https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feed Experiência. Revista Científica de Extensão 2024-09-13T12:56:27-03:00 Cláudia Regina Ziliotto Bomfá experienciaufsm@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84214 Despertando conhecimento e conexões: jornada pela história do sono e a arte de dormir - relato de prática extensionista 2024-09-13T12:56:21-03:00 Michael Jackson Oliveira de Andrade michael.andrade@uemg.br Bruna Machado Mourão bruna.1694844@discente.uemg.br Matheus de Souza Dias matheus.1695197@discente.uemg.br Emilly Francianne Lamêgo da Silva emilly.1695187@discente.uemg.br Nayara Letícia Silva Macedo nayara.1695870@discente.uemg.br Déborah Conceição de Carvalho Sousa deborah.1698546@discente.uemg.br Francimara Diniz Ribeiro francimara.1697027@discente.uemg.br Alexandra Nayara Alves Pinto alexandra.1694841@discente.uemg.br <p>Este artigo descreve a exposição "Entre Sonhos e Realidade: uma Jornada pela História do Sono e a Arte de Dormir", que abordou a temática do sono, explorando sua relação com a história e a arte. A exposição ofereceu uma perspectiva única sobre a percepção e compreensão do sono ao longo do tempo e como isso influencia nosso entendimento atual. A criação da exposição envolveu a organização cuidadosa de vários objetos em categorias para facilitar o manuseio. As atividades incluíram uma coleção de pinturas retratando a história do sono, poesias, uma caixa temporal dos sonhos, um mural com dicas para a higiene do sono e higiene circadiana, e um céu noturno com o tema de aurora boreal. A exposição teve um impacto significativo no público, promovendo mudanças de percepção, aquisição de conhecimento, despertar de emoções e reflexões sobre o sono.</p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71583 Restaurantes verdes: relato de experiência de oficinas sustentáveis em restaurantes comunitários 2024-09-13T12:56:27-03:00 Priscila Cortes do Prado Miranda priscila.cortes@sempreceub.com Dayanne da Costa Maynard dayanne.maynard@ceub.edu.br Andrea Gonçalves de Almeida andrea.almeida@ceub.edu.br <p>Os restaurantes sustentáveis baseiam-se na implementação de uma gestão ambiental e estão intimamente relacionados à gestão da qualidade por meio de um conjunto de instrumentos e programas, que visam proporcionar um processo de mudança organizacional e melhoria contínua da qualidade ambiental dos serviços e produtos. Com o objetivo de implantar um programa de desenvolvimento sustentável que transforme restaurantes comunitários em unidades sustentáveis, este estudo de intervenção foi realizado em 12 restaurantes comunitários do Brasil. Foram realizados quatro encontros em cada um dos doze restaurantes comunitários para realizar oficinas sustentáveis. As oficinas sustentáveis mostraram um efeito positivo na conscientização das empresas e dos funcionários em relação às práticas sustentáveis e 100% dos entrevistados responderam que essas práticas foram importantes e geraram reflexão e mudanças entre os funcionários.</p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/83776 Relato de experiência sobre o etnoturismo em Roraima como alternativa sustentável para autogestão 2024-09-13T12:56:24-03:00 Jordana de Souza Cavalcante jordanacavalcanterr@gmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">O relato de experiência descreve a vivência realizada na comunidade indígena Raposa I, localizada na terra indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), em Normandia/Roraima. A visita técnica foi realizada em parceria do Instituto Federal de Roraima com a comunidade e </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">teve por objetivo propiciar aos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e Pós-graduação do IFRR/Campus Boa Vista a experiência.<span style="background: white;"> O relato</span> compartilha a experiência vivida na comunidade citada, durante uma viagem de visita técnica a um <span style="background: white;">projeto piloto de etnoturismo conforme plano de visitação segundo instrução normativa da FUNAI, que regulariza etnoturismo em terras indígenas. Para descrever o relato, a autora realizou observação direta, descrição de relatos em diário de bordo, além de registros de fotos e imagens da experiência no evento Panela de Barro, em novembro de 2019 na comunidade. Além disso, em janeiro de 2023, o plano recebeu a carta de anuência da FUNAI, sendo a primeira comunidade indígena de Roraima a ter etnoturismo.</span></span></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"><span style="background: white;"> </span></span></p> <p class="CorpoResumo"> </p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84467 Os desafios da extensão universitária a distância: uma análise a partir de um projeto de tutoria realizado em uma escola pública estadual 2024-09-13T12:56:16-03:00 Paganini Barcellos de Oliveira paganini@ufop.edu.br Wagner Ragi Curi Filho wagner@ufop.edu.br Ruan Pablo Dias Dutra ruan.dutra@aluno.ufop.edu.br Ana Lívia Machado Ferreira ana.livia@aluno.ufop.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta algumas das dificuldades e oportunidades para exercer as diretrizes da extensão universitária em ações de extensão a distância. Para tal, são apresentadas reflexões sobre os desafios enfrentados na realização de uma ação, cujo objetivo era realizar tutorias de matemática aos alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, em uma cidade no interior de Minas Gerais. Utilizando-se de questionários, respondidos pelos estudantes, direção e professores de matemática da escola, bem como um levantamento bibliográfico, foi constatado que praticar o pleno exercício da dialogicidade é uma das principais dificuldades na realização de ações de extensão a distância. A utilização de ferramentas de tecnologia da informação contribui, mas pode também ser uma barreira à comunicação. Por outro lado, a realização da ação a distância permitiu ampliar o seu alcance, organizar melhor o tempo, além do desenvolvimento de novas experiências educacionais.</span></p> 2024-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024