Educação Inclusiva: entre questões de direitos humanos e auto-investimento Desdobramentos a partir da lógica neoliberal

Autores

  • Dinara Soraia Ebbing Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia Ramalho Brittes Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17456

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Problematização, Governamento.

Resumo

O estudo em questão foi desenvolvido com duas escolas estaduais do município de Três Passos – RS, mais especificamente através de entrevistas com osgestores destas escolas, e propõe problematizar o caráter emergencial e imperativo, imposto por políticas públicas pelo movimento da educação inclusiva, a partir do jogo da lógica neoliberal, procurando entender como as escolas estão se articulando em direção à educação inclusiva e aos discursos que nela circulam. Assim, na análise dos dados, as discussões orientadas por uma perspectiva pós-estruturalista, permitem compreender o movimento da inclusão como uma possibilidade até chegar à obrigatoriedade, produzida discursivamente, bem como uma estratégia de governamento. Este estudo aponta como possibilidade de trabalho, um eterno movimento de crítica e problematizações sobre as práticas discursivas produzidas como verdade única acerca da inclusão de pessoas com deficiência, problematização do que vem sendo desenvolvido pela escola e, consequentemente, o exercício permanente da suspeita de verdades produzidas por programas desenvolvidos à favor da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Dinara Soraia Ebbing, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Especialista em Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa e realiza estudos sobre Educação Especial e Inclusão.

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha

Licenciada em Letras Português-Inglês com respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM) em 2011 e Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (UFSM) em 2012. Atualmente, é acadêmcica do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - RS (UFPel) em período de estágio sanduíche na Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos; Atua como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos/RS. Desenvolve pesquisas e estudos na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Línguas Portuguesa e Inglesa e Literatura Brasileira, análise de discurso, currículo, trabalho docente, gestão educacional e políticas públicas

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Ebbing, D. S., & Brittes, L. R. (2016). Educação Inclusiva: entre questões de direitos humanos e auto-investimento Desdobramentos a partir da lógica neoliberal. Revista Educação Especial, 1(1), 175–187. https://doi.org/10.5902/1984686X17456

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua