Formatação ilustrativa e descritiva de estratégias e recursos pedagógicos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão em ambientes inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5707Palabras clave:
Teaching strategies, Pedagogical resources, Blind and visually impaired students.Resumen
A participação de todos em uma aula de Educação Física requer recursos pedagógicos e estratégias de ensino adequadas e/ou adaptadas, a cada grupo de participantes. Objetivou-se identificar, interpretar e categorizar as proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos, propostos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão. E de modo específicos: 1) disponibilizar os resultados das proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos, por meio de um manual ilustrativo, e 2) desenvolver um procedimento de descrição de figura em texto impresso, a partir do manual ilustrativo, de modo a oferecer acessibilidade às pessoas cegas. Os resultados foram obtidos por meio de: 1) identificação das proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos na literatura; 2) classificação e categorização das proposições; 3) elaboração do manual ilustrativo, e 4) descrição das figuras contidas no manual. O material produzido deverá servir como instrumento para formação de acadêmicos, para professores de instituições, professores de esportes adaptados, e ainda, para uso diário de professores.
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