Estrategias de lectura orientadas a la intervención fonoaudiológica en personas con Síndrome de Down

Autores/as

  • Isabelle Cahino Delgado Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professora Adjunta
  • Talita Maria Monteiro Farias Barbosa Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística.
  • Bruna Samyres Oliveira de Macêdo Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Cynderella Karla Moraes de Lima Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Mariane Sousa Régis Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia
  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Giorvan Ânderson dos Santos Alves Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professor Adjunto II

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24631

Palabras clave:

Alfabetización, Sindrome de Down, Idioma.

Resumen

Este estudio objetivó caracterizar y discutir las estrategias de letramento utilizadas en la intervención fonoaudiológica en sujetos con síndrome de Down. Para ello, se analizaron los prontuarios de 29 personas, de ambos sexos, atendidos en un proyecto de extensión universitaria, con edades entre dos y treinta y un años. El análisis de los datos observó las prácticas de letramento utilizadas con los individuos, seguido de la categorización en dos grupos de acuerdo con los objetivos de la intervención. El primer grupo se centraba en el desarrollo de las estrategias con foco en la modalidad oral de la lengua, como: lectura de libros infantiles; actividades de psicomotricidad asociando al lenguaje oral; lectura de historias y recuento; el uso de música infantil, explorando el contenido de la misma. El objetivo del segundo grupo era el de desarrollar el lenguaje escrito, haciendo que el individuo entendiera y utilizara la escritura en su funcionalidad, como: lectura de historias que sean del interés del sujeto, producción de diversos géneros textuales, juegos que explotan la conciencia fonológica, el uso de los géneros digitales. Se observó que las estrategias de letramento encontradas pudieron contribuir al desarrollo lingüístico, educativo y social de la persona con síndrome de Down, las mismas buscan involucrar el lenguaje en las prácticas sociales. Las estrategias son beneficiosas para el trabajo del fonoaudiológico, así como para otros profesionales que se ocupan de la población estudiada.

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Biografía del autor/a

Isabelle Cahino Delgado, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professora Adjunta

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002) e Especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2004). É Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), na Área de Concentração Teoria e Análise Linguística e Linha de Pesquisa Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento e Síndrome de Down, também inerentes à área de Linguística. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, na área de Linguagem; Tutora / Colaboradora do Curso de Letras LIBRAS da UAB (UFPB); Supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/UFPB) e Líder do Núcleo de Estudos em Linguagem e Funções Estomatognáticas (NELF/CNPq). João Pessoa, Paraíba, Brasil

Talita Maria Monteiro Farias Barbosa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Graduada em Fonoaudiologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Bruna Samyres Oliveira de Macêdo, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Cynderella Karla Moraes de Lima, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Mariane Sousa Régis, Universidade Federal da Paraíba / Curso de Fonoaudiologia

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística

Graduado em Fonoaudiologia. Mestre e Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil

Giorvan Ânderson dos Santos Alves, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba / Professor Adjunto II

Possui Bacharelado Em Fonoaudiologia (2002) e MBA em Gestão Hospitalar e em Serviços de Saúde pelo Centro Universitário de João Pessoa Unipê (2004); Especialização em Motricidade Orofacial pela UFPE (2004); é Mestre (2008) e Doutor (2012) em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal da Paraíba do curso de Fonoaudiologia e Docente/Colaborador do curso de LETRAS/LIBRAS da UAB. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial e na área de Linguística em Aquisição e Alterações da Linguagem e da Fala. Professor Efetivo dos Programas de Pós-graduação em Linguística (PROLING) e do Mestrado Profissionalizante de Gerontologia.

Publicado

2019-03-18

Cómo citar

Delgado, I. C., Barbosa, T. M. M. F., Macêdo, B. S. O. de, Lima, C. K. M. de, Régis, M. S., Lima, I. L. B., & Alves, G. Ânderson dos S. (2019). Estrategias de lectura orientadas a la intervención fonoaudiológica en personas con Síndrome de Down. Revista De Educación Especial, 32, e33/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X24631

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua