Produções poéticas coletivas com participação e colaboração
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523368915Resumo
O artigo trata sobre uma produção poética em arte contemporânea onde os métodos participativos e colaborativos foram a base de um processo, que resultou em obras coletivas. A proposta se construiu a partir a partir do “Projeto Artístico Malas Gigantes”, onde o Mala, que é um colar com 108 contas utilizado em práticas de meditação budistas, foi produzido em grandes dimensões a partir de contas feitas de cerâmica com cerca de 7 cm de diâmetro, chegando a atingir aproximadamente de 6 a 8 metros de extensão quando montado. Ao longo do projeto a relação entre arte, espiritualidade, budismo e cerâmica onde o fazer manual e a presença mental se transformou em uma prática meditativa que, ao final, gerou um símbolo de coletividade onde as esferas feitas individualmente se conectaram através de um fio dando nascimento aos Malas Gigantes. Partimos de um oferecimento de aulas, onde técnicas de cerâmica e reflexões com base no budismo eram transmitidas via YouTube; cada participante se conectava e produzia suas esferas individualmente conforme a sua motivação; não havia um número ou meta a ser atingida, e sim, um convite para praticar. Este processo aconteceu junto com o período de isolamento social em função da pandemia da covid-19, iniciando em maio de 2020. Ele teve um tempo expandido para que muitas esferas pudessem ser feitas. Em outubro de 2021 tivemos as condições que possibilitaram a reunião de um grupo para a execução das montagens dos Malas e realização de instalações coletivas.
Downloads
Referências
BRAGA, M. M. & XXXX. Participação e colaboração por palavras, vinhos e lanternas que flutuam. V!rus. São Carlos, n. 17, 2018. Disponível em http://www.nomads.usp.br/virus/virus17/?sec=4&item=10&lang=pt . Acesso em: 11/05/2021
JACOB, M. J. In the space of art. In: J. Bass, & M. J. Jacob (Eds.). Buddha mind in contemporary art Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América: University of California Press, 2004. (pp. 164-169).
KIMSOOJA. Kimsooja. In: J. BASS, & M. J. JACOB (Eds.). Buddha mind in contemporary art Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América: University of California Press, 2004. (pp. 212-219).
NORBU, T. Dança Mágica: a exibição da natureza intrínseca das cinco dakinis de sabedoria. Teresópolis, RJ: Lúcida letra, 2020.
PONLOP, D. Buda Rebelde na rota da liberdade. Teresópolis: Lúcida Letra, 2016.
SAMTEN, L. P. Mandala do Lótus. São Paulo: Peirópolis, 2006.
SAMTEN, L. P. A Roda da Vida como caminho para a lucidez. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010.
SAMTEN, L. P. O Real e o Ilusório: Conexões entre Budismo e Arte. Porto Alegre, 23/09/2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nK54UIxEFL0&t=2s . Acesso em: 30/08/2021.
TRUNGPA, C. True Perception the path of dharma art. Boston: Shambala, 1996.
VON DASSOW, S. (Ed.). Barrel, Pit, and saggar Firing. Westerville: The American Ceramic Society, 2001.
VON DASSOW, S. Low-firing and Burnishing. Westerville, Ohio, USA: The American Ceramic Society, 2009.
WANGYAL, T. A cura através da forma, da energia e da luz: os cinco elementos no Xamanismo, no Tantra e no Dzogchen do Tibete. Teresópolis, RJ: Lúcida Letra, 2017.
WANGYAL, T. Criatividade espontânea: meditações para manifestar suas qualidades positivas. Teresópolis: Lúcida Letra, 2019.
XXXX Projeto Artístico Malas Gigantes - Arte e Espiritualidade, do individual ao coletivo. Anais do XXIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, pp. 2108-2121, 2020. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2020/pdf/XXXX_ANPAP_2020_ArtigoFinal-194.pdf. Acesso em: 26/10/2021.
XXXX Malas Hierbas: Análisis de una poética personal de arte participativo. 2013.Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidad de Valencia-España. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/142892. Acesso em 11/05/2021.
XXXX A metodologia colaborativa em artes visuais como processo poético. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 198-210, nov. 2019. Disponível em https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/881/559. Acesso em 11/05/2021.
XXXX & XXXX (2019). Experiências de Forno de buraco para queima cerâmica – um pouco da História e Atualidade. Anais do XXVIII Encontro nacional da Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas, pp. 1017-1032, 2019. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro______XXXX_e_XXXX_1017-1032.pdf. Acesso em 26/10/2021.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-03-14 (2)
- 2022-03-07 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cláudia Zanatta, Mariana Wartchow
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).