https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feedExperiência. Revista Científica de Extensão2024-01-19T14:00:30-03:00Cláudia Regina Ziliotto Bomfáexperienciaufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86297Apresentação2023-12-29T13:37:05-03:00Central de Periódicos da UFSMcentraldeperiodicos@ufsm.br2024-01-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73799Oficina pedagógica com o ensino médio sobre resíduos sólidos2024-01-12T14:25:32-03:00Nathali Parise Taufernathaliptaufer@gmail.comLeonardo Avelhaneda Hendgesleonardo.hendges@hotmail.comLílian Rodrigues dos Santosrodrigues.liliandossantos@gmail.comVitória Boemovitoriaboemo@hotmail.comNára Beatriz Chaves Alveschavesnara@gmail.com<p>Neste artigo, relata-se o processo de sensibilização sobre a importância da correta separação e o descarte adequado de resíduos e rejeitos, com estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS. Inserido no projeto de extensão: “Sentir, ver e pensar – aprender fazendo: oficinas pedagógicas” desenvolvido por alunos e docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Politécnico da UFSM. A oficina foi desenvolvida com 35 participantes, com aplicação de questionário, exposição do tema, apresentação de uma situação-problema e um diálogo com os alunos sobre a abordagem realizada. Inicialmente, os alunos não detinham informações adequadas sobre tema. No entanto, constatou-se que os participantes alteraram suas concepções ao final das atividades, estando aptos a refletirem sobre o impacto das atitudes do ser humano à saúde e ao meio ambiente.</p>2024-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74004Desempenho Ocupacional de idosos atendidos em ambulatório de Terapia Ocupacional2023-05-15T13:47:05-03:00Elis Azambuja Martinselisazambujamartins@gmail.comKayla Araújo Ximenes Aguiar Palmakaylaguiar@gmail.com<p>O Brasil apresenta um cenário com o aumento da população idosa e mudança epidemiológica com a presença de Doenças Crônico Não Transmissíveis que impactam na saúde dos idosos, além dos processos comuns do envelhecimento. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o Desempenho Ocupacional e a relação do perfil sociodemográfico dos idosos atendidos no ambulatório de Terapia Ocupacional vinculados ao setor UACT do HUSM. Foi realizada entrevista semiestruturada utilizando a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional e questionário sociodemográfico. Participaram 23 idosos. Constatou-se que apresentam problemas de satisfação e desempenho nas áreas de autocuidado e produtividade, mas não há correlação significativa com a idade. Obteve-se autoavaliação de satisfação superior ao desempenho nas demais atividades. Espera-se contribuir no fomento de pesquisas para a implementação de ações e políticas públicas para o envelhecimento com bem estar e qualidade de vida.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84040"Eternizando a morte, entendendo a vida”: a ExpoPlast/UFRN como estratégia eficiente e acessível para promover educação e saúde2024-01-12T14:26:08-03:00Aldo Fonseca de Souzaaldofs.neuro@gmail.comIvana Lorena de Oliveira NicácioIvananicacio@hotmail.comJoão Estevam Araújo de MedeirosJoaoestevam@gmail.comAna Clara de França Gamaanaclaradfgama@gmail.comExpedito Silva do Nascimento Juniorexpedito.nascimento@ufrn.br<p>A “ExpoPlast – Eternizando a morte, entendendo a vida” é uma ação de extensão promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo caracterizada como uma exposição itinerante onde os visitantes observam e têm contato com peças anatômicas reais plastinadas. Por meio de um questionário virtual padrão e impessoal, avaliamos o impacto dessa exposição em uma escola pública na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Nossos resultados revelam que a exposição ExpoPlast provou ser uma estratégia eficiente e acessível para socializar o conhecimento sobre o corpo humano com a comunidade escolar. Além disso, a exposição mostrou ser um recurso didático potencialmente relevante e promissor para sensibilizar a população quanto aos cuidados com a saúde por meio do conhecimento dos diferentes sistemas corporais, bem como pela complexa e fascinante interação entre eles para o adequado funcionamento do organismo.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86298Expediente2023-12-29T13:38:05-03:00Central de Periódicos da UFSMcentraldeperiodicos@ufsm.br2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73691Experiência docente na mediação de entrevistas via rádio: diálogos sobre Educação Ambiental e Educação do Campo2023-05-11T15:51:28-03:00Rafael Almeida de Freitasrafaalmeida02@gmail.com<p>No presente artigo, apresento entrevistas mediadas via rádio, promovidas por meio de um projeto de extensão universitária em parceria com uma rádio local, no contexto da Região da Zona da Mata Mineira. Relato as temáticas da Educação Ambiental e Educação do Campo na perspectiva da comunicação e divulgação científicas, baseado nas contribuições do rádio como tecnologia de informação e comunicação que contribui para o desenvolvimento crítico da população e possibilita aproximações entre a universidade e a comunidade local. Discuto como as entrevistas via rádio podem contribuir com as práticas de (in)formação e comunicação, baseado em experiências vividas enquanto docente mediador de duas entrevistas realizadas durante os anos de 2021 e 2022 no programa “Hora da UEMG”, pela rádio Educativa FM 96,7, no contexto pandêmico de afastamento e isolamento social. O programa é vinculado a um projeto de extensão registrado na Universidade do Estado de Minas Gerais – Carangola, no qual atuei como colaborador. A experiência enquanto mediador evidencia e ratifica a importância do rádio como dispositivo de (in)formação e comunicação, possibilitando nesse caso diálogos sobre Agricultura Familiar e Meio Ambiente, Educação do Campo e Educação Ambiental. Sinalizo para a relevância da atividade de mediação em aspectos da formação e atuação docentes, com destaque para a docência universitária e para o desenvolvimento da população acerca dos saberes compartilhados e da compreensão crítica do rádio enquanto tecnologia e veículo de informação e comunicação.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74139Educação inclusiva no ensino superior: relato de experiência de projeto de extensão Ledor Amigo no ensino remoto2024-01-12T14:25:28-03:00Luciana Silva Torres Matsushitalumatsushita@terra.com.brCarlos Henrique da Silva Oliveiracarlos.oliveira@edu.unirio.brCládice Nobile Dinizcladice.diniz@unirio.brDiógenes Pinheirodiogenes.pinheiro@unirio.br<p>Este trabalho consiste no relato de experiência do projeto de extensão Ledor Amigo desenvolvido em uma universidade pública federal, durante a quarentena pela pandemia da COVID-19. O projeto concebido em 2018 foi adaptado, passando a atuar nas três dimensões: capacitação do estudante, atenção ao aluno com deficiência visual e divulgação de conteúdos sobre educação inclusiva e resultados conquistados no projeto. Fundamentou-se na pesquisa-intervenção que melhor se adequa aos critérios de classificação de projetos como extensão, também colaborando para a relação entre ensino, pesquisa e extensão. Contou com a participação de dez estudantes, sendo nove bolsistas e um voluntário que tinham origem em diversos cursos de graduação. Existe ainda longo percurso para que a educação inclusiva seja uma realidade, no entanto, no período remoto algumas competências ficaram fortalecidas a partir do uso de tecnologias educacionais e digitais acessíveis.</p>2024-01-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84881Iniciação científica na escola pública: relato a partir de uma experiência de extensão2024-01-19T13:59:06-03:00Alex Mota dos Santosalex.geotecnologias@gmail.comAlessandra de Jesus Nascimentoalenascimento383@gmail.comPâmela Vitória Gonçalves Batistaparkpamela2313@gmail.comGabriela Silva D’Ávilagabriellassdavila@hotmail.comKetelen Maria Cardoso dos Santosketelen.cardosoadv@gmail.comCarlos Fabricio Assunção da Silvacarlos.assuncao@ufpe.br<p>A iniciação científica na escola pública é desafiadora, mas possível, no caso em tela, a partir das iniciativas de extensão universitária. Assim, o objetivo desse relato é detalhar as ações de extensão para a iniciação científica na escola pública, no ensino médio. O tema de recorte foi a percepção da segurança pública no município de Ilhéus. Os resultados revelaram que estudantes do ensino médio se motivam a iniciação científica, quando orientados e também quando as ações são direcionadas para temas de seus interesses.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/75335O estágio e a formação profissional: estudo de caso do convênio UFMT/TCE-MT - período 2017 a 20222024-01-12T14:26:15-03:00Giseli Gomes Dalla Noragiseli.nora@gmail.comAlexandre Martins dos Anjosdinteralexandre@gmail.comCarlos Rinaldirinaldi.ufmt@gmail.comDebora Erileia Pedrottideborapedrotti@gmail.comLenicy Lucas de Miranda Cerqueiralenicy.cerqueira@gmail.com<p>Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a influência do estágio na formação profissional dos estagiários que atuaram no convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Tribunal de Contas do estado de Mato Grosso (TCE-MT) no período de agosto de 2017 a julho de 2022, a fim de conhecer as potencialidades e fragilidades dos processos como um todo. Esta pesquisa foi do tipo estudo de caso. Os procedimentos de coleta e análise de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários estruturados. Obteve-se o retorno de 20 estudantes envolvidos no processo e 8 docentes que responderam à pesquisa entre os meses de setembro a dezembro de 2022. O estágio possibilitou ampliar os conhecimentos e a prática dos estudantes, sendo assim, valorizou a vivência prática dos conhecimentos científicos construídos na universidade por meio das atividades desenvolvidas nos diversos setores do TCE/MT e do Ministério Público de Contas.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74614Relato de experiência: o estudo da gramática normativa sob viés contextualizado2024-01-19T14:00:30-03:00Simeone Gregório dos Santossimeone.gregorio.121@ufrn.edu.br<p>O presente relato de experiência objetiva apresentar o desenvolvimento de atividades bem como os resultados obtidos de um projeto de intervenção executado em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, durante seis semanas. Este projeto foi elaborado para três turmas do segundo ano do ensino médio, no âmbito do estágio obrigatório do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Por meio de encontros presenciais, foi possível estudar, a partir das dificuldades dos alunos, alguns tópicos da sintaxe. Durante as aulas, os conteúdos foram trabalhados de forma contextualizada, dialogada e com a participação dos estudantes. Por fim, os resultados alcançados foram satisfatórios e significativos, uma vez que houve demonstração de entendimento acerca do que foi estudado semanalmente.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73811Enfrentamento à covid longa e pandemia da Covid 19: um relato de experiência de um projeto de educação em saúde realizado no município de Divinópolis-MG2023-05-15T13:44:32-03:00Adriano Guimarães Parreiraaguiparreira@ufsj.edu.brAna Carolina Utsch Silva OliveiraCarolutsch53@gmail.comPedro Augusto Assis Souza Avelarpedroavelar229@gmail.com<p>A Covid 19 é caracterizada como uma infecção respiratória aguda ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, com elevado potencial de transmissão. O contágio se iniciou na cidade chinesa de Wuhan, em dezembro de 2019, caracterizando-se como a maior pandemia da história recente da humanidade. Em 2021, o Brasil tornou-se um dos epicentros da pandemia registrando elevados índices de contágio e mortalidade, além da disseminação de diversas informações falsas, principalmente relacionadas às vacinas aprovadas para uso emergencial. Nesse sentido, buscou-se promover intervenções junto a instituições de ensino de Divinópolis MG a fim de propiciar momentos de interação dialógica e construção conjunta de um entendimento crítico sobre a temática. Atingiu-se diretamente um público de 500 pessoas, aproximadamente, dentre elas discentes, docentes e funcionários das escolas, com a formação de agentes multiplicadores com visão assertiva, segura e melhor embasada acerca das medidas essenciais para a prevenção e redução do contágio pelo SARS-CoV-2, além da percepção de aspectos relevantes relacionados a Covid longa.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/77170Relato sobre a experiência do I Simpósio Mulheres em Ciências da Saúde2024-01-12T14:26:12-03:00Clarissa Müller Bruscoclarissa.brusco@gmail.comStephanie Santana Pintotetisantana@yahoo.com.brJuliana Lopes Teodorojulianalteodoro@gmail.comMarina Netto Flores Cruzmarinanetto08@hotmail.comAmanda Sgarioniamanda.sgarioni@gmail.comAna Carolina Kanitzana.kanitz@ufrgs.br<p class="CorpoResumo">Visando disseminar e discutir questões relacionadas à gênero, saúde da mulher, raça e mulheres no esporte, criamos um simpósio que reuniu 11 mulheres de diferentes áreas da saúde. O presente relatório dispõe das informações coletadas ao longo do evento, ocorrido de forma on-line e gratuita nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2020, através do nosso canal do YouTube. O simpósio obteve 1603 inscrições e de acordo com os registros de visualizações no YouTube, acessados no dia 17 de agosto de 2021, o evento alcançou 2718, 2188 e 1320 visualizações no primeiro, segundo e terceiro dias, respectivamente. 89,1% dos participantes se mostraram muito satisfeitos com o evento e 97,3% têm certeza de que participariam de um evento futuro. Observamos que a temática do evento despertou o interesse de muitas pessoas e tivemos uma avaliação bastante satisfatória dos e das participantes.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73729Nós por nós mesmas: cuidados destinados às mulheres negras na Atenção Primária à Saúde2023-05-11T16:08:02-03:00Quésia Alcântara Oliveiraquesiaalcantara2017@gmail.comErika Antunes Vasconcelloseavasconcellos@uesc.brVanessa Thamyris Carvalho dos Santosvtcsantos@uesc.br<p>O presente artigo objetiva relatar as experiências desenvolvidas em um grupo de cuidados como ferramenta de suporte psicológico às mulheres negras na Atenção Primária. Este nível de atenção é responsável por integrar, organizar, reordenar e coordenar um conjunto de ações voltados ao cuidado dos usuários e usuárias do sistema Único de Saúde. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, tendo como locus uma Unidade de Saúde da Família do sul da Bahia, a qual recebe um Programa de Residência Multiprofissional. O desenvolvimento deste trabalho pode contribuir para o campo da psicologia e das políticas públicas, à medida que tece reflexões teóricas sobre a importância de um olhar político-racial na saúde e fomenta tecnologias de cuidado às mulheres negras na Atenção Primária.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/69478Integração ensino-serviço para ação de educação em Saúde do Homem2022-03-04T22:56:02-03:00Luciene dos Santos Oliveiraoliveirasluciene@hotmail.comFellipe Matheus Brandão dos Santosfellipebrandaosts@gmail.comItanara Barboza dos Santositanarabds@gmail.comCamilla Feitosa Mendesmillamendes@academico.ufs.brMariane da Rocha Marquesmariane.marques92@hotmail.comAna Silvia Moccellinana.moccellin@academico.ufs.br<p class="western" align="justify">Relato de experiência sobre o planejamento e execução de uma ação para Intervenção em Saúde do Homem em um município de Sergipe, promovida pela articulação da Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria Municipal de Saúde local. A ação objetivou identificar as necessidades de saúde da população masculina do território mencionado, assim como promover a vinculação com a equipe de saúde. Utilizou-se a Matriz Strengths, Weakness, Opportunities and Threats como ferramenta de planejamento, destacando como pontos positivos uma equipe interprofissional atuante e vinculação com algum membro familiar assistido na Unidade Básica de Saúde e, como pontos negativos, a baixa adesão aos serviços ofertados pela unidade e o desconhecimento do perfil de saúde dos homens desse território. Com a intervenção, foi observada uma participação efetiva da população, contribuindo para o fortalecimento e implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem na unidade e destacando a necessidade de outras ações no território.</p>2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023