O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X20289Palavras-chave:
Deficiência visual, Processo educacional, TeseResumo
Opropósito do estudo relatado neste foi inventariar e discutir as teses quetiveram como objeto de estudo o processo educacional de estudante comdeficiência visual no território brasileiro. Para tanto, foi realizada umapesquisa de cunho bibliográfico, numa abordagem qualitativa, que teve como fontede dados 50 resumos de teses, localizadas em bancos de teses disponíveis on-line, que abordavam questõesrelacionadas ao processo educacional de estudante com deficiência visual. Nesteartigo apresentamos e discutimos alguns aspectos gerais dessas teses: instituiçõesdo curso de pós-graduação; nomes dos programas; abordagem da pesquisa;instrumentos de coletas de dados; objetivos das pesquisas; sujeitos envolvidos;e áreas de conhecimento desses estudos. Contudo, nossos principais elementos deanálises foram os focos temáticos de estudo dentro dos processos educacionais envolvendoestudante com deficiência visual e os resultados obtidos com tais pesquisas. Osaspectos investigados nos levaram a concluir que apesar dos alunos comdeficiência visual serem tão capazes como os demais, não estão vivenciandoprocessos de inclusão eficientes, visto que lhes faltam livros didáticos embraille, materiais didáticos adaptados, estruturas físicas adequadas às suasnecessidades, professores que conheçam suas particularidades e planejem aulas utilizandorecursos essenciais para a real inclusão. No entanto, apesar de algumas tesesapresentarem ações exitosas na formação de professores aptos favorecerem a inclusãode estudantes deficientes visuais, uma boa parte delas alertam para o fato de quea maioria dos professores não se mostram preparados para a inclusão de alunoscom deficiência visual nas escolas da Educação Básica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).