<b>Percepção de professores do ensino regular sobre recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência</b>

Autores

  • Walquíria Gonçalves Reganhan Universidade Paulista Bauru (SP)
  • Eduardo José Manzini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Pedagogic resource, Teaching Strategies, Inclusion.

Resumo

A adaptação de recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência é uma importante atividade para que as necessidades educacionais especiais sejam atendidas num contexto inclusivo. Com essa temática, objetivou-se investigar como os professores do ensino regular, que têm alunos com deficiência matriculados em suas salas, percebem os recursos pedagógicos e as estratégias de ensino para esses alunos. Cinco professores foram entrevistados sobre o assunto. Os resultados indicaram que os entrevistados: 1) definiram recursos de forma semelhante à literatura da área; 2) realizaram adaptações nos recursos pedagógicos para atender às necessidades de seus alunos, mas todos afirmaram a necessidade de apoio externo de outros profissionais e 3) expressaram dificuldade em perceber e descrever as estratégias de ensino utilizadas. As conclusões indicaram que parece ser necessária uma base teórica mais sólida na formação desses professores no sentido de explicar suas ações pedagógicas.

Palavras-chave: Recursos pedagógicos. Estratégias de Ensino. Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Reganhan, W. G., & Manzini, E. J. (2009). <b>Percepção de professores do ensino regular sobre recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência</b>. Revista Educação Especial, 22(34), 127–138. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/266

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua