https://periodicos.ufsm.br/experiencia/issue/feedExperiência. Revista Científica de Extensão2022-12-19T13:30:39-03:00Cláudia Regina Ziliotto Bomfáexperienciaufsm@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73488Expediente2022-12-12T11:17:30-03:00Profª, Drª Cláudia Bomfá - Editora responsávelexperienciaufsm@ufsm.br2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/69127O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem2022-09-14T16:38:25-03:00Rafael Soares Silvadoc.rafaelsoares@gmail.comFabio José Antonio da Silva Silvafjas81@hotmail.com<p>Essa pesquisa fundamentou-se numa proposta de observação do psicopedagogo e nas intervenções e dificuldades de aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo diagnosticar os fatores maléficos que interferem na aprendizagem, avaliando o enfoque psicopedagógico da dificuldade de aprendizagem, os processos de desenvolvimento e os caminhos da aprendizagem no contexto escolar, familiar e no aspecto afetivo, cognitivo e biológico. Nesse estudo foi realizada uma revisão bibliográfica de vários autores como BOSSA (2000); FREINET (2002); entre outros que contribuíram para uma reflexão sobre aspectos relativos às dificuldades de aprendizagem, bem como a importância da Psicopedagogia em estabelecer diretrizes para a resolução dessas dificuldades. Surge no espaço pedagógico a reflexão de que a escola tem a tarefa primordial de “reconstruir” o papel e a figura do aluno, proporcionando-lhe serem criador e protagonista do seu conhecimento. Levar o aluno a pensar e buscar informações para o seu desenvolvimento educacional, cultural e pessoal é uma das competências básicas da educação.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/68936Ensino e aprendizagem de língua portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social: ações na UFSM durante a pandemia de Covid-192022-06-23T16:51:38-03:00Guilherme Barbat Barrosbarbatguilherme@gmail.com Lorilei de Moraes Gugelmimlorilei.moraes@ifsc.edu.brTânia Maria Moreiratania.moreira@ufsm.br<p>Dado o contexto da pandemia de Covid-19, imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social sofreram com os reflexos da crise sanitária instaurada. Nesse contexto, este trabalho objetiva comunicar processos reflexivos sobre ações voltadas ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esse público no Brasil, especialmente no contexto de práticas vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante o distanciamento social. Para isso, foi realizada uma busca no portal de projetos da instituição por ações realizadas a partir de março de 2020 com esse enfoque. A busca resultou em oito projetos, cinco de pesquisa e três de extensão. A ausência de ações de ensino evidencia uma lacuna a ser preenchida, por isso, uma proposta voltada ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa por esses sujeitos é, por fim, apresentada.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/69366Desenvolvendo a sustentabilidade em um estabelecimento de ensino2022-09-14T16:45:37-03:00Lucas Crecencio de Souzalucas.crecencio12@hotmail.comLicielo Romero Vieiralicieloromero@gmail.comSilvane Vestenasvestena@yahoo.com.br<p>O estudo objetivou introduzir práticas de sustentabilidade, por meio da construção de uma horta orgânica urbana, no estabelecimento de ensino Tiro de Guerra 04-030. Para tanto, foi instalada a horta com cultivo orgânico, com construção de uma composteira e de um minhocário. Como parte do trabalho, foram ministradas palestras, durante três anos (2019-2021), sobre tópicos de educação ambiental aos integrantes do Tiro de Guerra 04-030. Constatou-se uma excelente participação do público nas palestras, com participação de todos, sendo evidenciada uma sensibilização dos envolvidos na preservação ambiental, com destino de forma correta dos resíduos gerados, reutilização de resíduos secos, destino de resíduos orgânicos com compostagem e utilização do humus gerado na preparação da horta e, produção e consumo de hortaliças sem defensivos agrícolas; ainda, é importante considerar que todos os envolvidos podem atuar como multiplicadores desses conhecimentos sobre as questões ambientais e/ou sustentabilidade.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/63131Ciência da Vida Comum: alfabetização científica pelo hábito da leitura de livros de popularização da ciência2021-11-22T11:16:20-03:00Bruna Akemy Hashimoto da Silvabrunaakemy.hashimoto@gmail.comMarcia Kimie Fujiimkimiefujii@gmail.comFranciele Cristina Sehnemffrancielesehnem@hotmail.comThiago Martins Paistmpais@yahoo.com.br<p>A leitura de livros de caráter cientifico pode ser uma ferramenta para combatermos o analfabetismo científico. O objetivo do projeto foi incentivar o interesse pela ciência, estimulando o hábito da leitura de livros. As metodologias empregadas foram o empréstimo gratuito de livros, uma plataforma online de debate, reuniões presenciais e aplicação de questionários. Realizamos 105 empréstimos de livros para discentes, técnicosadministrativos e pessoas externas à UFMT. 67.2% das pessoas fizeram a leitura completa do livro, 28.9% dos leitores leram menos da metade do livro e 3.9% de pessoas leram mais de 50% das páginas totais do livro. A leitura sistemática pode transformar nossa sociedade, desenvolvendo cidadãos mais autoconscientes dos fenômenos que afetam nosso cotidiano.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/67480Interculturalidade em uma organização: análise à luz dos sentimentos positivos e negativos2022-09-14T15:56:11-03:00Beatriz Leite Gustmann de Castrobeatriz_gustmann@hotmail.comAndrieli de Fátima Paz Nunesandriieli.nunes@gmail.comVânia Medianeira Flores Costavania.costa@ufsm.br<p class="Textoresumoabstract"><span lang="X-NONE">Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a analisar os sentimentos positivos e negativos em relação à interculturalidade no ambiente organizacional de trabalhadores brasileiros em uma Agroindústria no Sudoeste do Paraná. Para tanto, utilizou-se de entrevistas em profundidade com trabalhadores brasileiros vinculados a uma Agroindústria na região Sudoeste do Estado do Paraná. Os dados foram analisados por meio do software NVivo 12 Plus. Os resultados indicam que a comunicação, ausência de aceitação do outro, cultura distinta, bem como a falta de preparo técnico da gestão são fatores limitante para a interação no ambiente organizacional. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o progresso do delineamento teórico e conceitual da interculturalidade organizacional.</span></p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/73489Apresentação2022-12-12T11:22:13-03:00Profª, Drª Cláudia Bomfá - Editora responsávelexperienciaufsm@ufsm.br2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/70141Cartografia social e agroecologia: mapeamento participativo da Rede Sabor e Saúde da Serra em Muriaé-MG2022-09-14T17:04:42-03:00Lucas Magnolucas.magno@ifsudestemg.edu.brLeonardo Rorigues de Oliveiralenx.rodrigues@gmail.comStefanie Marquiorostefaniemarquioro@gmail.comCarla Martins Nunescarla.m.nunes@ufv.brJulio Cesar Pereira Moneratjulio.monerat@gmail.com<p>Este relato apresenta os resultados de um projeto sobre mapeamento participativo da Rede Sabor e Saúde da Serra (Rede). Essa Rede é formada por agricultores agroecológicos de municípios da região de Muriaé-MG que comercializa seus produtos através de feiras realizadas semanalmente e também a partir de entregas delivery. O mapeamento participativo foi demandado pela própria Rede, na tentativa de espacializar e diagnosticar os agricultores que fazem parte desse coletivo, identificando seus produtos e territórios, mostrando para a sociedade a viabilidade de projetos agroecológicos e visando fortalecer sua comercialização. O objetivo do projeto foi realizar um processo participativo dessa Rede, por meio de oficinas presenciais, de entrevistas e do emprego de técnicas de geoprocessamento, com uso de software livre de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). A execução do projeto resultou na produção de seis mapas de localização dos agricultores e de suas produções, contribuindo com a visibilidade da agroecologia e com a divulgação da Rede na região.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/68451“Ligação solidária” em época de pandemia da covid-19: um gesto de amor e empatia2022-06-23T16:33:53-03:00Luísa Spagnuololuisaspag@gmail.comBruna Elisa Bepplerbru.beppler2000@hotmail.comJackson da Silva Gullojackson.gullo@estacio.brGessyca Spagnuolo Kamersgessycaspag@gmail.comAna Inês Gonzálesanainesgonzales@gmail.com<p>Diante da pandemia da Doença do Vírus Corona 2019 (COVID-19) indivíduos com comorbidades crônicas vem demonstrando desfechos piores. Pacientes cardiopatas ou com doenças neurológicas crônicas como a doença de Parkinson acabam tornando-se mais vulneráveis. Esta população encontra-se em isolamento social o que acaba favorecendo a inatividade física e afastamento de projetos de apoio fisioterapêuticos específicos para cada doença. Neste sentido, medidas que possam se adequar a um direcionamento e amparo a este grupo deve ser encorajadas, a fim de auxiliar na preservação física e qualidade de vida desta população. Diante deste cenário, surge o trabalho voluntário “ligação solidária”, um exemplo de cidadania e solidariedade durante a pandemia e tempos de crise, visando monitorar o estado geral de saúde, qualidade de vida, incentivar a prática de atividades já conhecidas e adequadas a cada caso, e realizar conversas educativas diante dos cuidados preventivos à COVID-19.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/68416Assistência multiprofissional à saúde na atenção materno infantil: relato de experiência2022-09-14T16:17:43-03:00Hémyllen Taisa Diniz da Silvahemyllendiniz@hotmail.comIsadora Dávila da Silvaisadoradvl35@gmail.comAline Constantina da Silvaalineconstantina@hotmail.com<p class="Textoabstract">Trata-se de um relato de experiência, com objetivo de promover ações educativas de forma lúdica abordando temas atuais e relevantes com enfoque na saúde da mulher e da criança realizado no período de agosto e outubro de 2021 na UBS, promovido por residentes de um Hospital Amigo da Criança. Foram realizadas duas ações: um com enfoque na saúde da criança sobre alimentação saudável com 3 gincanas (tiro ao alvo, boliche e “que alimento é esse?”) e outro voltado a saúde da mulher abordando o tema de prevenção de câncer de mama promovido especialmente no mês de outubro. As gincanas propiciaram as crianças reflexão crítica nas escolhas alimentares saudáveis, já o momento com as mulheres foi observado quebra de tabu em relação ao cuidado na prevenção de câncer de mama e maior interação entre as participantes e as residentes por meio do método dialógico. Por fim, a aprendizagem se deu de forma mútua, ressaltando a construção do conhecimento em ambos os lados (residentes e participantes).</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/68168Relato de experiência: atividades desenvolvidas no ensino remoto emergencial2022-09-14T16:14:32-03:00Alice Angélica Maframafraalice5@gmail.comNereida Maria Santos Mafra De Benedictisnereidamafrabenedictis@gmail.com<p class="Keywords">Este relato de experiencia tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos durante as atividades desenvolvidas em uma escola da rede pública de educação na cidade de Barra da Estiva- Bahia, durante os meses de abril e maio de 2021. O trabalho foi elaborado tomando como base o planejamento de um docente de Geografia para uma turma de segundo ano do ensino médio e a participação das aulas da docente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Por meio da plataforma do <em>Google </em><em>M</em><em>eet</em>, foi desenvolvido um projeto especifico para o perfil da turma em ambiente de ensino remoto emergencial, com isso, pode-se perceber como as metodologias por meio de projetos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto. Os resultados obtidos com os alunos da turma do 2º Ano B, apontaram que a experiência foi satisfatória em relação ao processo de ensino aprendizagem de Geografia no ERE.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Experiência. Revista Científica de Extensãohttps://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/69141Educação agroflorestal de base ecológica: uma experiência com uso de metodologias remotas e interativas2022-06-23T17:14:45-03:00Rosana Rocha da Silvarosana-silva@uergs.edu.brGabriela Schmitz Gomesgabrielagrofloresta@gmail.comFranklin Sales de Oliveirafsoliveira@inf.ufpel.edu.brJanaína Tauil Bernardojanaina-bernardo@uergs.edu.brJosé Antônio Kroeff Schmitzjose-schmitz@uergs.edu.br<p>A experiência descreve curso de extensão em agrofloresta de base ecológica, realizado pelo NEA Gaia Centro Sul, da UERGS, durante a pandemia de COVID-19, o qual foi conduzido de forma virtual, com aulas síncronas semanais, utilizando as plataformas Youtube e StreamYard, e atividades assíncronas com o Google Classroom. Foram abordados temas como: a reconexão entre florestas, cultivos e gentes; histórico, conceitos e princípios de agroflorestas; Implantação e manejo de agroflorestas; mulheres e seus quintais agroflorestais; produtos da sociobiodiversidade em sistemas agroflorestais e extrativistas; certificação; e relatos de experiências agroflorestais. Os cursistas puderam interagir através de <em>chat</em> disponível nas atividades. O curso pode ser considerado como um marco em termos de integração de conhecimentos agroflorestais, tendo reunido educadores e participantes de diversas regiões do País.</p>2022-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022