Os neurônios visitam a escola: uma estratégia de popularização da neurociência

Autori

  • Andressa Mandarino Universidade Federal do Pampa, RS
  • Rui Seabra Machado Universidade Federal do Pampa, RS
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS. https://orcid.org/0000-0002-9008-2091

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115135088

Parole chiave:

Escola, Neurociência, Extensão

Abstract

A neurociência busca desvendar o cérebro. Estas descobertas trazem inúmeros benefícios para a melhoria da qualidade de vida. Nosso objetivo foi divulgar a neurociência junto a uma turma do 5o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS, no primeiro semestre de 2017. Como metodologia utilizamos intervenções em sala de aula denominadas Neuroblitzes. Estas eram atividades lúdicas que objetivavam envolver prazerosamente os estudantes. Foi aplicado um questionário com questões relativas ao conteúdo das atividades antes e após intervenções. Como resultado das ações verificamos o aumento dos conhecimentos e do interesse dos estudantes pela neurociência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Andressa Mandarino, Universidade Federal do Pampa, RS

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, RS.

Rui Seabra Machado, Universidade Federal do Pampa, RS

Mestrando em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Pampa, RS.

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, RS.

Fisioterapeuta. Mestre e doutorado em CB: Fisiologia (UFRGS). Pós-doutorado na área de neurofisiologia (KUL, Bélgica). Professora na Univ Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Riferimenti bibliografici

ALVARENGA, S.P. Contribuição da neurociência no processo de ensino-aprendizagem em alunos com paralisia cerebral. 2012. 29 f. Monografia de conclusão de curso (Especialização) – Faculdade Integrada, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2012.

BARBANTI, V.J.; TRICOLI, V.; UGRINOWITSCH, C. Relevância do conhecimento científico na prática do treinamento físico. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, p.101-09, ago. 2004. Disponível em: http://files.cursoeducacaofisica.webnode.com/200000070-7e7a97f6e9/Relevancia%20do%20Treinamento%20Desportivo.pdf. Acesso em: jun. 2018.

COSENZA, R.M.; GUERRA, L.B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre, 2011. 151 p.

FILIPIN, G. et al. Guia prático de atividades para popularização e divulgação da neurociência. São Paulo, 2016. 175 p.

FILIPIN, G. et al. POPNEURO: RELATO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO QUE BUSCA DIVULGAR E POPULARIZAR A NEUROCIÊNCIA JUNTO A ESCOLARES. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, p. 87-95, 2015. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3066. Último acesso em: jun 2018.

FILIPIN, G. et al. Neuroblitz: uma proposta de divulgação da neurociência na escola. Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 3, p. 69-76, 2014. Disponível em: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1098. Acesso em: Último acesso em: jun 2018.

GUERRA, L.B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, n. 4, p.3-12, 2011.

HAYDON, P.G. Glia. Listening and talking to the synapse. Em: Nature Reviews Neuroscience 2 (3), pág. 185. 2001. Disponível em DOI: 10.1038/35058528. Último acesso em: jun 2018.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre, 2011. 133 p.

KEAN, S. O duelo dos neurocirurgiões. Nova York, 2014, 407 p.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais. Atheneu: São Paulo, 2005.

MARTINS, A; MELLO-CARPES, PB. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 12, p. 100-109, 2014. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/329 . Acesso em: jun 2018.

MELO, J.R.; ROTTA, J.C.G. Concepção de ciência e cientista entre estudantes do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010, Brasília, Resumos. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0215-1.pdf Último acesso em: jun 2018.

MONTREZOR, L. H. The synaptic challenge. Em: Advances in physiology education 38 (2), pág. 187–190. 2014. Disponível em DOI: 10.1152/advan.00145.2013. Último acesso em: jun 2018.

POWERS, S.K. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6 ed. Florida, 2007. 646p.

SARAIVA, C.C. Teatro Científico e ensino da química. Dissertação (Mestrado em Química do Ensino), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto, 2007.

SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana, Uma Abordagem Integrada. Editora Artmed, Porto Alegre. 5ª ed. 2010.

VARGAS, L.S et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Ciências & Cognição, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2014. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/910. Último acesso em: jun 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-07-09

Come citare

Mandarino, A., Machado, R. S., & Mello-Carpes, P. B. (2020). Os neurônios visitam a escola: uma estratégia de popularização da neurociência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 4(2), 80–96. https://doi.org/10.5902/2447115135088

Fascicolo

Sezione

Relatos de experiência

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i