Ensino e aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social: ações na UFSM durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115168936Schlagworte:
Pandemia, Ensino de Português Língua de Acolhimento, Imigrantes e refugiadosAbstract
Dado o contexto da pandemia de Covid-19, imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social sofreram com os reflexos da crise sanitária instaurada. Nesse contexto, este trabalho objetiva comunicar processos reflexivos sobre ações voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esse público no Brasil, especialmente no contexto de práticas vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o distanciamento social. Para isso, foi realizada uma busca no portal de projetos da instituição por ações realizadas a partir de março de 2020 com esse enfoque. A busca resultou em oito projetos, cinco de pesquisa e três de extensão. A ausência de ações de ensino evidencia uma lacuna a ser preenchida, por isso, uma proposta voltada ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esses sujeitos é, por fim, apresentada.
Downloads
Literaturhinweise
ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Brasil torna-se o país com maior número de refugiados venezuelanos reconhecidos na América Latina. Agência da ONU para Refugiados, 31 jan. 2020. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2020/01/31/brasil-torna-se-o-pais-com-maior-numero-de-refugiados-venezuelanos-reconhecidos-na-america-latina>. Acesso em: 10 dez.2021.
______. Dados sobre Refúgio: Dados sobre refúgio no Brasil Perguntas e Respostas. Agência da ONU para Refugiados, 18 jun. 2020. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/>. Acesso em: 10 dez.2021.
______. Líderes mundiais devem agir para rever a tendência crescente de deslocamento. Agência da ONU para Refugiados, 18 jun.2021. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2021/06/18/acnur-lideres-mundiais-devem-agir-para-rever-a-tendencia-crescente-de-deslocamento/>. Acesso em: 15 dez.2021.
______. Relatório Anual Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Agência da ONU para Refugiados, 22 set. 2020. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/09/Relat%C3%B3rio-Anual-CSVM-2020.pdf>.Acesso em 04 dez.2021.
______. Relatório Anual Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Agência da ONU para Refugiados, 28 set. 2021. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2020/09/Relat%C3%B3rio-Anual-CSVM-2020.pdf>.Acesso em 11 dez.2021.
BADER KHUN, M.I. Gêneros da família de reações a texto em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. 2020, 191 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.
CARGNIN, E.S. Gêneros de texto da família das explicações em livros didáticos
de língua portuguesa: uma análise com base nos sistemas de ideação e de
conjunção. 2019, 211 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de
Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.
CRESWELL, J.W. Research design: qualitative and quantitative approaches.
London: Sage publications, 1994.p.1-16.
CORREA, L. L., SANTOS. M. C. Vulnerabilidade na pandemia. TRAVESSIA-revista do migrante, n. 90, p. 121-136, 2021.
FARENCENA, G. S. Artigo de opinião como macrogênero: relações lógicas- semânticas na perspectiva sistêmico-funcional. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
GERHARDT, C. C. Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2017. 236 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
GROSSO; TAVARES, A.; TAVARES, M. O português para falantes de outras línguas: o utilizador elementar no país de acolhimento. Lisboa: Ministério da Educação – Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular de Inovação, 2008. Disponível em: <https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/portugues_falantes_outras_linguas.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2021.
GUGELMIM, L.M. Textos factuais em material didático de Português como Língua de Acolhimento: Um estudo de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional. 2021. 266f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
HALLIDAY, M. A. K. Introduction to Functional Grammar, London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. Londres: Arnold, 2014.
JUNIOR, F. J. M; PEREIRA, M. S; SCHARDONG, P. L. ; TERMIDOR, P. L; RIBEIROP, T. F. Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados pela UFSM aos Estudantes Imigrantes e Refugiados. Experiência – Revista Científica de Extensão, v. 08, n. 01, p. 72-96, 2022.
TIN J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. Londres: Equinox, 2008.
RELATÓRIO de migração global. ONU News. S.l, 27 nov. 2019. Disponível em: <https://news.un.org/pt/tags/relatorio-de-migracao-global-2020>. Acesso em: 02 dez.2021.
RIBEIRO, M. R. Análise de gênero e relações lógico-semânticas em boletins de ocorrência de crimes de linguagem contra a honra registrados pela polícia civil do estado do Rio Grande do Sul. 2018. 394 f. Tese. (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.
ROSSI, M. A. Diferentes vozes, diferentes olhares: representações para as mulheres na perspectiva sistêmico-funcional nos evangelhos. 2015.166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
ROSE, D; MARTIN, J. R. Learning to write, Reading to learn: genre, knowledge and pedagogy in the Sydney School. Londres: Equinox, 2012.
SÃO BERNARDO; BARBOSA. Ensino de Português como Língua de Acolhimento: experiência em um curso de português para imigrantes e refugiados(as) no Brasil. Vertentes & Interfaces I: Estudos Literários e Comparados. Folio – Revista de Letras Vitória da Conquista, v. 10, n. 1 p. 475-493, jan./jun. 2018.
SILVA, T. S. Nos caminhos da natureza: análise de gêneros na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de ciências naturais. 2016. 295 f. Tese (Doutorado em Letras) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.
WEBER, S. Ditadura civil-militar em livros didáticos de história: uma análise de gêneros textuais na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. 2019. 196 f. Dissertação (Mestrado em Letras) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.