https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feed Experiência. Revista Científica de Extensão 2024-09-13T12:56:27-03:00 Cláudia Regina Ziliotto Bomfá experienciaufsm@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87248 A residência pedagógica de geografia: experiências e cartografia escolar na educação de crianças do 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental 2024-03-24T21:19:46-03:00 Guilherme Lima Guimarães guilhermelg1995@hotmail.com Ana Paula Oliveira Silva anp.oliveirasilva@gmail.com Glauber Barros Alves Costa glauberbarros@hotmail.com <p>O presente trabalho propõe relatar as vivências/ experiências desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI, em Caetité. Tem como objeto primordial apresentar o contexto vivenciado pelos residentes no período referente ao primeiro módulo do programa, em que se trabalhou a Cartografia Escolar para crianças. A narrativa é estruturada de forma descritiva e reflexiva sob as perspectivas das atividades desenvolvidas neste espaço de tempo a partir de uma integração de quatro tipos de sujeitos, primeiro o coordenador do programa, segundo o preceptor, terceiro os residentes e, por último, os principais e alvos deste relato, os discentes da Escola Municipal de Aplicação de Caetité.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74633 Dialogando sobre Biotecnologia no Ensino Médio: relato de experiência extensionista 2024-03-20T09:37:10-03:00 Renilson Santos da Silva renilson.ss@discente.ufma.br Sebastiana Maria Ferro de Melo smf.melo@discente.ufma.br José Francisco de Sousa da Silva jose.fss@discente.ufma.br Maria da Conceição da Silva dos Santos mcs.santos@discente.ufma.br Elenilson Montel Lopes elenilson.lopes@discente.ufma.br Camila Campêlo de Sousa camila.campelo@ufma.br <p>O presente trabalho teve por finalidade relatar experiências vivenciadas por alunos extensionistas do “Projeto Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)”, que visa divulgar as discussões relacionadas à Biotecnologia com estudantes do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Paulo Freire (Timbiras, MA). O projeto foi dividido em quatro etapas: Primeira etapa: consistiu em um treinamento da equipe executora; Segunda etapa: ocorreu a aplicação de uma avaliação diagnóstica e explanação do projeto; Terceira etapa: se deu por meio de palestras com temas relacionados à Biotecnologia; Quarta etapa: produziu-se duas oficinas com os temas Clonagem e Organismos Transgênicos, juntamente com reprodução de filmes que abordavam diversas áreas da Biotecnologia. Considerando-se a percepção da equipe executora e respostas de reaplicação da avaliação diagnóstica, os resultados esperados com o projeto foram alcançados uma vez que possibilitou-se a discussão de temáticas de Biotecnologia.</p> 2024-11-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Experiência. Revista Científica de Extensão https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84935 Estratégias lúdicas para prevenção de quedas em idosos: uma experiência multiprofissional no contexto hospitalar 2023-10-09T19:43:27-03:00 Andressa Bressa Pedroso nutridessapedroso@gmail.com Rosângela Marion da Silva rosangela.silva@ufsm.br Deise Luana Britz deisibritz@gmail.com Janine Bosi Tonel janine.btonel@gmail.com Caroline Pilecco Barbosa carolpilecco@gmail.com Juliana Ebling Brondani juebrondani@gmail.com <p>Relatar a experiência de residentes multiprofissionais na condução um projeto de intervenção, realizado em uma instituição hospitalar, que teve como objetivo formular estratégias lúdicas de intervenção multiprofissional para a prevenção de quedas em idosos. Foram formulados um folder informativo com checklist de cuidados, um vídeo informativo e jogos educativos de educação em saúde para prevenção de quedas por residentes multiprofissionais a partir de considerações da equipe multiprofissional atuante em uma unidade de clínica cirúrgica de uma instituição pública. Os materiais foram elaborados a partir de busca à literatura e com metodologias específicas. Os dados apresentados podem contribuir na prevenção de quedas e promoção da saúde de idosos e em ações de educação permanente junto àequipe multiprofissional.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86642 Programa de Residência Pedagógica em tempos de pandemia: Uma experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2024-04-30T09:46:59-03:00 Cleber Teodoro Bento cle14ber@gmail.com Mariane Aparecida Coco mariuenpedf@gmail.com Flávia Évelin Bandeira Lima Valério flavia.lima@uenp.edu.br <p>O presente estudo relata as experiências de um acadêmico de Licenciatura em Educação Física durante sua participação no Programa de Residência Pedagógica, em 2021. Em resposta à pandemia de COVID-19, o programa precisou se adaptar, migrando para um formato virtual. A metodologia incluiu aulas síncronas e assíncronas, além de atividades impressas, visando garantir a participação de todos os estudantes, independentemente do acesso à internet. O Programa de Residência Pedagógica foi dividido em três etapas: ambientação, observação estruturada e regência. Os resultados indicaram uma adaptação significativa dos residentes, que abordaram diversas temáticas da Educação Física, promovendo a participação dos alunos e buscando tornar o ensino mais inclusivo e acessível. Apesar dos desafios enfrentados, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação profissional dos residentes, demonstrando a importância da flexibilidade e da inovação no contexto educacional atual.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84979 Projeto Desporto e Educação - Prática e Promoção Social: Experiência interdisciplinar de acolhimento, pertencimento e integração 2024-04-18T10:48:10-03:00 Julianne Fabiano Moura juliannefabiano@edu.unirio.br Kelly Cristina Guimarães Grigório KellyCris2g@gmail.com César Luis Siqueira Junior cesarjunior@unirio.br Andressa Teoli Nunciaroni andressa.nunciaroni@unirio.br <p>O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da integração entre discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, docentes e população que participaram do Projeto Desporto e Educação: prática e promoção social como bolsistas. Por meio da experiência com o projeto foi possível aprimorar o conhecimento técnico e teórico dos extensionistas dentro e fora das suas áreas de estudo, ter uma visão mais atenciosa para o âmbito social como profissionais e estabelecer um referencial para futuros projetos que enfatizem o esporte como ação de superação de situações de vulnerabilidade, além de fortalecer o vínculo da comunidade beneficiária com a Universidade.</p> 2024-11-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74327 Criação de um Observatório para qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Vigilância Alimentar e Nutricional 2024-03-14T11:03:22-03:00 Laura Virgili Claro lauravirgili05@gmail.com Francine Dalvesco francine-dalvesco@hotmail.com Lisiane Vecchi lisiane.vecchi@acad.ufsm.br Laura Gabriela de Oliveira oliveira.laurag@gmail.com Greisse Viero da Silva Leal greisseleal@gmail.com Vanessa Ramos Kirsten kirstenvr@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de criação do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) do Rio Grande do Sul (RS), que é um espaço de capacitação, aprendizagem e troca de experiências sobre a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) direcionado aos atores envolvidos com a temática. Para tanto são disponibilizados materiais de apoio e uma rede social para auxiliar e aproximar-se dos profissionais, como a publicação de um edital de relatos de experiências em VAN, com 42 ações que serão disponibilizadas em um e-book. Além disso, foi realizado o I Ciclo de Capacitações sobre VAN do RS realizado com diferentes temas e ministrado por especialistas da área. O OVAN também organizou o I Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde com palestras e minicursos sobre a temática. Acredita-se que o OVAN possa qualificar os profissionais de saúde proporcionando ferramentas para educação permanente e colaborando com o fortalecimento da VAN.