Indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista no contexto da educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68038

Palavras-chave:

Dimensões da educação inclusiva, Educação Básica, Índice para as dimensões

Resumo

O presente relato sintetiza o resultado de uma pesquisa de doutoramento que se dedicou a investigar e apresentar indicadores qualitativos para o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Inclusiva. Foi estabelecido um conjunto de indicadores qualitativos estruturados em seis dimensões: Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem; Gestão Escolar; Família; Ambiente; Parcerias Intersetoriais Articuladas; e, Estruturas de Organização Inclusiva e as Políticas Públicas. Estas dimensões foram estruturadas a partir de referências como Booth e Ainscow (2000), Humphrey e Lewis (2008), Echeita Sarrionandía e Ainscow (2011), UNESCO-OEI (2018) e Silva e Garcez (2019) e foram denominadas como “dimensões da escolarização de estudantes com TEA no contexto da Educação Inclusiva”. A pesquisa original constituiu-se em um estudo teórico-metodológico, com aportes quantitativos e qualitativos e com a participação de 61 colaboradores divididos em cinco grupos: professores, gestores, familiares, profissionais do atendimento multidisciplinar e pessoas com transtorno do espectro autista. A perspectiva quantitativa se deu no primeiro passo da pesquisa para a caracterização geral do perfil destes colaboradores. Partindo desta análise, foi enviado um formulário aos colaboradores com mais experiência e vivência em relação ao processo de escolarização, para que avaliassem os indicadores, tendo em vista a sua pertinência em cada uma das dimensões propostas. Ao final, apresenta-se um Índice para as Dimensões como um instrumento metodológico e de avaliação destes indicadores que podem ser utilizados nas escolas regulares para o fortalecimento de práticas e políticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT

Professora doutora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, Brasil.

Edna Lopes Hardoim, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Moiseis dos Santos Cecconello, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

Rafael Soares de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop, MT

Professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop, MT, Brasil.

Referências

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Dias, C. M. S. L., Hardoim, E. L., Cecconello, M. dos S., & Arruda, R. S. de. (2022). Indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista no contexto da educação inclusiva. Revista Educação Especial, 35, e26/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X68038