do Estado do Pará/Discente

Pós-Graduando em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Possui experiência na área do Ensino de Geografia e Gestão Ambiental, com ênfase em Geografia, Meio Ambiente e Educação Ambiental.

Marcelo Vera Cruz, Universidade do Estado do Pará/Discente

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia. Trabalha como docente da educação básica no município de São Caetano de Odivelas. E, faz parte do corpo discente do curso de pós-graduação no Centro Universitário Leonardo da Vinci.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Oliveira, R. R. S. de, Cardoso, I. dos S., & Cruz, M. V. (2019). Educação ambiental e análise dos ecossistemas de manguezais com alunos da educação básica. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e25. https://doi.org/10.5902/2236499431733

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental