O processo de ensino-aprendizagem de Ciências em turmas com alunos deficientes visuais: percepções de professores.

Autores

  • Iohanna Elizabeth Beckers Universidade Federal de Santa Maria
  • Josefa Lídia Costa Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson Giovani Trogello Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6250

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Deficiente Visual, Metodologias de ensino.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6250

 

O ensino de astronomia voltado para alunos com necessidades educacionais especiais deve acontecer de forma a envolver de modo inclusivo o participante no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, alunos com deficiência visual necessitam de ações que privilegiem os diversos sentidos, exceto a visão. Assim o presente trabalho se dispôs a entrevistar professores de séries iniciais do ensino fundamental, objetivando analisar como acontece o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos astronômicos em turmas que possuem alunos deficientes visuais inclusos. Tais análises demonstraram que o ensino de astronomia praticado pelos professores privilegiou uma linguagem áudio visual, o que pode desfavorecer a participação dos deficientes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iohanna Elizabeth Beckers, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Educação Especial, modalidade a distância, polo Darci Ribeiro (Foz do Iguaçu-PR)

Josefa Lídia Costa Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Licenciatura Em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto I do Departamento de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem experiência na área de Educação Especial com ênfase em Educação de pessoas com deficência visual.

Anderson Giovani Trogello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Especializações em Ensino de Ciências (UTFPR-2010) e Biodiversidade, Manejo e Recursos Naturais (2011). Atualmente atua como Servidor Estadual da Educação Basica e cursa a Especialização de nível Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia na UTFPR - Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Beckers, I. E., Pereira, J. L. C., & Trogello, A. G. (2014). O processo de ensino-aprendizagem de Ciências em turmas com alunos deficientes visuais: percepções de professores. Revista Educação Especial, 27(48), 127–140. https://doi.org/10.5902/1984686X6250

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua