https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feedExperiência. Revista Científica de Extensão2025-09-19T18:14:12-03:00Cláudia Regina Ziliotto Bomfáexperienciaufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87196O abismo que separa a Saúde Bucal e a Atenção Psicossocial: Relato de Experiência2025-07-11T08:47:54-03:00Micheli Nádia Bonetimicheli.boneti@acad.ufsm.brNeimar Scolarineimar.scolari@ebserh.gov.brJucelaine Arend Birrerjucelaine.arend@ufsm.brIgor Vinícius Carvalho Morariigor.morari@ebserh.gov.brTássia Cassoltassia.cassol@ebserh.gov.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivenciada na Unidade de Saúde Mental (USME) de um Hospital de Ensino por uma cirurgiã-dentista durante o curso de Residência Multiprofissional em Saúde. Foi realizada uma vivência durante trinta dias, campo que não possui atuação rotineira de um profissional da área odontológica. Foram acompanhados 66 pacientes, sendo que 30 foram avaliados individualmente e, desses, 15 receberam atendimento odontológico para adequação do meio bucal. A maioria dos pacientes possuíam doenças bucais ativas. Foram realizadas ações coletivas de saúde bucal como escovação dental supervisionada e atividades em conjunto com a equipe multiprofissional. Diante dessa experiência, evidencia-se a necessidade de aproximar a Rede de Atenção Psicossocial às ações da Política Nacional de Saúde Bucal nos diferentes níveis de atenção à saúde, assim como ressaltar a importância do profissional cirurgião-dentista neste espaço de atuação. </span></p>2025-11-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87633“Veja aqui, 12 mais 12 é 24. As duas partes vão ter 12”: o que revela a vivência de pibidianos em uma oficina sobre frações no 8° ano do Ensino Fundamental?2025-05-21T11:51:26-03:00Júlia Auany Andrade Silvajuliaauany133@gmail.comHellen dos Santos Silvahellensantossilva36.hss@gmail.comFelipe Dias Santanafelipediasufrb@gmail.comAnna Thayrine Cardoso dos Santosannacardoso@aluno.ufrb.edu.brDaiane Venâncio Bitencourtdaianevenancio7@gmail.comZulma Elizabete de Freitas Madrugabetemadruga@ufrb.edu.br<p>Este artigo apresenta um relato de experiência, que tem por objetivo socializar o processo de construção e desenvolvimento de uma oficina realizada numa turma de 8° ano do Ensino Fundamental. A intervenção ocorreu em uma escola municipal, localizada na cidade de Amargosa-BA, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os meses de outubro a dezembro de 2023. A partir da solicitação da professora supervisora e das observações realizadas na escola campo, foi elaborada uma oficina com o conteúdo de frações, utilizando material manipulável para a sua realização. Como resultado foi observado que houve um interesse e participação dos estudantes, a realização da oficina ocorreu conforme o planejado, e foi possível observar aprendizagens a partir de como os estudantes desenvolveram as atividades propostas.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/90156Experiência discente no projeto de extensão “Pilates para a qualidade de vida de professores de educação infantil”2025-06-18T14:19:08-03:00Ester Nogueira Cavalcanteestercavalcante2001@gmail.comAdrya Vitória Moraes da Silva Martinsadryatoty24@gmail.com Victória Brioso Tavaresvictoria.tavares15@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este relato descreve os desafios e habilidades desenvolvidas por acadêmicas de fisioterapia na implementação de um projeto de extensão com Pilates solo para professores de educação infantil, visando prevenir lesões osteomioarticulares e melhorar a qualidade de vida. Realizado em duas escolas de Moju-PA, contou com encontros semanais durante dois meses. As dificuldades enfrentadas envolveram o planejamento, com a busca por questionários válidos e elaboração de um protocolo adaptado, e a fase prática que exigiu atenção às dinâmicas do grupo e às dificuldades individuais. Os professores relataram redução de dores e melhora no bem-estar, demonstrando a eficácia do Pilates na promoção da saúde escolar. A experiência permitiu às acadêmicas desenvolverem habilidades profissionais, interpessoais e de pesquisa, integrando teoria e prática. Entretanto, conciliar demandas acadêmicas e a execução do projeto impactou temporariamente a saúde física e mental dos discentes.</span></p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74633Dialogando sobre Biotecnologia no Ensino Médio: relato de experiência extensionista2025-09-19T18:14:12-03:00Renilson Santos da Silvarenilson.ss@discente.ufma.brSebastiana Maria Ferro de Melosmf.melo@discente.ufma.brJosé Francisco de Sousa da Silvajose.fss@discente.ufma.brMaria da Conceição da Silva dos Santosmcs.santos@discente.ufma.brElenilson Montel Lopeselenilson.lopes@discente.ufma.brCamila Campêlo de Sousacamila.campelo@ufma.br<p>O presente trabalho teve por finalidade relatar experiências vivenciadas por alunos extensionistas do “Projeto Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)”, que visa divulgar as discussões relacionadas à Biotecnologia com estudantes do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Paulo Freire (Timbiras, MA). O projeto foi dividido em quatro etapas: Primeira etapa: consistiu em um treinamento da equipe executora; Segunda etapa: ocorreu a aplicação de uma avaliação diagnóstica e explanação do projeto; Terceira etapa: se deu por meio de palestras com temas relacionados à Biotecnologia; Quarta etapa: produziu-se duas oficinas com os temas Clonagem e Organismos Transgênicos, juntamente com reprodução de filmes que abordavam diversas áreas da Biotecnologia. Considerando-se a percepção da equipe executora e respostas de reaplicação da avaliação diagnóstica, os resultados esperados com o projeto foram alcançados uma vez que possibilitou-se a discussão de temáticas de Biotecnologia.</p>2024-11-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/91235A divulgação das Neurociências na Educação: Uma análise das ações da Semana Internacional do Cérebro no Brasil (2010-2024)2025-07-11T16:24:07-03:00Dyla Maria Duarte Lisboadylalisboa@gmail.comAlessandro Teodoro Bruzibruzi@ufla.br<p>Esta comunicação de resultado de pesquisa visa relatar a divulgação sobre as Neurociências na Educação por meio da análise das ações promovidas na Semana Internacional do Cérebro (SIC) entre os anos de 2010 e 2024. A metodologia incluiu revisão de materiais de divulgação científica e análise das principais ações promovidas no Brasil. Os resultados indicam que eventos interativos, como exibição de filmes e oficinas práticas, potencializaram a compreensão dos conceitos neurocientíficos. Conclui-se que a SIC tem ampliado significativamente a alfabetização científica e a integração entre ciência e sociedade em torno das Neurociências.</p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86179Pedagogia da Alternância: práticas na licenciatura em Educação do Campo2025-05-21T11:51:40-03:00Lucas Paulo Carneiro da Silvalucaspaulocarneirodasilva15@gmail.comKelly Almeida de Oliveiraka.oliveira@ufma.br<p>O trabalho aborda a Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal, em conjunto com o Centro de Ciências de Codó. Objetivo geral: compreender o desenvolvimento da Pedagogia da Alternância na LEDOC. Objetivo específicos: observar e identificar o contexto da universidade em sua prática e assim compreender a realidade e os desafios enfrentados. Com embasamento teórico em autores como Nosella (2012), Silva (2021), Cordeiro (2009),dentre outros. A metodologia inclui um estudo bibliográfico com base em Gil (2008) e uma etapa de campo com visita técnica, observações e entrevistas. Os resultados destacam a missão da LEDOC em gerar conhecimento e a importância de adaptar práticas pedagógicas na Educação do Campo. Conclui-se que a pesquisa alcançou seus objetivos, proporcionando insights sobre o passado e as possibilidades futuras desse ensino.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86949Integração de metodologias ativas e elaboração de modelos anatômicos no processo de ensino e aprendizagem de alunos em uma escola pública de Fortaleza, Ceará2025-05-21T11:51:35-03:00Albanísia Teixeira da Costanizatcosta@gmail.comArnilza Torres Amaral Moranobioarnilzalogia321@gmail.comDomingos Antonio Clemente Maria Silvio Moranobiomoranologia123@gmail.comEmmanuel Prata de Souzanizacosta@alu.ufc.br<p>O ensino de Anatomia Humana é crucial, exigindo abordagens que vão além da memorização, promovendo o interesse dos alunos por meio de métodos contextualizados. Este trabalho propõe uma metodologia ativa e sequência didática para abordar o sistema cardiovascular. Diante da escassez de recursos, como falta de materiais anatômicos, laboratórios e tecnologia, o estudo visa examinar a dinâmica de ensino em uma escola pública de Fortaleza, utilizando uma oficina didática. Embasado nas diretrizes curriculares governamentais e teorias de Ausubel e Araújo e Mazur, o estudo conclui que a metodologia ativa, particularmente a Aprendizagem em Pares, aliada à sequência didática, é eficaz no ensino da anatomia cardíaca. os resultados indicam que essa abordagem permite a elucidação de conceitos fundamentais, estimulando novas ideias e horizontes para a continuidade da pesquisa.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87555Práticas e desafios no curso popular TF Livre em Belém (PA): relato de experiência extensionista na Amazônia2025-05-21T11:51:29-03:00Edivania Santos Alvesedivaniaalves1972@gmail.comMarcos Paulo Santos Monteiromarcosmonteiro1015@gmail.com<p>O artigo relata aspectos da experiência do projeto de extensão Curso Popular TF Livre: horizonte de conhecimento interdisciplinar na periferia de Belém vinculado ao curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo de refletir como as contribuições da prática extensionista impactam na formação acadêmica dos estudantes da referida Licenciatura. O projeto de extensão teve como objetivo inserir-se no cotidiano do curso TF Livre, que atua no bairro da Terra Firme em Belém orientado pela matriz da educação popular e, pretende assegurar o ingresso de moradores nas instituições públicas de ensino superior. Avaliamos que o Curso Popular TF Livre se caracteriza como um movimento social ao pautar e mobilizar seus alunos e outros moradores em favor de lutas sociais. Defendemos que a prática extensionista é imprescindível à plena formação acadêmica.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/89532Capacitação de agentes comunitários de saúde no manejo da hipertensão em idosos: integração da extensão universitária e educação continuada2025-06-07T11:28:20-03:00Heslley Machado Silvaheslley@uniformg.edu.brEsther Costa Mirandaestercostamiranda14@gmail.comJessica Luiza de Castro Fonsecacastroessicaluiza@gmail.comManuela Hostalacio Freitas Coutocoutomanuela019@gmail.comMilena Silva Zedeckmilena.zedeck@gmail.com<p>Este trabalho investiga a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no município de Formiga e cidades adjacentes, com ênfase no manejo da hipertensão em idosos. Através de um questionário aplicado a 40 ACS, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas no atendimento aos idosos e as condições de saúde mais prevalentes. Como resposta às demandas apontadas, foi desenvolvido e implementado um minicurso sobre hipertensão, cuja eficácia foi amplamente reconhecida pelos participantes. O minicurso focou nas técnicas de monitoramento, educação em saúde e avanços recentes no manejo da hipertensão. Este estudo conclui que a capacitação contínua dos ACS, por meio de programas de extensão universitária, é essencial para melhorar a qualidade do atendimento aos idosos, respondendo às necessidades da comunidade através da integração do ensino superior com as demandas sociais.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/90973Divulgando a ciência por elas: uma análise dos impactos das ações do projeto “Para Marias e Teresas”2025-07-11T15:36:51-03:00Giulia Borges Jacovinigiulia.jacovini@ufvjm.edu.brAyra Karolliny Silva Assunçãoayra.assuncao@ufvjm.edu.brVivian Machado Benassivivian.benassi@ufvjm.edu.brAnamaria de Oliveira Cardosoanamaria.cardoso@ict.ufvjm.edu.br<p>O presente trabalho relata a experiência do projeto de extensão <em>Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharias</em>, cujo objetivo foi desenvolver ações para incentivar meninas nas carreiras de STEM (do inglês, Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Estas ações promoveram a divulgação da participação feminina na ciência, utilizando como meio as redes sociais, Instagram e YouTube. Além disso, o projeto desenvolveu encontros online e grupos de estudos com foco em temáticas relevantes, para fortalecer a presença de mulheres nas áreas de interesse. As redes sociais, atualmente com 951 seguidores, obtiveram um significativo alcance e engajamento, enquanto os grupos e encontros online, através das discussões realizadas, serviram como direcionamento para ações futuras do projeto que contribuirão para o fortalecimento da presença feminina na comunidade científica e acadêmica da UFVJM.</p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/85616‘One Healthcast’ - Podcast como ferramenta de divulgação científica sobre saúde única: relato de experiência extensionista2024-08-19T18:07:10-03:00Gabriel Beltrão dos Reis Vianagabrielbeltrao3@gmail.comKerolay Bianca Lamêgo de Franklinkerolaybianca@gmail.comCarla Janaina Rebouças Marques do Rosáriocarlajanaina_rm@hotmail.comDanilo Cutrim Bezerradanilocbezerra15@gmail.comNancyleni Pinto Chaves Bezerranancylenichaves@hotmail.comViviane Correa Silva Coimbravivianecorrea@yahoo.comBrenda Carolina Machado Soaresbrendasoares@aluno.uema.br<p>Objetivou-se relatar a experiência do projeto de extensão, pioneiro no Brasil, denominado “‘ONE HEALTHCAST’: podcast como ferramenta de divulgação científica sobre Saúde Única”, produzido pela Liga Acadêmica de Saúde Única da Universidade Estadual do Maranhão, a fim de fomentar informações sobre Saúde Única durante a pandemia de COVID-19. Foram planejados, gravados, editados e publicados 6 episódios na plataforma <em>Spotify</em><em>Ò</em>, no período de junho/2021 a maio/2022. O alcance do podcast foi de 346 acessos, com o seguinte perfil: via sistema <em>Windows</em><em>Ò</em> (85%), ouvintes brasileiros (97%), homens (92%) e na faixa-etária de 23 a 27 anos (92%). Os episódios com maior número de acessos foram os que abordaram o conceito de Saúde Única (29,5%) e Segurança alimentar (19,4%). Os resultados comprovam a eficácia de métodos inovadores para difusão de conhecimento, bem como o interesse do público em relação a temas vinculados à Saúde Única.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86649A oferta das práticas integrativas e complementares como inovação no cuidado de enfermagem ao trabalhador da saúde mental 2024-02-24T09:47:27-03:00Larissa Rocha Pereiralari.rch@hotmail.comJoverlandia dos Santos Motajoverlandia.mota@aluno.unifametro.edu.brLuciana Rodrigues Cordeirolucordeiro512@hotmail.comLuisilda Maria Dernier Pinto Martinsderniermartins@yahoo.com.br<p>O debate sobre a Promoção da Saúde do Trabalhador assume destaque apenas na promulgação da Constituição de 1980. Atualmente, a problemática ganha destaque pelo alto índice nas taxas de adoecimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O presente trabalho propõe, sistematizar a experiência da atuação em Saúde do trabalhador de uma Enfermeira residente em Saúde Mental Coletiva por meio das Práticas Integrativas e Complementares. A sistematização dessa intervenção foi construída a partir da análise de Oscar Jara-Holliday e fez um percurso de debate desde os estudos iniciais sobre saúde o trabalhador, até o papel das Práticas Integrativas enquanto metodologia leve de cuidado. Foi percebido que a experiência trouxe impactos significativos para a os trabalhadores de saúde mental dos serviços substitutivos presentes no município e a temática ganhou visibilidade, repercutindo em ações feitas na rede intersetorial e nas formas de se fazer Enfermagem no SUS.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87348Projeto de Aconselhamento entre Pares no Ensino Superior: experiências de cuidado em saúde mental durante a pandemia de COVID-192025-09-19T18:14:07-03:00Yuri Costa de Freitasyurifreithas@gmail.comMatheus Silva de Souzamssouzapsi@gmail.comLarissa Megale de Aguiarlarissaamegale@gmail.comÍris Luciana Silva da Silvapsico.irissilva@gmail.comAline Beckmann de Castro Menezesalinebcm@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho consiste no relato de experiência de um projeto de extensão de aconselhamento entre pares no ensino superior, desenvolvido em uma universidade pública federal durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19. Foram realizadas 19 rodas de conversa com estudantes universitários no período de outubro de 2020 a maio de 2021, com o objetivo de identificar demandas pré-existentes, promover saúde mental e contribuir para o desenvolvimento de ações institucionais que favorecessem um ambiente saudável de desenvolvimento e aprendizagem. Constatou-se que as rodas de conversa de aconselhamento entre pares constituem uma estratégia de acolhimento viável para ser realizada dentro de uma universidade, podendo ser desenvolvida como uma ferramenta de auxílio aos estudantes no enfrentamento de suas adversidades, proporcionando habilidades para a resolução de problemas e promovendo a saúde mental durante a trajetória acadêmica.</span></p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/89425Descobertas no ensino médio: a experiência de estudantes na iniciação científica e atividades de extensão2025-06-18T13:58:51-03:00Carolina Renz Prettocarol.renzpretto@gmail.comRosângela Marion da Silvarosangela.silva@ufsm.brFlávia Camef Dorneles Lenzflaviacamefd@gmail.comNízer Londero Plestschlonderopletsch@gmail.comLuiza Rizzi Chavesluiza.rchaves@gmail.comJuliana Tamiozzojuliana.tamiozzo@acad.ufsm.br<p>O ensino médio, além de sedimentar o ensino básico, pode aproximar os estudantes da pesquisa e extensão. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho relatar a experiência de atividades desenvolvidas por estudantes de ensino médio na pesquisa e extensão. Trata-se de um relato de experiência a partir das vivências de estudantes de ensino médio do sul do Brasil como bolsistas de iniciação científica, por um período superior a um ano, e como participantes de atividades de extensão. Dentre os resultados desta experiência estão o aprendizado sobre pesquisa científica, a aproximação com a universidade e a dinâmica deste ambiente, a interação com profissionais e acadêmicos com diferentes níveis de formação, o aperfeiçoamento da leitura, da escrita e de manuseio de instrumentos digitais e redes sociais, para produção de conteúdos e disseminação do conhecimento à comunidade. A inserção da pesquisa científica e da extensão universitária no dia a dia destes estudantes, embora desafiador, pode promover a ampliação do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, tanto para eles quanto para o orientador, tornando a experiência enriquecedora. O investimento nesse processo de formação acadêmica poderá estimular futuros pesquisadores, trazer reconhecimento para a ciência brasileira e gerar transformação social.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/85154Desafios de enfermeiros no cuidado de bebês prematuros na pandemia da COVID-192025-05-21T11:51:44-03:00Fernanda Gomes Gatinhofernandaggatinho10@gmail.comJorgnelma Ferreira Silvaferreiranelma08@gmail.comErlane Ribeiro dos Santoserlane.rdsantos@aluno.uepa.brVinicius Silva da Silvavinicius.silva.silva@ics.ufpa.brElias Costa Monteiroeliascostaufpa@gmail.comThais Cristina Flexa Souza Marcelinothaisflexxa@gmail.comAndrezza Ozela de Vilhenaaozelav@gmail.com<p>O objetivo do trabalho é identificar os desafios enfrentados pelo enfermeiro no contexto da pandemia da COVID-19 para o cuidado do bebê pré-termo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos das bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram: artigos publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2022, bem como artigos disponíveis nos idiomas inglês, português e espanhol. Dos onze (11) artigos encontrados, grande parte na língua inglesa e correspondiam a Itália e Estados Unidos, respectivamente, em contrapartida foram encontrados uma porcentagem de 27,27% de artigos nacionais. Conclui-se que esse estudo contribui para identificar que mesmo com as dificuldades enfrentadas pela pandemia da COVID-19 houve melhoria para a prática de enfermagem.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/91308Educação para as relações étnico-raciais e extensão: uma proposta para a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica2025-07-11T16:26:08-03:00Tatiele Pereira de Souzatatieleufg@gmail.comMaria Luiza Torres Limamluizatl07@gmail.comThais Norberta Bezerra de Mourathais.moura@ifpb.edu.br<p>O presente trabalho objetiva relatar as experiências de uma proposta interdisciplinar de educação afirmativa no campo das relações étnico-raciais, por meio do ensino e aprendizado da prática da Capoeira, patrimônio cultural da humanidade, a partir de um projeto de extensão. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do alto sertão paraibano. O projeto aconteceu no segundo semestre de 2023, com encontros realizados uma vez por semana e duração de uma hora e meia, abordando sobre a história da capoeira e aprendizado dos seus fundamentos, além de oficinas de dança, musicalidade e rodas de conversa. O referido projeto de extensão configurou-se como uma importante prática educativa de afirmação da Capoeira nas suas múltiplas dimensões, promovendo, na prática, uma educação democrática e orientada para a promoção e afirmação da cultura e legado afro-brasileiro.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86269Projeto Espaço Ciência & Tecnologia: uma década promovendo a divulgação científica2025-05-21T11:51:38-03:00Julio Cesar Guimarães Tedescotedesco@iprj.uerj.brEduardo Vasquez Corrêa Silvaeduvasquez.rj@gmail.comEnia Mara de Carvalhoeniacarvalho2007@gmail.comGermano Amaral Moneratmonerat@iprj.uerj.brAna Cristina Fontes Moreiraamoreira@iprj.uerj.br<p>O projeto de extensão “Espaço Ciência & Tecnologia”, que em novembro de 2022 completou doze anos de atividades voltadas para divulgação e popularização de ciência, é desenvolvido por pesquisadores de duas unidades acadêmicas externas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Instituto Politécnico e Faculdade de Tecnologia). Neste artigo relatamos as atividades extensionistas desenvolvidas nos últimos oito anos, a evolução do projeto, o efeito gerado pela pandemia e suas consequências na pós-pandemia. O canal no YouTube do Espaço Ciência & Tecnologia cresceu desde sua criação, acumulando mais de 261 mil visualizações dos 386 vídeos e mais de 2200 inscritos, ao final de 2022. Além disto, tanto o material produzido quanto o público atraído pelo canal têm se diversificado nos últimos anos.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87194Ação educativa com experiência sensorial sobre tabagismo para escolares: Um relato de experiência2025-05-21T11:51:33-03:00Carolina Peres Fredrigocarolinaperes.silva@gmail.comFabiana Teixeira Augusto Romanofabianaaugusto10@gmail.comThais Emílio da Silvathataemilio@gmail.comSimone Roeckersimone.roecker@ifpr.edu.br<p>Esse trabalho teve como objetivo relatar uma ação educativa com experiência sensorial sobre Tabagismo junto a escolares da rede pública de ensino. Trata-se de um relato de experiência abordado de forma descritiva e qualitativa. Foi realizada uma ação educativa com experiência sensorial junto a 110 escolares dos 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina no Paraná. A ação com experiência sensorial ocorreu no mês de novembro do ano de 2023, e foi organizada em forma de circuito para que cada um pudesse registrar através dos sentidos, questões positivas de se ter uma vida saudável e negativas causadas pelo tabaco. Conclui-se que é necessário ampliar a abordagem de questões relacionadas à promoção da saúde em espaços coletivos e escolares iniciais e que intervenções conscientizadoras e dialógicas em ambiente positivo contribuem para a promoção da saúde e, especialmente nas escolhas saudáveis para a vida, como dizer não ao tabagismo.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87581A vivência de uma residente na assistência em saúde em uma comunidade ribeirinha do Pará2025-05-28T10:27:20-03:00Rita de Cassia Barros da Silvacb151831@gmail.comManuela Corrêa de Araújomanuelaaraujofisio@gmail.comMarco Aurélio de Valois Correia Júniormarco.valois@upe.br<p class="CorpoResumo">O objetivo deste texto é analisar a assistência a saúde ofertada a uma comunidade ribeirinha localizada em um município do estado do Pará. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, com caráter descritivo, sobre a vivência de uma profissional residente junto a uma equipe multiprofissional de saúde (EqMS) na assistência em saúde à uma comunidade ribeirinha em um município do estado do Pará. A experiência foi vivenciada através do estágio estratégico da Residência Multiprofissional. <span style="background: white;">Os dados utilizados no estudo foram dados primários advindos do diário de campo, que continha o relato diário da experiência da profissional residente junto à equipe multiprofissional atuante. </span>Além disso, foi utilizado o Círculo de Cultura como atividade de discussão em equipe sobre os questionamentos levantados e vivenciados durante a expedição.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/89656Otium Caritatis2025-06-07T11:52:56-03:00Danubia Junca Cuzzuoldanubia@unifei.edu.br<p>Vivemos em um mundo cuja velocidade das mudanças é cada vez maior, os dias parecem ter menos horas, temos muitas atividades e todas são urgentes. Esses e outros motivos não nos deixam parar e pensar o quanto estamos nos tornando cada vez mais individualistas, mais isolados, sem condições de dar e receber atenção dos que nos rodeiam. Diante desse cenário, o projeto de extensão Otium Caritatis promove um tempo de ócio criativo a alunos e servidores universitários por meio do ensino e aprendizagem de técnicas de artesanato, a fim de melhorar a capacidade dos participantes de pensar, de ter ideias, de estabelecer estratégias, de dar passos seguintes, e traçar metas para o futuro.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/91104Competências e habilidades médicas desenvolvidas no âmbito da extensão universitária2025-08-14T16:20:37-03:00Laíse Carla da Costa Felisbertolaisekarla@hotmail.comEllany Gurgel Cosme do Nascimentoellanygurgel@uern.brAna Beatriz da Silvabana69796@gmail.comCrislayne Alesandra Aquino Silvacrislayneaquino@hotmail.comIsabelle Cantídio Fernandes Diogenesisabellefdes@gmail.comThales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandesthalesallyrio@uern.brPatrícia Estela Giovanninipatriciaegiovanni15@gmail.com<p>Objetivo: Evidenciar os programas de Extensão Universitária como ferramenta para a formação de competências, habilidades médicas, bem como discutir oportunidades, desafios e possibilidades vivenciados na trajetória como extensionista. Métodos: Estudo exploratório e retrospectivo realizado mediante análise documental e sistematização de experiência vivenciada por discente do curso de Medicina enquanto bolsista de programa de Extensão na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Resultados: A análise categorial revelou que as atividades recaíram em uma ou mais das três dimensões de competências determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais: Atenção, Gestão e Educação em Saúde. A Extensão permite desenvolver abordagens complexas, integrando a rede de Ensino, Saúde, Gestão e a comunidade. No panorama das transformações educacionais, a curricularização da Extensão soma uma peça chave para o fortalecimento desse processo. Conclusão: O processo de construção do conhecimento, na dimensão da Extensão, não deve ser tido como complementar ou acessório, mas trabalhado de forma permanente.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86025Lazer e recreação como ferramenta para o estímulo da capacidade funcional de idosos institucionalizados – um relato sobre as contribuições da extensão universitária2025-05-21T11:51:42-03:00Inari Beilfussinaribeilfuss95@gmail.comDanize Aparecida Rizzettidanize.rizzetti@gmail.com<p>O processo de senescência promove modificações funcionais nas pessoas idosas, as quais podem ser potencializadas pela sua institucionalização. Assim, os cuidados focados no envelhecimento ativo nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) podem prevenir ou reduzir esses declínios senis. O trabalho relatou a vivência de alunos de um Curso Técnico em Cuidados de Idosos no planejamento e execução de atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas através de um projeto de extensão em ILPI’s de Santa Maria, RS. As ações foram realizadas com idosos residentes em duas ILPI’s do município, por meio de jogos e dinâmicas que visaram ao bem-estar físico, social e emocional dos residentes, assim como ao estímulo de componentes cognitivos e sensório-motores. As atividades promoveram um ambiente desafiador e estimulante, proporcionando diversão e integração social. Compreende-se que o projeto de extensão possui um caráter relevante para a comunidade idosa institucionalizada, sendo focado no cuidado integral nas ILPI’s.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86907Abordagem a estudos de caso-controle e coorte em programa de pós-graduação stricto sensu: relato de experiência2025-05-21T11:51:37-03:00João Cruz Netoenfjcncruz@gmail.comCarolaine da Silva Souzacarolainec856@gmail.comClara Beatriz Costa da Silvaclarabeatrizc10@gmail.comHilderlânia de Freitas Limahilderlanialima@gmail.comJosé Gerfeson Alvesgerfesondip@gmail.comEmilia Soares Chaves Rouberteemilia@unilab.edu.br<p>Relatar o planejamento e implementação de seminário como estratégia didática para abordagem de estudos de caso-controle e coorte. Trata-se de relato de experiência que contou com a participação de cinco acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no período de janeiro a março de 2023. Na etapa de planejamento, para o desenvolvimento da atividade foram propostas reuniões para cada fase de planejamento, sendo realizadas três fases: busca do material pertinente às temáticas do estudo, compilação do material e montagem de roteiro e discussão/exposição dos pontos-chave dos tipos de estudo. Na etapa de implementação, a apresentação do seminário ocorreu com duração de 120 minutos e exposição dialogada mediante uso do programa <em>Microsoft PowerPoint®, </em>baseou-se na descrição breve, origem, objetivos, classificação, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo. A experiência com o planejamento e implementação do seminário logrou um <em>feedback</em> positivo com participação por parte dos ouvintes, no qual trouxe luz a necessidade de ampliar a discussão sobre estes métodos de pesquisa, despertando interesse pela sua aplicação em pesquisas de saúde.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87788Práticas integrativas e complementares como estratégia de promoção de Saúde Mental para estudantes do ensino superior: experiências de uma universitária de Terapia Ocupacional2025-09-19T18:14:03-03:00Samara Simone Tenório Urbano Ferreirasamaraurbano08@gmail.comMárcia Maria Mont'Alverne de Barrosmarciamontalverne10@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho consiste no relato de experiência de uma estudante do curso de terapia ocupacional no projeto de extensão “PIC´s no Cuidado", desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, no período compreendido de agosto de 2022 a julho de 2023. O supracitado projeto visa estimular o ensino e o exercício das práticas integrativas e complementares, especificamente: a terapia floral e auriculoterapia, para a comunidade acadêmica e público externo, funcionando nas modalidades presencial e remota. A atuação da discente se deu mediante o processo de formação nas práticas, produção e publicação de resumos sobre as PICS e a identificação da necessidade de mais incentivos para a ampliação da oferta dessa possibilidade terapêutica enquanto ferramenta de promoção de saúde mental para o corpo discente universitário.</span></p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/90704Projetos escolares alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável para a criação de soluções transformadoras2025-07-11T14:49:31-03:00Stephani Gonçalves Fagundesstephanifagundes.aluno@unipampa.edu.brLarissa do Prado Lopeslarissalopes.aluno@unipampa.edu.brJoão Vitor Sales Rosajoaosales.aluno@unipampa.edu.brGustavo da Silva Lisboalisboa.gustavo@acad.ufsm.brVictor Paulo Kloeckner Piresvictorpires@unipampa.edu.brCássia Regina Nespolocassianespolo@unipampa.edu.br<p>Este trabalho apresenta um projeto de extensão que integrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em práticas pedagógicas e atividades escolares, no município de Rosário do Sul, RS. O objetivo foi criar ações alinhadas a um ou mais ODS, visando resolver problemas locais. A iniciativa envolveu 140 alunos de uma escola, em colaboração com professores, que desenvolveram 20 propostas, com destaque para questões ambientais e sociais. Os métodos incluíram oficinas, mentorias e apresentações avaliadas por bancas. Foram abordados 11 dos 17 ODS, com temas como o descarte correto de resíduos e desastres ambientais. Os alunos participaram de mostras na escola, além de uma feira de ciências e maratona de ideias com outras escolas da região. Os resultados destacam o engajamento escolar na conscientização socioambiental, a criatividade dos alunos em sustentabilidade e o impacto comunitário, evidenciando a educação como catalisadora de mudanças e a importância de parcerias para o desenvolvimento sustentável.</p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/85575Avaliação ambiental de pequenos corpos d’água com a participação de discentes de escola pública2025-09-19T18:14:08-03:00Marina Rezende Neivamarina.neiva@estudante.ufjf.brAndressa Saldanha de Souzaandressasouzasaldanha@gmail.comLuiza Pedrosa Guimarãeslpedrosag@yahoo.com.brBeatriz Figueiraujo Jabour Vescovi Rosabeatrizjabour@yahoo.com.brRoberto da Gama Alvesgama.alves@ufjf.br<p>As nascentes e os riachos são comumente denominados de pequenos corpos d’água. Dentre os habitantes desses ambientes podemos destacar os macroinvertebrados bentônicos, amplamente utilizados em estudos de biomonitoramento. O objetivo do projeto desenvolvido foi incentivar a proteção dos pequenos corpos d’água e capacitar discentes de uma escola pública do município de Juiz de Fora/MG a utilizarem de forma simples os macroinvertebrados como ferramenta na avaliação e no monitoramento de ambientes aquáticos. Realizamos cinco visitas na escola parceira, utilizando como recursos apresentações gráficas, pranchas impressas e equipamentos ópticos para a observação de exemplares de diferentes grupos de invertebrados obtidos em ambientes aquáticos com distintas condições ecológicas. Ao final das visitas, foi aplicado um questionário relativo ao conteúdo das atividades realizadas. Como resultado das ações verificamos o aumento do interesse dos discentes em temas relacionados à ambientes aquáticos.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/86468Experiências extensionistas com práticas integrativas e complementares2025-09-19T18:14:10-03:00Stefanie Griebeler Oliveirastefaniegriebeleroliveira@gmail.comJuliana Graciela Vestena Zillmerjuzillmer@gmail.comBeatriz Franchinibeatrizfranchini@hotmail.comBianca de Oliveira Cavenaghibianca_cavenaghi@hotmail.comYane Varela Dominguesyanevd23@gmail.com<p>Um total de 29 práticas integrativas e complementares são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde. A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas desenvolve um projeto de extensão que contempla algumas, ofertando para comunidade externa e acadêmica. Objetivamos descrever o projeto e as ações extensionistas correspondentes as práticas de Constelação familiar, Dança Circular, Yoga e Tamborterapia. As ações foram desenvolvidas no ano de 2022, contemplando 295 pessoas, com benefícios gerais de compartilhamento de experiências, formação de vínculos, estados meditativos, expressão de afetos, compreensão das dinâmicas familiares, fortalecimento dos seus relacionamentos pessoais, redução de ansiedade e estresse, aumento de foco e disposição, flexibilidade, melhora e diminuição de dores corporais, relaxamento, acolhimento e amor. Difundir as PICs por meio de extensão demonstra sua potência e os benefícios gerados para a comunidade externa e acadêmica.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87760Produção de modelos anatômicos para o ensino fundamental e médio: Uma ferramenta facilitadora para o estudo da anatomia humana2025-09-19T18:14:05-03:00Filipe de Santana Othmarfilipe.othmar@upe.brDaniel Medeiros Nunesdaniel.medeirosnunes@upe.brAndré Luís Salvino Alves de Oliveiraandre.salvino@upe.brNatalie Emanuelle Ribeiro Rodriguesnatalie.rodrigues@upe.br<p>Hodiernamente, o avanço das tecnologias educacionais está transformando o ensino da anatomia humana. Nesse sentido, a modelagem anatômica surge como uma alternativa promissora, facilitando a compreensão tridimensional das estruturas. Este relato de experiência tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados obtidos, de um projeto de extensão executado entre os anos de 2022 e 2023 que produziu peças anatômicas para escolas da cidade de Garanhuns-PE, suprindo uma carência de materiais anatômicos. Os resultados foram positivos, com os diretores e professores das escolas beneficiadas reconhecendo o valor desses recursos para o ensino de ciências e biologia. Assim, o projeto atendeu às demandas educacionais, oferecendo uma abordagem moderna e eficaz para o estudo da anatomia humana, impactando positivamente a aprendizagem dos alunos.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/88888Promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social através da coleta, triagem, reutilização e destinação adequada de pilhas descartadas2025-09-19T18:13:57-03:00Maria Valéria de Carvalho Andrémariavaleria66985@gmail.comJosé Tasso de Souza Alvestasso.souza@discente.univasf.edu.brGabriela Maia Pereiragabriela.maia@discente.univasf.edu.brDanillo Rodrigues Silva Bento Oliveiradanillo.oliveira@univasf.edu.brThays Nogueira Rodriguesthays.rodrigues@fapce.edu.brCarlos Eduardo da Silva Albuquerquecarlos.albuquerque@univsf.edu.brLenilson Olinto Rochalenilson.olinto@univasf.edu.br<p>Os avanços tecnológicos têm elevado o consumo de pilhas, gerando preocupações ambientais e de saúde pública devido ao descarte inadequado desses resíduos tóxicos. Este artigo apresenta os resultados de uma iniciativa desenvolvida por alunos de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Salgueiro-PE, no âmbito do projeto “EcoPilha: Triagem e Reutilização de Pilhas Descartadas para Benefício Social”, responsável pela coleta e destinação final de pilhas. Durante o projeto, foram coletadas 564 pilhas, as pilhas reutilizáveis foram doadas a instituições carentes, enquanto as não aptas para reuso receberam descarte ambientalmente adequado, em conformidade com as normas vigentes. A ação contribuiu para a redução de impactos ambientais e para a conscientização da comunidade quanto a práticas sustentáveis.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/87349Mapeamento e estudo de públicos de interesse em organizações públicas: aprendizados do Programa de Extensão Capagiic-Saúde2025-05-21T11:51:31-03:00Ana Karin Nunesana.karin@ufrgs.brMarina Rodrigues Martinsmrodriguesmartins@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o processo de mapeamento e estudo de públicos de interesse do Núcleo de Comunicação (NUCOM), da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA), órgão vinculado à Secretaria Executiva (SE) e à Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI) do Ministério da Saúde (MS). O trabalho foi realizado entre os anos de 2022 e de 2023 no escopo do Programa de Extensão denominado CAPAGIIC-Saúde. O processo de mapeamento e estudo de públicos foi desenvolvido na perspectiva participativa e integrada, a partir da metodologia de <em>service-learning</em>. De forma geral, conclui-se que foi possível alcançar bons resultados em termos técnicos e profissionais, com o objetivo de fortalecer os relacionamentos entre o NUCOM e seus públicos de interesse.</p>2025-05-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/88703Percepções sobre a preceptoria interprofissional no SUS: experiências, desafios e contribuições na aproximação ensino-serviço-comunidade2025-09-19T18:14:01-03:00Renan Moimoiii.renan@gmail.comDarielli Fontanadarielliresta@gmail.comLuana Aparecida Zardinelloluana.integrado@gmail.comFernanda Sarturifesarturi@gmail.comGreisse Lealgreisseleal@gmail.com<p>Com o objetivo de conhecer as percepções e as experiências dos profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde sobre a preceptoria interprofissional, além de compreender os desafios e as possibilidades de avanços e resolubilidade nos atendimentos em saúde pautando-se na tríade ensino-serviço-comunidade esta pesquisa qualitativa e descritiva foi realizada. Como técnica de coleta de dados utilizou-se o grupo focal, com oito encontros presenciais junto a profissionais de saúde que atuavam como preceptores ao norte do RS entre os meses de agosto/novembro de 2021. Os resultados mostraram as percepções e experiências dos preceptores na perspectiva interprofissional, além dos desafios e contribuições deste processo, especialmente na aproximação ensino-serviço-comunidade, todavia percebeu-se ponderações sobre os itinerários terapêuticos e as fragmentações da atenção à saúde prestada nos serviços. Ao finalizar as ações foi passível de compreensão as especificidades e a importância de cada profissional de saúde, identificando um déficit nas formações fragmentadas e tecnicistas, não compactuando assim com a interprofissionalidade prevista e presente no Sistema Único de Saúde.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/90168Ecossistemas naturais como temática no ensino de ciências: a Lagoa do Vigário2025-06-18T14:21:51-03:00Clara Ayume Ito de Limaclaraayume@gmail.comFranz Viana Borgesfranzborges@gmail.com<p>A lagoa do Vigário é um ecossistema aquático localizado em uma área urbana da cidade de Campos dos Goytacazes e que vem sofrendo constante pressão antrópica. O presente trabalho verificou a percepção de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e de professores de Ciências de uma escola pública em relação à Lagoa do Vigário. Nenhum dos professores da escola pública próxima à Lagoa utilizava este ecossistema como temática em suas aulas. Nas ilustrações, foram usados elementos antrópicos como o calçadão ao redor do corpo d´água e os alunos retrataram o ambiente com elementos naturais, como a coloração azul da água, flores e árvores ao redor da lagoa. A lagoa do Vigário como ferramenta de ensino pode contribuir para a ressignificação dos ambientes naturais situados nos locais em que os estudantes vivem, bem como melhorar aprendizagem dos alunos e estabelecer outra conexão com o ambiente.</p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/88843Dança do ventre e bem-estar: promoção da saúde física, mental e social2025-09-19T18:13:59-03:00Maria Luíza Torres Limamluizatl07@gmail.comTatiele Pereira de Souzatatieleufg@gmail.comThais Norberta Bezerra de Mourathais.moura@ifpb.edu.br<p>O presente relato de experiência objetiva relatar as experiências desenvolvidas em um projeto de extensão em dança do ventre como promotor de saúde física, mental e social de suas/seus praticantes. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, tendo como local de desenvolvimento um Instituto Federal localizado no sertão da Paraíba. As aulas tiveram início em agosto de 2022, com a participação de mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e ocupações, que relataram melhorias da saúde física, como estabilização da pressão arterial e melhoria da flexibilidade, além de redução do estresse e construção de uma rede de apoio entre participantes e a ministrante do projeto. Observou-se, que a dança do ventre demonstrou ser uma importante ferramenta de promoção da saúde e que é salutar o desenvolvimento de pesquisas que envolvam outras questões acerca das influências dessa modalidade de dança para as/os praticantes.</p>2025-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/89483Educação do campo: efeitos da desigualdade no acesso e permanência na escola2025-06-07T11:11:06-03:00Cardoso Sousa dos Santoscardoso.santos@discente.ufma.brSamuel Correa Duartesamuel.correa@ufma.brKelly Almeida de Oliveiraka.oliveira@ufma.brLucas Paulo Carneiro da Silvalucaspaulocarneirodasilva15@gmail.com<p style="text-align: justify;">O presente trabalho discute os motivos que levam alunos do campo a descontinuarem seus estudos escolares. O trabalho tem como objetivo geral compreender as causas que levaram os egressos a não permanecerem na Educação Básica em escola do campo. Tendo como objetivos específicos: apontar fatores que contribuíram para essa desistência; traçar alternativas de implantação de políticas públicas que venha contribuir com o fim das desigualdades educacionais, sociais, política e culturais no meio rural; analisar Educação do Campo como um espaço de identidade e de sobrevivência. Foi utilizada a pesquisa participante com abordagem qualitativa e, iniciando com fundamentação teórica em Caldart (2000, 2002, 2010), Arroyo (2007, 2011), Salomão Hage (2014), Bicalho (2017), Martins (2020) e Saviani (2016) e com base nos marcos legais Constituição Federal 1988 e Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN, 9.394, BRASIL, 1996). A pesquisa de campo foi realizada com ex-alunos da escola municipal José Pinto da Silva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a seis (6) ex-discentes. Diante da análise dos dados, evidenciou-se a inclusão do Ensino Médio da Educação Básica no campo. Portanto, a partir da pesquisa realizada com os ex-alunos foi possível perceber a ausência do poder público com as populações campesinas.</p>2025-11-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025