O processo de aprendizagem de pessoas cegas: um novo olhar para as estratégias utilizadas na leitura e escrita

Autores

  • Eliane Maria Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM, campus de Pau dos Ferros/RN - Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE
  • Francileide Batista de Almeida Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM, campus de Pau dos Ferros/RN - Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X21890

Palavras-chave:

Leitura e Escrita. Sistema Braille. Novas tecnologias.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como se dá a aprendizagem da leitura e escrita das pessoas cegas, quais os instrumentos e estratégias utilizados e o desafio diante das novas tecnologias. O referencial teórico sobre o assunto baseou-se em Bueno, (1993), Baptista, (2000), Marcuschi (2001), Vygotsky (1983), Sousa (2014), além de outros autores e documentos que abordam a referida temática. Como opção metodológica de pesquisa foi adotada a pesquisa qualitativa, por meio do estudo bibliográfico. Na pesquisa, identificamos a necessidade de ressignificação da valorização do Sistema Braille, e que, mesmo diante do reconhecimento da importância e do avanço das tecnologias da informática, elas não são substitutivas do Braille, mas complementares. Tendo em vista que todos as estratégias e recursos utilizados apresentam limitações em determinadas situações, faz-se necessária a existência de um leque de oportunidades para que as pessoas cegas possam se comunicar, obter informações, tenham acesso ao conhecimento, sejam incluídas na sociedade e exerçam, efetivamente, a cidadania.

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Biografia do Autor

Eliane Maria Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM, campus de Pau dos Ferros/RN - Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1990). Pós-graduada (Especialização) em Psicopedagogia (FVJ-2005). Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ensino da UERN/CAMEAM. Atua na área de Deficiência Visual desde 1988 no Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró/RN - CADV. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É ledora e transcritora para pessoas com deficiência visual em concursos e vestibulares. Atua e tem interesse pela pesquisa na perspectiva da Educação Inclusiva no tocante às temáticas: Formação de Professo; Atendimento Educacional Especializado - AEE; Práticas colaborativas; Audiodescrição no Contexto Escolar; Deficiência Visual; Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita das Pessoas com deficiência Visual. Membro do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região e do Fórum de Entidades Representativas de pessoas com Deficiência.

Francileide Batista de Almeida Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/CAMEAM, campus de Pau dos Ferros/RN - Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Especialização em Educação pela mesma Universidade (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Professora efetiva do Departamento de Educação do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia/UERN. Atua na área de Educação, é líder do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED. Pesquisa temas relacionados à educação, formação de profissionais da educação e práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva.

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Dias, E. M., & Vieira, F. B. de A. (2017). O processo de aprendizagem de pessoas cegas: um novo olhar para as estratégias utilizadas na leitura e escrita. Revista Educação Especial, 30(57), 175–188. https://doi.org/10.5902/1984686X21890

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua