Educação Superior, deficiência e trabalho nas pesquisas de pós-graduação no período de 2008 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65766

Palavras-chave:

Educação Superior, Trabalho, Pessoa com deficiência.

Resumo

Com a Promulgação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a qual destaca o estreitamento entre a Educação Superior e a Educação Especial, evidencia-se o movimento de inclusão que se expandiu não só na educação básica nos últimos anos, mas também alcançando a educação superior, sendo subsidiada por normativas legais. Isto fez com que se tornasse expressivo o número de pessoas com deficiência que reivindicam o direito de ingressar e de permanecer nas universidades. O ingresso na educação superior e a participação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, constituem um campo de complexidades e desafios que compreendem a relação existente entre educação e trabalho. O presente artigo tem por objetivo averiguar as dissertações e teses realizadas no Brasil, após a promulgação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), relacionando a escolarização da pessoa com deficiência na Educação Superior ao trabalho. Para o levantamento de dados, foi efetuada pesquisa nas bases da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Nas buscas realizadas, foram utilizados os seguintes descritores: educação superior; deficiência; inclusão e trabalho. As pesquisas encontradas apontam a predominância de relatos acerca da fragilidade da educação superior em ofertar conteúdos acadêmicos efetivamente associados ao mercado de trabalho. Verificou-se ainda, que a temática é nova e apresenta literatura escassa, tornando-a, além de relevante nacionalmente, também importante para universidades, professores, pesquisadores da área, agentes de políticas públicas e a sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Valéria Becher Trentin, Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, SC

Professora doutora da Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, SC, Brasil.

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

Professora pós-doutora da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Trentin, V. B., & Raitz, T. R. (2021). Educação Superior, deficiência e trabalho nas pesquisas de pós-graduação no período de 2008 a 2019. Revista Educação Especial, 34, e37/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X65766

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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