Ensino e aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social: ações na UFSM durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115168936Parole chiave:
Pandemia, Ensino de Português Língua de Acolhimento, Imigrantes e refugiadosAbstract
Dado o contexto da pandemia de Covid-19, imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social sofreram com os reflexos da crise sanitária instaurada. Nesse contexto, este trabalho objetiva comunicar processos reflexivos sobre ações voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esse público no Brasil, especialmente no contexto de práticas vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o distanciamento social. Para isso, foi realizada uma busca no portal de projetos da instituição por ações realizadas a partir de março de 2020 com esse enfoque. A busca resultou em oito projetos, cinco de pesquisa e três de extensão. A ausência de ações de ensino evidencia uma lacuna a ser preenchida, por isso, uma proposta voltada ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esses sujeitos é, por fim, apresentada.
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