Efeitos da formação inicial de professores em Tecnologia Assistiva através de metodologia problematizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X36505

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Tecnologia assistiva, Metodologia da problematização.

Resumo

O estudo teve como objetivos planejar, implementar e avaliar os efeitos de um programa de formação inicial de professores para atuar com recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e de Comunicação Alternativa (CA) nas concepções sobre deficiência desses futuros professores e em sua atuação educacional junto a alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma pesquisa-ação foi conduzida com 37 alunos da graduação do curso de Pedagogia, 26 alunos com deficiência sem fala articulada, e cinco professoras de uma escola especial da rede pública de ensino. Os procedimentos metodológicos envolveram: a) aplicação de questionário aos graduandos no início e ao final do programa; b) oferta de aulas expositivas e desenvolvimento de atividades de ensino pelos graduandos junto aos alunos com deficiência e TEA, de acordo com a Metodologia da Problematização — observação da realidade, seleção de problema pedagógico, reflexão sobre os determinantes do aluno, elaboração de hipóteses, pesquisa bibliográfica, elaboração, implementação e avaliação de plano de ensino. Os dados mostraram efeitos positivos nas concepções dos graduandos em relação aos conceitos de deficiência, TA e CA, e atendimento educacional bem-sucedido, com emprego de muitos recursos e estratégias de CA, material pedagógico adaptado e recursos de acesso ao computador. O estudo beneficiou, ainda, os professores da escola especial, que passaram a conhecer tais recursos, e os alunos com deficiência, que ampliaram as oportunidades de comunicação e interação social.

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Biografia do Autor

Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Schirmer, C. R., & Nunes, L. R. d’Oliveira de P. (2020). Efeitos da formação inicial de professores em Tecnologia Assistiva através de metodologia problematizadora. Revista Educação Especial, 33, e74/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X36505