Entre Portas Fechadas: frestas e brechas para pensar processos inclusivos na Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X71150

Palavras-chave:

Mães, Narrativas, Processos Inclusivos

Resumo

Neste trabalho é tensionado o direito à educação para as crianças com deficiências, garantido nos documentos legais, com as narrativas das mães de crianças com diagnóstico do espectro autista e suas lutas para matricular as crianças na escola. Foi percebido que as interpretações que existem na lei, como “preferencialmente na rede regular de ensino”, deixam a responsabilidade também para outras instituições educativas, que muitas vezes, criam barreiras para matricular as crianças. Nas narrativas das mães, são recorrentes as portas fechadas, mas elas insistem, encontram frestas e brechas para habitar a escola. Mães que tem suas histórias de vida invisibilizadas, enfrentam lutas (a) morosas por uma educação inclusiva. Narrativas são utilizadas como recurso metodológico, inspiradas em Benjamin, Portelli e Certeau, e a dimensão do acontecimento a partir de Deleuze, para a produção de novas maquinações. A Educação Especial no Brasil é marcada pela medicalização, e os efeitos mais devastadores dessa cultura medicalizante são percebidos nos discursos de docentes que se apresentam como incapazes de ensinar crianças com deficiência. Urge que a escola desse tempo de agora considere as diferenças como condição de existência de cada um.

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Biografia do Autor

Maria Goretti Andrade Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ

Professora doutora na Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Cristiana Callai de Souza, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ

Professora doutora na Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Edna Rodrigues da Silva, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ

Mestra pela Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Rodrigues, M. G. A., Souza, C. C. de, & Silva, E. R. da. (2023). Entre Portas Fechadas: frestas e brechas para pensar processos inclusivos na Educação. Revista Educação Especial, 36(1), e12/1–14. https://doi.org/10.5902/1984686X71150