</p> 2024-11-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84885 Vivências em uma unidade de saúde na Atenção Primária: construções e contornos de estagiários de Psicologia no SUS 2024-04-25T10:17:40-03:00 Gabriela Carvalho dos Reis gabrielacarvalhoreis11@gmail.com Lucas Guimarães dos Santos lucasguisantos99@gmail.com Karolayne Rodrigues Silva karol_gois@live.com Flávia Carolina Silva Santos de Castro flaviacsscastro@gmail.com Consuelena Lopes Leitão consuelena@ufam.edu.br Victor Lucas da Silva Carvalho akavilucarvalho@gmail.com <p>Este artigo trata de um relato de experiência de estágio supervisionado em uma unidade de saúde da Atenção Primária na cidade de Manaus, com o objetivo de descrever a experiência de estudantes de Psicologia na oferta de serviços de saúde, psicoeducação e trabalho interdisciplinar. Foram realizadas leituras de artigos científicos, reconhecimento do território, supervisões semanais, reuniões com a equipe multiprofissional, oficinas de psicodrama, arteterapia e atendimento especializado para testagem de ISTs. Dentro do processo de inserção prática e debate teórico-técnico, foi possível atuar em frentes plurais, no sentido de oferecer espaço de escuta qualificada e humanizada para PVHA, espaço para explorar a criatividade, dinâmica grupal e as angústias por meio das oficinas psicodramáticas, possibilidade de trabalhar o lúdico como ferramenta de expressão de sentimentos por meio das atividades de arteterapia e o saber coletivo em espaços de supervisão e compartilhamento de experiências. Conclui-se que, apesar do planejamento e disposição para o trabalho, a dinâmica prática na Atenção Primária é atravessada por inúmeros desafios e possibilidades, que exigem novas perspectivas de cuidado em saúde mental e políticas públicas.</p> 2024-11-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86268 Prática docente no ensino médio: experiências do estágio supervisionado 2024-05-24T16:19:19-03:00 Simeone Gregório dos Santos simeone.gregorio.121@ufrn.edu.br <p><span id="E263" class="qowt-font4-OpenSans">O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências do Estágio supervisionado de formação de professores para o ensino médio (português) nto Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ao longo de seis semanas, foram desenvolvidas atividades voltadas à revisão de conteúdos da prova de redação do </span><span id="E264" class="qowt-font4-OpenSans">ENEM 2023</span><span id="E265" class="qowt-font4-OpenSans">. Este projeto extensionista, por meio de aulas expositivas e dialogadas, promoveu o estudo da estrutura e composição do texto dissertativo-argumentativo. Como resultados, destacam-se certas dificuldades dos estudantes no que concerne à elaboração da tese e à construção de uma consistência argumentativa, além de uma evasão ao longo do projeto. Os resultados finais apontam que foi uma ação exitosa e que contribuiu para os discentes e para o estagiário, enquanto professor em formação.</span></p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84214 Despertando conhecimento e conexões: jornada pela história do sono e a arte de dormir - relato de prática extensionista 2024-09-13T12:56:21-03:00 Michael Jackson Oliveira de Andrade michael.andrade@uemg.br Bruna Machado Mourão bruna.1694844@discente.uemg.br Matheus de Souza Dias matheus.1695197@discente.uemg.br Emilly Francianne Lamêgo da Silva emilly.1695187@discente.uemg.br Nayara Letícia Silva Macedo nayara.1695870@discente.uemg.br Déborah Conceição de Carvalho Sousa deborah.1698546@discente.uemg.br Francimara Diniz Ribeiro francimara.1697027@discente.uemg.br Alexandra Nayara Alves Pinto alexandra.1694841@discente.uemg.br <p>Este artigo descreve a exposição "Entre Sonhos e Realidade: uma Jornada pela História do Sono e a Arte de Dormir", que abordou a temática do sono, explorando sua relação com a história e a arte. A exposição ofereceu uma perspectiva única sobre a percepção e compreensão do sono ao longo do tempo e como isso influencia nosso entendimento atual. A criação da exposição envolveu a organização cuidadosa de vários objetos em categorias para facilitar o manuseio. As atividades incluíram uma coleção de pinturas retratando a história do sono, poesias, uma caixa temporal dos sonhos, um mural com dicas para a higiene do sono e higiene circadiana, e um céu noturno com o tema de aurora boreal. A exposição teve um impacto significativo no público, promovendo mudanças de percepção, aquisição de conhecimento, despertar de emoções e reflexões sobre o sono.</p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71583 Restaurantes verdes: relato de experiência de oficinas sustentáveis em restaurantes comunitários 2024-09-13T12:56:27-03:00 Priscila Cortes do Prado Miranda priscila.cortes@sempreceub.com Dayanne da Costa Maynard dayanne.maynard@ceub.edu.br Andrea Gonçalves de Almeida andrea.almeida@ceub.edu.br <p>Os restaurantes sustentáveis baseiam-se na implementação de uma gestão ambiental e estão intimamente relacionados à gestão da qualidade por meio de um conjunto de instrumentos e programas, que visam proporcionar um processo de mudança organizacional e melhoria contínua da qualidade ambiental dos serviços e produtos. Com o objetivo de implantar um programa de desenvolvimento sustentável que transforme restaurantes comunitários em unidades sustentáveis, este estudo de intervenção foi realizado em 12 restaurantes comunitários do Brasil. Foram realizados quatro encontros em cada um dos doze restaurantes comunitários para realizar oficinas sustentáveis. As oficinas sustentáveis mostraram um efeito positivo na conscientização das empresas e dos funcionários em relação às práticas sustentáveis e 100% dos entrevistados responderam que essas práticas foram importantes e geraram reflexão e mudanças entre os funcionários.</p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/83776 Relato de experiência sobre o etnoturismo em Roraima como alternativa sustentável para autogestão 2024-09-13T12:56:24-03:00 Jordana de Souza Cavalcante jordanacavalcanterr@gmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">O relato de experiência descreve a vivência realizada na comunidade indígena Raposa I, localizada na terra indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), em Normandia/Roraima. A visita técnica foi realizada em parceria do Instituto Federal de Roraima com a comunidade e </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">teve por objetivo propiciar aos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e Pós-graduação do IFRR/Campus Boa Vista a experiência.<span style="background: white;"> O relato</span> compartilha a experiência vivida na comunidade citada, durante uma viagem de visita técnica a um <span style="background: white;">projeto piloto de etnoturismo conforme plano de visitação segundo instrução normativa da FUNAI, que regulariza etnoturismo em terras indígenas. Para descrever o relato, a autora realizou observação direta, descrição de relatos em diário de bordo, além de registros de fotos e imagens da experiência no evento Panela de Barro, em novembro de 2019 na comunidade. Além disso, em janeiro de 2023, o plano recebeu a carta de anuência da FUNAI, sendo a primeira comunidade indígena de Roraima a ter etnoturismo.</span></span></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"><span style="background: white;"> </span></span></p> <p class="CorpoResumo"> </p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/85731 Discriminação racial e de gênero: formando para o enfrentamento de mulheres negras no contexto rural 2024-05-24T15:44:53-03:00 Patricia Mendes Lemos prof.patriciamlemos2020@gmail.com Verônica Morais Ximenes vemorais@yahoo.com.br <p>Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência da execução do curso de extensão realizado no município Tianguá, que versou sobre a temática do enfrentamento do racismo e da discriminação da mulher em contexto rural. Tal problemática se faz relevante para a promoção de estratégias de enfrentamento e estímulo à participação social de mulheres para a transformação de situações de opressão. O curso teve 26 participantes e foi realizado em cinco encontros. Adotamos a metodologia participativa e dialogada, a partir das interações entre as participantes, por meio de círculos de cultura. Os resultados foram a articulação entre mulheres e homens de diferentes segmentos e grupos sociais locais, a identificação das participantes com as questões abordadas e sua autodeclaração como mulheres negras, a constatação de que ações como essas se mostram necessárias em contexto social no qual as mulheres negras rurais apresentam vulnerabilidades específicas.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86670 Processamento de batatas-inglesas fora do padrão de comercialização para aproveitamento em projeto social de fornecimento de refeições 2024-04-04T11:19:32-03:00 Irene Andressa irene.andressa@ufv.br Evelyn Kellen Mendes de Paula evelyn.kellen@ufvjm.edu.br Renata Alves Costa renata.alves@ufvjm.edu.br Nathália de Andrade Neves nathalia.neves@ufvjm.edu.br Marcio Schmiele marcio.sc@ict.ufvjm.edu.br Tatiana Nunes Amaral tatiana.amaral@ict.ufvjm.edu.br <p class="CorpoResumo">Segundo a FAO, em um ano, aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são perdidos em alguma etapa da cadeia produtiva ou são desperdiçados posteriormente. Se tratando de alimentos de origem vegetal, altamente perecíveis, esses índices podem ser ainda maiores. O outro extremo dessa equação é a insegurança alimentar, que assola uma parte significativa da população mundial e foi agravada pela pandemia de covid-19. O presente trabalho teve como objetivo fornecer capacitação em Boas práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos a partir do processamento de aproximadamente 1600 kg batatas descartadas e doadas para o projeto “Mesa Fraterna”, responsável pela preparação e distribuição de refeições destinadas a população em situação de vulnerabilidade no município de Diamantina-MG. Contando com a participação de 16 estudantes de graduação, 2 professores e um técnico administrativo da UFVJM e 10 voluntários da comunidade local, o projeto possibilitou a interação de pessoas da comunidade com a universidade, o treinamento desses voluntários com boas práticas de fabricação e de tecnologias simples de processamento de vegetais, que podem ser aplicadas em ambiente doméstico.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/85720 Ensino Centrado no Residente: desafios da implementação do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional 2024-05-24T15:17:38-03:00 Raquel Soares Moreira raquels.moreira@hotmail.com Lagerson Mauad Freitas lagersonmauad@gmail.com <p>Este relato de experiência foi oriundo de uma proposta pedagógica requisitada para a obtenção do título de especialista. Descreve as percepções durante a proposição aos preceptores da inserção do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional, atuante na região central do Rio Grande do Sul. O plano pedagógico e os materiais elaborados foram apresentados à coordenação do Programa e aprovados. A proposição aos cinco preceptores atuantes no campo escolhido, o hospitalar, foi realizada em dois turnos, através de uma simulação seguida da abordagem teórica, de um estudo de caso e da disponibilização de um formulário online para avaliação da ação. Três profissionais participaram do momento proposto. O fortalecimento das ações educativas sobre preceptoria foi destacado pelos participantes, o que está em concordância com outros estudos e parece ser um dos principais meios para a melhor qualificação dos Programas.</p> 2024-11-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84467 Os desafios da extensão universitária a distância: uma análise a partir de um projeto de tutoria realizado em uma escola pública estadual 2024-09-13T12:56:16-03:00 Paganini Barcellos de Oliveira paganini@ufop.edu.br Wagner Ragi Curi Filho wagner@ufop.edu.br Ruan Pablo Dias Dutra ruan.dutra@aluno.ufop.edu.br Ana Lívia Machado Ferreira ana.livia@aluno.ufop.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta algumas das dificuldades e oportunidades para exercer as diretrizes da extensão universitária em ações de extensão a distância. Para tal, são apresentadas reflexões sobre os desafios enfrentados na realização de uma ação, cujo objetivo era realizar tutorias de matemática aos alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, em uma cidade no interior de Minas Gerais. Utilizando-se de questionários, respondidos pelos estudantes, direção e professores de matemática da escola, bem como um levantamento bibliográfico, foi constatado que praticar o pleno exercício da dialogicidade é uma das principais dificuldades na realização de ações de extensão a distância. A utilização de ferramentas de tecnologia da informação contribui, mas pode também ser uma barreira à comunicação. Por outro lado, a realização da ação a distância permitiu ampliar o seu alcance, organizar melhor o tempo, além do desenvolvimento de novas experiências educacionais.</span></p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024