Análise de produções científicas sobre comunicação alternativa para pessoas com deficiência intelectual

Autores

  • Fabiana Lacerda Evaristo Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Educação Especial.
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26577

Palavras-chave:

Educação Especial, Pesquisa Bibliográfica, Comunicação Alternativa

Resumo

Diferentes populações podem ser beneficiadas com o sistema de comunicação alternativa, entre elas as pessoas que apresentam deficiência intelectual. Desse modo, o objetivo da pesquisa foi analisar as produções científicas encontradas sobre Comunicação Alternativa em anais de congressos científicos nacionais da área que abordam a deficiência intelectual. Para levantar as produções científicas de comunicação alternativa e estudos que envolvam pessoas com deficiência intelectual utilizou como base de dados para as buscas os anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial; do Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial; do Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa – ISAAC. Essas bases de dados foram selecionadas por abordarem estudos brasileiros numericamente significativos da área da educação especial e da comunicação alternativa. Para análise dos dados foi utilizado um roteiro de análise categorial. Os estudos analisados colaboraram para o entendimento de um cenário nacional de pesquisas dentro da área da Comunicação Alternativa. O público com deficiência intelectual encontra-se escasso nos estudos; salienta-se, com isso, a necessidade de que novas pesquisas sobre comunicação alternativa sejam desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual. 

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Biografia do Autor

Fabiana Lacerda Evaristo, Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

Atualmente estou realizando doutorado em Educação Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação Alternativa (CA), Currículo Funcional Natural e Programas voltado ao ensino especial.

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós Graduação em Educação Especial.

Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Evaristo, F. L., & Campos, J. A. de P. P. (2019). Análise de produções científicas sobre comunicação alternativa para pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 32, e6/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X26577

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua