Experiência. Revista Científica de Extensão https://periodicos.ufsm.br/experiencia <p style="text-align: justify;">A revista científica <strong>Experiência</strong>, editada e publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, promove a reflexão interdisciplinar sobre as interações dialógicas entre Universidade e outros setores da sociedade. Constitui-se em espaço para o debate sobre os processos educativos, culturais e científicos intrínsecos ao trabalho de Extensão e sua indissociável articulação com o Ensino e a Pesquisa. </p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2447-1151 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p> pt-BR experienciaufsm@ufsm.br (Cláudia Regina Ziliotto Bomfá) experienciaufsm@ufsm.br (Cláudia Regina Ziliotto Bomfá) Fri, 02 Aug 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Criação de um Observatório para qualificação de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre Vigilância Alimentar e Nutricional https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74327 <p>O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de criação do Observatório de Vigilância Alimentar e Nutricional (OVAN) do Rio Grande do Sul (RS), que é um espaço de capacitação, aprendizagem e troca de experiências sobre a Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) direcionado aos atores envolvidos com a temática. Para tanto são disponibilizados materiais de apoio e uma rede social para auxiliar e aproximar-se dos profissionais, como a publicação de um edital de relatos de experiências em VAN, com 42 ações que serão disponibilizadas em um e-book. Além disso, foi realizado o I Ciclo de Capacitações sobre VAN do RS realizado com diferentes temas e ministrado por especialistas da área. O OVAN também organizou o I Encontro Estadual de Ações de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde com palestras e minicursos sobre a temática. Acredita-se que o OVAN possa qualificar os profissionais de saúde proporcionando ferramentas para educação permanente e colaborando com o fortalecimento da VAN.</p> Laura Virgili Claro, Francine Dalvesco, Lisiane Vecchi, Laura Gabriela de Oliveira, Greisse Viero da Silva Leal, Vanessa Ramos Kirsten Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74327 Fri, 01 Nov 2024 00:00:00 -0300 Vivências em uma unidade de saúde na Atenção Primária: construções e contornos de estagiários de Psicologia no SUS https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84885 <p>Este artigo trata de um relato de experiência de estágio supervisionado em uma unidade de saúde da Atenção Primária na cidade de Manaus, com o objetivo de descrever a experiência de estudantes de Psicologia na oferta de serviços de saúde, psicoeducação e trabalho interdisciplinar. Foram realizadas leituras de artigos científicos, reconhecimento do território, supervisões semanais, reuniões com a equipe multiprofissional, oficinas de psicodrama, arteterapia e atendimento especializado para testagem de ISTs. Dentro do processo de inserção prática e debate teórico-técnico, foi possível atuar em frentes plurais, no sentido de oferecer espaço de escuta qualificada e humanizada para PVHA, espaço para explorar a criatividade, dinâmica grupal e as angústias por meio das oficinas psicodramáticas, possibilidade de trabalhar o lúdico como ferramenta de expressão de sentimentos por meio das atividades de arteterapia e o saber coletivo em espaços de supervisão e compartilhamento de experiências. Conclui-se que, apesar do planejamento e disposição para o trabalho, a dinâmica prática na Atenção Primária é atravessada por inúmeros desafios e possibilidades, que exigem novas perspectivas de cuidado em saúde mental e políticas públicas.</p> Gabriela Carvalho dos Reis, Lucas Guimarães dos Santos, Karolayne Rodrigues Silva, Flávia Carolina Silva Santos de Castro, Consuelena Lopes Leitão, Victor Lucas da Silva Carvalho Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84885 Fri, 01 Nov 2024 00:00:00 -0300 Dialogando sobre Biotecnologia no Ensino Médio: relato de experiência extensionista https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74633 <p>O presente trabalho teve por finalidade relatar experiências vivenciadas por alunos extensionistas do “Projeto Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)”, que visa divulgar as discussões relacionadas à Biotecnologia com estudantes do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Paulo Freire (Timbiras, MA). O projeto foi dividido em quatro etapas: Primeira etapa: consistiu em um treinamento da equipe executora; Segunda etapa: ocorreu a aplicação de uma avaliação diagnóstica e explanação do projeto; Terceira etapa: se deu por meio de palestras com temas relacionados à Biotecnologia; Quarta etapa: produziu-se duas oficinas com os temas Clonagem e Organismos Transgênicos, juntamente com reprodução de filmes que abordavam diversas áreas da Biotecnologia. Considerando-se a percepção da equipe executora e respostas de reaplicação da avaliação diagnóstica, os resultados esperados com o projeto foram alcançados uma vez que possibilitou-se a discussão de temáticas de Biotecnologia.</p> Renilson Santos da Silva, Sebastiana Maria Ferro de Melo, José Francisco de Sousa da Silva, Maria da Conceição da Silva dos Santos, Elenilson Montel Lopes, Camila Campêlo de Sousa Copyright (c) 2024 Experiência. Revista Científica de Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/74633 Fri, 01 Nov 2024 00:00:00 -0300 Projeto Desporto e Educação - Prática e Promoção Social: Experiência interdisciplinar de acolhimento, pertencimento e integração https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84979 <p>O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da integração entre discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, docentes e população que participaram do Projeto Desporto e Educação: prática e promoção social como bolsistas. Por meio da experiência com o projeto foi possível aprimorar o conhecimento técnico e teórico dos extensionistas dentro e fora das suas áreas de estudo, ter uma visão mais atenciosa para o âmbito social como profissionais e estabelecer um referencial para futuros projetos que enfatizem o esporte como ação de superação de situações de vulnerabilidade, além de fortalecer o vínculo da comunidade beneficiária com a Universidade.</p> Julianne Fabiano Moura, Kelly Cristina Guimarães Grigório, César Luis Siqueira Junior, Andressa Teoli Nunciaroni Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84979 Fri, 01 Nov 2024 00:00:00 -0300 Despertando conhecimento e conexões: jornada pela história do sono e a arte de dormir - relato de prática extensionista https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84214 <p>Este artigo descreve a exposição "Entre Sonhos e Realidade: uma Jornada pela História do Sono e a Arte de Dormir", que abordou a temática do sono, explorando sua relação com a história e a arte. A exposição ofereceu uma perspectiva única sobre a percepção e compreensão do sono ao longo do tempo e como isso influencia nosso entendimento atual. A criação da exposição envolveu a organização cuidadosa de vários objetos em categorias para facilitar o manuseio. As atividades incluíram uma coleção de pinturas retratando a história do sono, poesias, uma caixa temporal dos sonhos, um mural com dicas para a higiene do sono e higiene circadiana, e um céu noturno com o tema de aurora boreal. A exposição teve um impacto significativo no público, promovendo mudanças de percepção, aquisição de conhecimento, despertar de emoções e reflexões sobre o sono.</p> Michael Jackson Oliveira de Andrade, Bruna Machado Mourão, Matheus de Souza Dias, Emilly Francianne Lamêgo da Silva, Nayara Letícia Silva Macedo, Déborah Conceição de Carvalho Sousa, Francimara Diniz Ribeiro, Alexandra Nayara Alves Pinto Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84214 Fri, 02 Aug 2024 00:00:00 -0300 Restaurantes verdes: relato de experiência de oficinas sustentáveis em restaurantes comunitários https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71583 <p>Os restaurantes sustentáveis baseiam-se na implementação de uma gestão ambiental e estão intimamente relacionados à gestão da qualidade por meio de um conjunto de instrumentos e programas, que visam proporcionar um processo de mudança organizacional e melhoria contínua da qualidade ambiental dos serviços e produtos. Com o objetivo de implantar um programa de desenvolvimento sustentável que transforme restaurantes comunitários em unidades sustentáveis, este estudo de intervenção foi realizado em 12 restaurantes comunitários do Brasil. Foram realizados quatro encontros em cada um dos doze restaurantes comunitários para realizar oficinas sustentáveis. As oficinas sustentáveis mostraram um efeito positivo na conscientização das empresas e dos funcionários em relação às práticas sustentáveis e 100% dos entrevistados responderam que essas práticas foram importantes e geraram reflexão e mudanças entre os funcionários.</p> Priscila Cortes do Prado Miranda, Dayanne da Costa Maynard, Andrea Gonçalves de Almeida Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/71583 Fri, 02 Aug 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência sobre o etnoturismo em Roraima como alternativa sustentável para autogestão https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/83776 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">O relato de experiência descreve a vivência realizada na comunidade indígena Raposa I, localizada na terra indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), em Normandia/Roraima. A visita técnica foi realizada em parceria do Instituto Federal de Roraima com a comunidade e </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">teve por objetivo propiciar aos acadêmicos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e Pós-graduação do IFRR/Campus Boa Vista a experiência.<span style="background: white;"> O relato</span> compartilha a experiência vivida na comunidade citada, durante uma viagem de visita técnica a um <span style="background: white;">projeto piloto de etnoturismo conforme plano de visitação segundo instrução normativa da FUNAI, que regulariza etnoturismo em terras indígenas. Para descrever o relato, a autora realizou observação direta, descrição de relatos em diário de bordo, além de registros de fotos e imagens da experiência no evento Panela de Barro, em novembro de 2019 na comunidade. Além disso, em janeiro de 2023, o plano recebeu a carta de anuência da FUNAI, sendo a primeira comunidade indígena de Roraima a ter etnoturismo.</span></span></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;"><span style="background: white;"> </span></span></p> <p class="CorpoResumo"> </p> Jordana de Souza Cavalcante Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/83776 Fri, 02 Aug 2024 00:00:00 -0300 Os desafios da extensão universitária a distância: uma análise a partir de um projeto de tutoria realizado em uma escola pública estadual https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84467 <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta algumas das dificuldades e oportunidades para exercer as diretrizes da extensão universitária em ações de extensão a distância. Para tal, são apresentadas reflexões sobre os desafios enfrentados na realização de uma ação, cujo objetivo era realizar tutorias de matemática aos alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, em uma cidade no interior de Minas Gerais. Utilizando-se de questionários, respondidos pelos estudantes, direção e professores de matemática da escola, bem como um levantamento bibliográfico, foi constatado que praticar o pleno exercício da dialogicidade é uma das principais dificuldades na realização de ações de extensão a distância. A utilização de ferramentas de tecnologia da informação contribui, mas pode também ser uma barreira à comunicação. Por outro lado, a realização da ação a distância permitiu ampliar o seu alcance, organizar melhor o tempo, além do desenvolvimento de novas experiências educacionais.</span></p> Paganini Barcellos de Oliveira, Wagner Ragi Curi Filho, Ruan Pablo Dias Dutra, Ana Lívia Machado Ferreira Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/84467 Fri, 02 Aug 2024 00:00:00 -0300