Acessibilidade Atitudinal: obstáculos a serem superados na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87293

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade atitudinal, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Os sistemas de educação inclusiva vem ampliando seus marcos teóricos e normativos, visando atender a uma determinada demanda da população, isto é, as pessoas com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento. A acessibilidade atitudinal é uma dimensão relevante do processo de inclusão. Dessa forma, este artigo tem por objetivo  investigar de que forma a acessibilidade atitudinal vem se  ampliando, por meio de publicações de artigos, teses e dissertações, na base de dados da CAPES, Conservatório do ProfEPT e Google Acadêmico, dentro de um recorte temporal compreendido entre 2019 a 2023. Este estudo consiste em um trabalho de investigação de abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica feita com autores que dialogam com a educação inclusiva e estudo de caso. Considera-se que a inclusão e a Acessibilidade Atitudinal dos estudantes com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica se apresenta como um direito à emancipação, estando pautada na promoção da inclusão, da acessibilidade e de igualdade de condições com as demais pessoas.

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Biografia do Autor

Adriana Brito Garona, Instituto Federal Fluminense

. Especialização em Gestão Escolar .

. Especialização em Educação Especial. 

. Graduação em Pedagogia 2011-2015

.Graduação em Educação Especial  2016-2018

Professora de sala de recurso , na Rede municipal .

 . Mestranda no ProfEPT

Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira, Instituto Federal Fluminense

 Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Americana (UA/PY), Rec. pela Universidade  Anhanguera de São Paulo (UNIAN/SP) em Educação Matemática.

. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/RJ)

. Graduada em Licenciatura em Pedagogia Pella Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC/RJ)

. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, campus Campos Centro (IFFLUMINENSE/RJ)

. Docente do Mestrado PROFEPT do IFFLUMINENSE.

Linha de pesquisa: Organização e Memórias. 

Tem realizado pesquisas na área de Ensino na EPT,  Neurociências Cognitivas, Educação Inclusiva, Dificuldades e Transtornos do Neurodesenvolvimento e da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Uso do Corpo e Psicomotricidade no Ensino, Desenvolvimento Humano Integral, Ensino, Cultura e Arte, Competências Socioemocionais no processo de ensino-aprendizagrm, Saúde Mental na educação.

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Garona, A. B., & Ferreira, B. I. A. e S. (2025). Acessibilidade Atitudinal: obstáculos a serem superados na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Educação Especial, 38(1), e31/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X87293

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico