Percepção de professores do ensino regular sobre recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência

Walquíria Gonçalves Reganhan, Eduardo José Manzini

Resumo


A adaptação de recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência é uma importante atividade para que as necessidades educacionais especiais sejam atendidas num contexto inclusivo. Com essa temática, objetivou-se investigar como os professores do ensino regular, que têm alunos com deficiência matriculados em suas salas, percebem os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino para esses alunos. Cinco professores foram entrevistados sobre o assunto. Os resultados indicaram que os entrevistados: 1) definiram recursos de forma semelhante à literatura da área; 2) realizaram adaptações nos recursos pedagógicos para atender às necessidades de seus alunos, mas todos afirmaram a necessidade de apoio externo de outros profissionais e 3) expressaram dificuldade em perceber e descrever as estratégias de ensino utilizadas. As conclusões indicaram que parece ser necessária uma base teórica mais sólida na formação desses professores no sentido de explicar suas ações pedagógicas.

Palavras-chave: Recursos pedagógicos. Estratégias de Ensino. Inclusão.

Palavras-chave


Pedagogic resource; Teaching Strategies; Inclusion.

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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