Os neurônios visitam a escola: uma estratégia de popularização da neurociência

Autores

  • Andressa Mandarino Universidade Federal do Pampa, RS
  • Rui Seabra Machado Universidade Federal do Pampa, RS
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS. https://orcid.org/0000-0002-9008-2091

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115135088

Palavras-chave:

Escola, Neurociência, Extensão

Resumo

A neurociência busca desvendar o cérebro. Estas descobertas trazem inúmeros benefícios para a melhoria da qualidade de vida. Nosso objetivo foi divulgar a neurociência junto a uma turma do 5o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS, no primeiro semestre de 2017. Como metodologia utilizamos intervenções em sala de aula denominadas Neuroblitzes. Estas eram atividades lúdicas que objetivavam envolver prazerosamente os estudantes. Foi aplicado um questionário com questões relativas ao conteúdo das atividades antes e após intervenções. Como resultado das ações verificamos o aumento dos conhecimentos e do interesse dos estudantes pela neurociência.

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Biografia do Autor

Andressa Mandarino, Universidade Federal do Pampa, RS

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, RS.

Rui Seabra Machado, Universidade Federal do Pampa, RS

Mestrando em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa, RS.

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.

Fisioterapeuta. Mestre e doutorado em CB: Fisiologia (UFRGS). Pós-doutorado na área de neurofisiologia (KUL, Bélgica). Professora na Univ Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

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Publicado

2020-07-09

Como Citar

Mandarino, A., Machado, R. S., & Mello-Carpes, P. B. (2020). Os neurônios visitam a escola: uma estratégia de popularização da neurociência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 4(2), 80–96. https://doi.org/10.5902/2447115135088

Edição

Seção

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