Editorial

Autores

  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Nara Cristina Santos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rosa Maria Blanca Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523333783

Palavras-chave:

Arte contemporânea

Resumo

A Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM) lança sua primeira publicação online para expandir as discussões no campo da Arte Contemporânea. A Revista busca tanto a divulgação dos resultados de pesquisas na área das Artes Visuais, quanto dar visibilidade aos processos e práticas investigativas em andamento nas Poéticas Visuais e na História, Teoria e Critica da Arte, nos Programas de Pós-graduação nacionais e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Idealizadora e coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM, líder do gpc.InterArtec/Cnpq, desde 2012, e membro dos grupos de pesquisa: MediaLab - UFG; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM. Artista multimídia e pesquisadora com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, tecnologias criativas; bem como em produção de projetos culturais e educacionais. Seus projetos de pesquisa e extensāo contam com o apoio das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPERGS, bem como MEC, MinC e RNP. Sua produçāo tem sido publicada em livros, anais e revistas acadêmicas indexadas, e apresentada em eventos nacionais e internacionais: ISEA (Manizales 2017, Hong Kong 2016; Dubai 2015, Sydney 2014, Istambul 2011); Digifest Durban 2017; ARTECH (2012, 2010, 2008 - Portugal); SLSA Atlanta 2009; ANPAP (2007 a 2017); #ART (2009 a 2017); entre outros. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras /UFSM (2015-atual), coordenadora do PROLICEN/UFSM (2014-2017), coordenadora do PARFOR/UFSM (2014-2016), e coordenadora do Curso de Especializaçāo TIC aplicadas à Educaçāo do Centro de Artes e Letras (2011 a 2014). Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC e Conselheira suplente do CNPC/MinC (2012 a 2014). Membro da Diretoria da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP (2015 a 2016), membro da ANPAP (2010-atual), da Editora do PPGART e da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM (2015-atual).

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNICAMP (2010), área de artes cênicas. Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013, e onde exerceu as função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas da cena buscando desenvolver investigações interdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório cria e apresenta performances, organiza o evento "PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na Universidade de Montfort, cidade de Leicester, Inglaterra onde investigou processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual

Nara Cristina Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Nara Cristina Santos. Pós-Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2004), em História, Teoria e Crítica da Arte e Doutorado Sanduiche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais, UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Hab. Desenho Artístico (1990) e Licenciada em Educação Artística Hab.Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1988). Professora do Departamento de Artes Visuais/DAV (1993-), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora do PPGART/Mestrado em Artes Visuais (desde sua implementacão em 2007 até 2011). Pesquisadora na área de Artes Visuais, em História e Teoria da Arte Contemporânea, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/UFSM - CNPq e coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM (2005-). Integra os grupos de Pesquisa GIIP/UNESP e REDE/UFRJ - CNPq. Prof. colaboradora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGAV/UFRGS (2015-). Consultora da CAPES para área de Artes/Música. Avaliadora Institucional para área de Artes no INEP/MEC (2007-2015). Integra o GT Arte Digital do Ministério da Cultura/MINC (2009-2011) e Delegada nata do Colegiado Setorial de Arte Digital. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP e Presidente ANPAP Biênio 2015-2016. 

Rosa Maria Blanca, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora, Pesquisadora, Artista e Curadora, possui Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (CAPES) / Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com a tese bilíngue "Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer". Realizou o doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (CAPES/DGU), efetuando um estudo comparativo de produção eletrônica de conhecimento. Possui Mestrado em Artes Visuais (CAPES) / Universidade Federal de Rio Grande do Sul (1999), Brasil, e Graduação em Ciencias de la Comunicación (SEP) / Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (1989), México. Tem experiência na área de Arte, com ênfase na Metodologia da Pesquisa Inter e Transdisciplinar, atuando em: Teoria da Arte, Fotografia, Arte Contemporânea, Estudos Queer, Estudos de Gênero e E-science. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Arte e Subjetividades (LASUB) e, Líder do Projeto de Pesquisa "Trânsitos (des)identitários: arte como processo de subjetivação" e "Arte nas margens: estrangeiridades e (des)localizações" (FIPE/UFSM). É Professora Adjunta do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART/UFSM), na Universidade Federal de Santa Maria, atuando também como Coordenadora do Curso de Artes Visuais. É Curadora da II Exposição Internacional de Arte e Gênero, (MARQUE, Florianópolis, 2017) e, Organizadora do Dossier "Artes Visuais: Diálogos com os Estudos Feministas, Trans e Queer (Revista Estudos Feministas, 2015). Como artista, participou na exposição coletiva "Selfie" (Gasômetro, 2015), sob curadoria do Marcelo Chardosim, e na mostra Trânsitos (Des)Identitários (Cláudio Carriconde, 2016).

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Oliveira, A. M., Biancalana, G. R., Santos, N. C., & Blanca, R. M. (2018). Editorial. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 1(1), e1. https://doi.org/10.5902/2595523333783

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.