<b>Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos</b>

Autores/as

  • Liane Camatti Instituto Federal Farroupilha-Alegrete
  • Márcia Lise Lunardi-Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2999

Palabras clave:

School for the deaf, Resistance, Deaf.

Resumen

A comunidade surda tem, recursivamente, buscado as escolas específicas para surdos por ser este um espaço no qual seria possível encontrar segurança e condições de resistência. Através deste artigo, intenta-se compreender como as premissas que sustentam a instituição escolar são direcionadas, haja vista a aproximação com os movimentos surdos. Para realizar esta abordagem, foram utilizados excertos de entrevistas realizadas com surdos professores e alunos de diferentes escolas específicas para surdos do Estado do Rio Grande do Sul. Os estudos de vertente pós-estruturalistas forneceram as ferramentas teóricas que possibilitaram as análises. Através desta pesquisa, evidenciou-se como a comunidade surda se insere no espaço escolar, fazendo com que as premissas do capital cultural surdos sejam legitimadas na escolade surdos. Apesar disso, foi possível olhar para como os processos de disciplinamento inerentes à instituição escolar acontecem da mesma forma no espaço da escola de surdos, mesmo ela sendo tomada pelos surdos como o local da redenção e como sua maior trincheira.

Palavras-chave: Escola de surdos. Resistência. Sujeito surdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liane Camatti, Instituto Federal Farroupilha-Alegrete

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Educação Especial/LIBRAS - Instituto Federal Farroupilha/Campus Alegrete

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Curso de Pós-Graduação em Educação e do departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Publicado

2011-10-27

Cómo citar

Camatti, L., & Lunardi-Lazzarin, M. L. (2011). <b>Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos</b>. Revista De Educación Especial, 24(40), 259–269. https://doi.org/10.5902/1984686X2999

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua