<b>Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2999Parole chiave:
School for the deaf, Resistance, Deaf.Abstract
A comunidade surda tem, recursivamente, buscado as escolas específicas para surdos por ser este um espaço no qual seria possível encontrar segurança e condições de resistência. Através deste artigo, intenta-se compreender como as premissas que sustentam a instituição escolar são direcionadas, haja vista a aproximação com os movimentos surdos. Para realizar esta abordagem, foram utilizados excertos de entrevistas realizadas com surdos professores e alunos de diferentes escolas específicas para surdos do Estado do Rio Grande do Sul. Os estudos de vertente pós-estruturalistas forneceram as ferramentas teóricas que possibilitaram as análises. Através desta pesquisa, evidenciou-se como a comunidade surda se insere no espaço escolar, fazendo com que as premissas do capital cultural surdos sejam legitimadas na escolade surdos. Apesar disso, foi possível olhar para como os processos de disciplinamento inerentes à instituição escolar acontecem da mesma forma no espaço da escola de surdos, mesmo ela sendo tomada pelos surdos como o local da redenção e como sua maior trincheira.
Palavras-chave: Escola de surdos. Resistência. Sujeito surdo.
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