Estratégias de letramento voltadas à intervenção fonoaudiológica em pessoas com síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X24631Parole chiave:
Letramento, Síndrome de Down, LinguagemAbstract
Esse estudo objetivou caracterizar e discutir as estratégias de letramento utilizadas na intervenção fonoaudiológica em sujeitos com síndrome de Down. Para isso, foram analisados os prontuários de 29 sujeitos, de ambos os sexos, atendidos em um projeto de extensão universitária, com idades entre dois e trinta e um anos. A análise dos dados observou as práticas de letramento utilizadas com os indivíduos, seguido da categorização em dois grupos de acordo com os objetivos da intervenção. O primeiro grupo focava o desenvolvimento das estratégias com foco na modalidade oral da língua, como: leitura de livros infantis; atividades de psicomotricidade associando à linguagem oral; leitura de histórias e recontagem; uso de músicas infantis, explorando o conteúdo da mesma. Já o objetivo do segundo grupo era o de desenvolver a linguagem escrita, fazendo com que o indivíduo entendesse e utilizasse a escrita em sua funcionalidade, como: leitura de histórias que sejam do interesse do sujeito, produção de diversos gêneros textuais, jogos que explorem a consciência fonológica, uso dos gêneros digitais. Observou-se que as estratégias de letramento encontradas puderam contribuir para o desenvolvimento linguístico, educacional e social da pessoa com síndrome de Down, as mesmas buscam envolver a linguagem nas práticas sociais. As estratégias são benéficas para o trabalho do fonoaudiólogo, assim como, para outros profissionais que lidam com a população estudada.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).