Ensino e aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social: ações na UFSM durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115168936

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino de Português Língua de Acolhimento, Imigrantes e refugiados

Resumo

Dado o contexto da pandemia de Covid-19, imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social sofreram com os reflexos da crise sanitária instaurada. Nesse contexto, este trabalho objetiva comunicar processos reflexivos sobre ações voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esse público no Brasil, especialmente no contexto de práticas vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o distanciamento social. Para isso, foi realizada uma busca no portal de projetos da instituição por ações realizadas a partir de março de 2020 com esse enfoque. A busca resultou em oito projetos, cinco de pesquisa e três de extensão. A ausência de ações de ensino evidencia uma lacuna a ser preenchida, por isso, uma proposta voltada ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esses sujeitos é, por fim, apresentada.

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Biografia do Autor

Lorilei de Moraes Gugelmim, Instituto Federal de Santa Catarina

É graduada em Licenciatura em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989). Possui especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional e Mestrado em Letras (2021) pela UFSM. Atua como professora no Instituto Federal de Santa Catarina. 

Tânia Maria Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e está em exercício provisório na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Na Unifesspa, integra o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras e do Mestrado Acadêmico de Letras, desenvolvendo pesquisas sobre linguagem e ensino de linguagem (Português, Inglês e Português para estrangeiros) mediado por gêneros e recursos tecnológicos.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Barbat Barros, G., de Moraes Gugelmim, . L. ., & Moreira, T. M. (2022). Ensino e aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social: ações na UFSM durante a pandemia de Covid-19. Experiência. Revista Científica De Extensão, 8(2), 12–27. https://doi.org/10.5902/2447115168936

Edição

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Artigos