https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feedExperiência. Revista Científica de Extensão2023-07-24T15:32:14-03:00Cláudia Regina Ziliotto Bomfáexperienciaufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84331Apresentação2023-07-04T14:58:20-03:00Profª, Drª Cláudia Bomfáexperienciaufsm@ufsm.br2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/70900Minicurso insetos aquáticos: biologia, taxonomia e conservação2023-06-05T13:54:50-03:00Diego Viana Melo Limadiego.lima@ifac.edu.brKelly Thaís Araújo Kinparakellykimpara@gmail.comDouglas Silva Menezesdouglasbioif19@gmail.com<p>Os insetos aquáticos são invertebrados que apresentam parte ou todo o seu ciclo de vida na água. No estado do Acre o conhecimento sobre essa fauna ainda é incipiente, mesmo diante da grande biodiversidade encontrada nessa região. O surgimento de ações extensionistas a partir das pesquisas científicas realizadas pelos Institutos Federais fornece meios para reduzir esse distanciamento entre a ciência e a comunidade. O minicurso teve como objetivo apresentar de maneira didática e acessível os conhecimentos teóricos e práticos sobre a biologia, taxonomia e conservação de insetos aquáticos. Ao todo foram atendidos trinta alunos que passaram por aulas teóricas, treinamento em campo para coleta, triagem e preservação de insetos e identificação em laboratório com uso de chaves taxonômicas. Esse projeto permitiu a formação continuada de alunos da graduação de licenciatura além de despertar o interesse pelo estudo da entomologia aquática na região.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/67484Gestão de crise e coprodução no serviço público: o caso do projeto Esperançando da UFSM2022-09-14T15:57:55-03:00Elisandra Della-Flora Weinitschkeelisdfw@gmail.comDanielle Minuzzidanielleminuzzi@hotmail.comLuis Moretto Netoluis.moretto.neto@ufsc.br<p>Os lares de acolhimento de crianças e adolescentes estão entre as instituições brasileiras impactadas pela pandemia, especialmente devido ao isolamento social que dificultou as relações entre acolhidos e equipe de trabalho. A coprodução baseia-se na capacidade dos cidadãos de participarem de sua comunidade como agentes políticos e sociais, compartilhando poderes e responsabilidades entre os agentes públicos, agentes privados e cidadãos para a produção de bens e serviços públicos. Este estudo de caso analisou a forma como os membros do projeto Esperançando tem atuado frente à pandemia da Covid-19. Assim, foi possível identificar uma grande rede de apoio para a efetivação do trabalho ao qual o projeto se propõe: orientação e suporte aos jovens em situação de acolhimento para preparação para a vida adulta.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71475Construção de diários virtuais: ressignificação do processo de ser mãe acompanhante de bebês prematuros 2023-04-06T16:54:59-03:00Josiane dos Santos Silvasilvajosi2002@gmail.comVanessa Thomazini Cardosocardosvane@gmail.comAna Clara de Lima Santosaclsantos06@icloud.comBeatriz Iunes Laperabiaiunes2002@gmail.comCaroline Guisantes de Salvo Tonicarolinegs@unicentro.brCristina Ide Fujinagacifujinaga@gmail.com<p>Este relato descreve as ações realizadas pelo projeto de extensão “HumanizAÇÃO: Grupo de apoio para pais de bebês prematuros” durante o processo de adaptação da modalidade presencial para a virtual no contexto da Pandemia COVID-19. O projeto tem o intuito de construir um espaço de acolhimento humanizado para mães acompanhantes de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Diante das novas normas de distanciamento e isolamento social exigidos pelos protocolos de segurança hospitalar, o projeto iniciou no ano de 2021 a proposta de construção de diários virtuais junto às mães dos bebês internados, possibilitando um local para expressar suas emoções, criatividade e subjetividade.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73554Promoção de saúde na criação do grupo de mães de crianças com deficiência2023-04-06T17:31:35-03:00Letícia Cristina Silvaleticiacristina1407@hotmail.com<p>Abordar a maternidade, especialmente no que se refere a um filho com deficiência, carrega uma gama de emoções e sentimentos. Portanto, a presente construção trata-se da experiência adquirida através da atuação com mães de indivíduos com deficiência, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desenvolvido pela estudante de Psicologia, do Centro Universitário Una Divinópolis, Minas Gerais. O relato objetiva partilhar as construções realizadas, assim como os desafios desta atuação pioneira na Instituição, que através dessa, pôde-se identificar não apenas os benefícios do cuidado às mães, mas também as diversas possibilidades de intervenção a este público, como preventiva e promotora de saúde.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/69721Relato de experiência: atuação presencial da primeira farmacêutica clínica em uma unidade de terapia intensiva covid-192023-03-30T16:36:58-03:00Fabiana Menezes de Souza Câmarafasouza48@hotmail.comOzileudiane Barros Santos da Silvaozileudianebarros@gmail.comMaria das Graças Leopardi Gonçalvesleopardi@icf.ufal.br<p class="CorpoResumo">O objetivo desse estudo é compartilhar a atuação da farmacêutica clínica e os resultados obtidos nos desafios enfrentados na UTI COVID-19. O estudo é um relato de experiência da atuação da primeira farmacêutica clínica, que exerceu as atividades de forma presencial, na UTI COVID-19 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, no período de 01/03/2021 a 19/05/2021. A farmacêutica aplicou nos pacientes, sistematicamente, a Escala Comportamental de Dor/Behavioral Pain Scale, ferramenta validada de avaliação da dor. Também foi construída a Ficha de seguimento farmacoterapêutico baseada no mnemônico “FAST HUG MAIDENS”, ferramenta padronizada para identificar problemas relacionados a medicamentos em pacientes críticos. O presente relato demonstrou que a atuação da farmacêutica clínica no ambiente hospitalar pode ser realizado mesmo diante de vários desafios, seja por adaptação de procedimentos/protocolos ou pelo entendimento do novo, otimizando o cuidado ao paciente.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/70247Intervenção com educação e saúde na escola para prevenção da sífilis: relato de experiência2022-07-05T17:11:36-03:00Kalene Ramos Silvakalene.ramos@gmail.comCharles Victor Gomes De Souzacharles.souza@aluno.uepa.brPaulo Elias Gotardelo Audebert Delage paulodelage@gmail.comEliseth Costa de Matoselisthcosta@yahoo.com.br<p><strong>Objetivo:</strong> relatar ações de educação em saúde desenvolvidas por discentes de enfermagem em uma escola pública. <strong>Percurso Metodológico:</strong> baseou-se na metodologia da problematização do Arco de Maguerez, concretizada por meio de observações e conversas informais com os alunos, sendo identificada a exposição e vulnerabilidade dos adolescentes em contrair uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Sífilis foi a temática escolhida para as ações, devido sua alta prevalência. <strong>Resultados:</strong> constatou-se que os alunos tinham muitas dúvidas quanto à transmissão, sintomas e tratamento da doença, e em alguns casos confundiam a sífilis com outras IST´s. Os alunos participaram de forma efetiva das atividades desenvolvidas. <strong>Considerações Finais:</strong> o trabalho realizado permitiu que os estudantes de Enfermagem pudessem ter um olhar mais atento e realista sobre a sociedade a qual estão inseridos, levando a compreensão de como o ambiente influencia na saúde das pessoas.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/67569Disque COVID-19 UFSM: orientação remota como ferramenta de auxílio para a contenção do coronavírus2022-06-23T15:37:14-03:00Heloísa Augusta Castralliheloisa_hac@outlook.comAlexandre Vargas Schwarzboldalexvspoa@gmail.comEmerson Alexandre Mortariinformatica@ufsm.brJosé Edson Paz da Silvapazdasilva@smail.ufsm.brGustavo Nogara Dottoe-saudehusm@ufsm.brBeatriz Silvana da Silveira Portobsilveiraporto@gmail.com<p>O Projeto de Extensão DISQUE COVID-19 UFSM desenvolveu atividades de teleatendimento como ação estratégica para o enfrentamento da transmissibilidade do coronavírus, tendo por objetivo orientar sobre os sinais e sintomas de sua infecção, além de efetuar o correto encaminhamento dos indivíduos dentro do sistema de saúde. Entre os meses de março de 2020 e julho de 2021, período de funcionamento do projeto, foram contempladas quase dezoito mil ligações, com mais de três mil casos suspeitos notificados para a Vigilância em Saúde do município de Santa Maria. O DISQUE COVID-19 representou uma inovação a nível municipal e estadual, contribuindo para a ampliação da capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde à pandemia, articulando a rede de serviços de promoção, prevenção e controle do coronavírus junto à população.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71861Extensão Universitária no curso de Pedagogia: diálogos inspiradores 2023-03-30T15:56:33-03:00José Márcio Silva Barbosajmarciosb@yahoo.com.br<p>Este artigo apresenta um relato analítico de diálogos inspiradores para implantação da Extensão no curso de Pedagogia de uma universidade estadual de modo a possibilitar sua expansão e abarcar discussões que a colocam, de fato, a serviço da formação acadêmica dos estudantes da Licenciatura. Ele se inicia caracterizando o contexto da Extensão na sua implantação, que teve dois caminhos condicionantes: análise documental, regulamentada pela própria universidade, Resolução de nº 287, de 04 de março de 2021, e pelos preceitos legais do governo federal. Após a implementação da Resolução da Universidade para operacionalizar a obrigação dos 10% da carga horária dos cursos de graduação em atividades de extensão, há uma inevitável e constante discussão entre os membros do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia para alteração da curricularização da extensão como parte indissociável do ensino e da pesquisa.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71639Dialogando sobre as subjetividades em telas em um cenário pandêmico2022-09-12T11:20:18-03:00Paulo de Tarso Xavier Sousa Juniorpaulo_juniorpio@hotmail.comIsadora Dias de Diasisadoraddias@outlook.comAlberto Manuel Quintanaalbertom.quintana@gmail.com<p>Este trabalho consiste em um relato de experiência com o objetivo de descrever as ações desenvolvidas por meio de oficinas em eventos espalhados pelo Brasil sobre a subjetividade e a saúde perante o cenário da Covid-19. Para isto foram realizados encontros em eventos científicos realizados nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio Grande do Sul. Tendo como público alunos de graduação, pós-graduação e docentes, os momentos serviram como base de discussão do cenário atual diante da realidade brasileira, discutindo mudanças subjetivas e nos modos de cuidado a saúde. O trabalho ainda apresentou aos participantes possibilidades de um esperançar a qual produza ações no aqui agora, em diversos aspectos da formação do país, e que mobilizem a população de modo geral.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73656Relato de experiência de intercâmbio e seu uso para a consciência crítica da linguagem2023-04-06T17:37:59-03:00Ana Beatriz Ruiz de Meloana.beatriz.ruiz@uel.brVera Lúcia Lopes Cristovãocristova@uel.br<p>A escrita do presente trabalho, realizado durante o intercâmbio de uma das autoras, além de ser uma atividade de aproveitamento dos estudos na disciplina de Consciência Crítica da Linguagem, ministrado pela professora em coautoria, da graduação em Letras-Inglês na Universidade Estadual de Londrina (UEL), é importante para apresentar o que foi aprendido, comparar com os estudos no Brasil e relacioná-los com a própria disciplina. No decorrer do relato, será exposto o modelo utilizado para escrevê-lo; as experiências durante o período de intercâmbio; novos conhecimentos e visões de mundo que puderam ser adquiridos e realidades que puderam ser percebidas; como se deram as tarefas realizadas no período; a relação com a instituição de origem no Brasil durante a pesquisa no Canadá; e comparações entre ambos os países nas esferas acadêmica e social.</p>2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84329Expediente2023-07-04T14:49:23-03:00Profª, Drª Cláudia Bomfáexperienciaufsm@ufsm.br2023-07-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023