A teoria histórico-cultural na fundamentação da configuração do Desenho Universal para Aprendizagem

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X84571

Parole chiave:

Teoria histórico-cultural, Desenho Universal para Aprendizagem, DUA, Educação Inclusiva

Abstract

O Design Universal para a Aprendizagem (UDL) foi concebido como uma forma de reorganização curricular, especificamente chamada de diferenciação, com o objetivo de eliminar barreiras à aprendizagem para todos os alunos. Foi criado com uma perspetiva inclusiva onde todos, inclusive as pessoas com deficiência, possam desenvolver plenamente suas competências e habilidades a partir de três princípios: propor mudanças na forma de motivar e envolver os alunos; apresentar os conteúdos e atividades de forma diferenciada e organizar a avaliação dos alunos de diversas formas que permitam, de acordo com sua inteligência, poder apresentar o que aprenderam de forma mais clara para eles. Diante disso, neste artigo em forma de ensaio, pretendemos discutir a relação que existe entre o DUA e o conceito de aprendizagem vygotskyana e a teoria histórico-cultural de Vygotsky. Para isso, partimos do entendimento de que esta diferenciação curricular apresenta a possibilidade de gerar currículos que contribuam para o desenvolvimento de todos os alunos, com deficiência ou não. Esse desenvolvimento pessoal e aprendizagem ocorrem, segundo a DUA, a partir das relações no contexto escolar e no ambiente, naquele espaço subjetivo e social de encontro e troca, que lhes permite aprender e desenvolver ao máximo suas capacidades. Evidencia-se uma forma concreta de construção da aprendizagem, pois destaca-se em suas diretrizes, que o currículo não é uma barreira para a construção do seu pensar e agir na sociedade, conectado com os pressupostos de Vygotsky, com foco na elaboração de objetos, ferramentas e processos de sua zona de desenvolvimento proximal.

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Biografia autore

Eladio Sebastián Heredero, Universidad de Alcalá, Alcalá de Henares, Madrid, España

Professor Doutor Aposentado da "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares-Espanha), Professor Visitante Estrangeiro da UFMS (Campo Grande-MS), Professor colaborador del programa de Pós-graduação da UNAB (Bucaramenga-CO) e CETYS (Tijuana.MX). Possui Graduação como "Maestro de Primera Enseñanza" pela "Escuela de Magisterio" de Guadalajara (Espanha), Graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Mestrado em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Doutorado em Educação pela "Universidad de Alcalá" (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" de São Paulo (Brasil). Cátedra Distinguida de Educação 2016 pelo Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS) de México. Atuou como Assessor da área de atenção à diversidade do MEC em Guadalajara (Espanha) e Assessor da área de planejamento educacional da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha) e Diretor do Centro de Formação de Professores e de Recursos do MEC en Pastrana (Espanha) e Diretor do Centro de Formação Continuada dos Professores da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Orientador Educacional e Professor de Ensino Básico, Médio e Superior. Atuou como consultor externo do Instituto Ayrton Senna. Participa dos grupos de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha), EDO da "Universidad Autónoma de Barcelona" (Espanha), Educação, Cultura e Sociedade da UFMS/PPGEdu (Brasil); Líder do Grupo Estudos Políticas e Pesquisas em Educação Inclusiva-Reconstruindo a Escola GEPPEI-RE.

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Pubblicato

2023-12-14

Come citare

Heredero, E. S. (2023). A teoria histórico-cultural na fundamentação da configuração do Desenho Universal para Aprendizagem. Revista Educação Especial, 36(1), e69/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X84571

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Educação Especial na perspectiva inclusiva no contexto de ameaças, contradições e retrocessos democráticos: críticas e proposições