Formatação ilustrativa e descritiva de estratégias e recursos pedagógicos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão em ambientes inclusivos

Autores

  • Manoel Osmar Seabra Júnior Unesp/Presidente Prudente
  • Maria Luiza Salzani Fiorini Unesp/Marília
  • Eduardo José Manzini Unesp/Marília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5707

Palavras-chave:

Teaching strategies, Pedagogical resources, Blind and visually impaired students.

Resumo

A participação de todos em uma aula de Educação Física requer recursos pedagógicos e estratégias de ensino adequadas e/ou adaptadas, a cada grupo de participantes. Objetivou-se identificar, interpretar e categorizar as proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos, propostos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão. E de modo específicos: 1) disponibilizar os resultados das proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos, por meio de um manual ilustrativo, e 2) desenvolver um procedimento de descrição de figura em texto impresso, a partir do manual ilustrativo, de modo a oferecer acessibilidade às pessoas cegas. Os resultados foram obtidos por meio de: 1) identificação das proposições que descrevem estratégias de ensino e recursos pedagógicos na literatura; 2) classificação e categorização das proposições; 3) elaboração do manual ilustrativo, e 4) descrição das figuras contidas no manual. O material produzido deverá servir como instrumento para formação de acadêmicos, para professores de instituições, professores de esportes adaptados, e ainda, para uso diário de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Osmar Seabra Júnior, Unesp/Presidente Prudente

Graduado em Educação Física pela Unesp/Bauru, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestre em Educação Física e Adaptação, Unicamp, Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor em Educação - Unesp/Marília, (2008) na Linha de Pesquisa: Educação Especial no Brasil. Foi professor e coordenador dos cusos de graduação e Pós Graduação na UNIMAR, Universidade de Marília onde atuou durante 14 anos. Atua na área de Educação Especial com ênfase em Atividade Motora Adaptada, inclusão e Tecnologia Assistiva. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Presidente Prudente, na função de coordenador do curso.

Maria Luiza Salzani Fiorini, Unesp/Marília

Doutoranda em Educação (bolsista CAPES), na linha de pesquisa Educação Especial, pela Unesp - Marília. Possui Mestrado em Educação (bolsista FAPESP), na linha de pesquisa Educação Especial, pela Unesp - Marília (2011), e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (bolsista PROEX) pela Unesp - Bauru (2008). Desenvolve projeto de pesquisa relacionado à Educação Especial, Tecnologia Assistiva e formação de professores de Educação Física no contexto da inclusão educacional de alunos com deficiência.

Eduardo José Manzini, Unesp/Marília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, departamento de Educação Especial, e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, pela mesma UniversidadeTem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao especial, educação especial, comunicação alternativa, acessibilidade e deficiencia fisica.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Seabra Júnior, M. O., Fiorini, M. L. S., & Manzini, E. J. (2014). Formatação ilustrativa e descritiva de estratégias e recursos pedagógicos para o ensino de alunos cegos e com baixa visão em ambientes inclusivos. Revista Educação Especial, 1(1), 13–26. https://doi.org/10.5902/1984686X5707

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)