Produções poéticas coletivas com participação e colaboração

Autores

  • Cláudia Zanatta UFRGS
  • Mariana Wartchow UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523368915

Resumo

O artigo trata sobre uma produção poética em arte contemporânea onde os métodos participativos e colaborativos foram a base de um processo, que resultou em obras coletivas. A proposta se construiu a partir a partir do “Projeto Artístico Malas Gigantes”, onde o Mala, que é um colar com 108 contas utilizado em práticas de meditação budistas, foi produzido em grandes dimensões a partir de contas feitas de cerâmica com cerca de 7 cm de diâmetro, chegando a atingir aproximadamente de 6 a 8 metros de extensão quando montado. Ao longo do projeto a relação entre arte, espiritualidade, budismo e cerâmica onde o fazer manual e a presença mental se transformou em uma prática meditativa que, ao final, gerou um símbolo de coletividade onde as esferas feitas individualmente se conectaram através de um fio dando nascimento aos Malas Gigantes. Partimos de um oferecimento de aulas, onde técnicas de cerâmica e reflexões com base no budismo eram transmitidas via YouTube; cada participante se conectava e produzia suas esferas individualmente conforme a sua motivação; não havia um número ou meta a ser atingida, e sim, um convite para praticar. Este processo aconteceu junto com o período de isolamento social em função da pandemia da covid-19, iniciando em maio de 2020. Ele teve um tempo expandido para que muitas esferas pudessem ser feitas. Em outubro de 2021 tivemos as condições que possibilitaram a reunião de um grupo para a execução das montagens dos Malas e realização de instalações coletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Zanatta, UFRGS

Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais - Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela).É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Mariana Wartchow, UFRGS

Graduada em Artes Visuais - Licenciatura pela Universidade federal do Rio Grande do Sul, integrante do grupo de pesquisa cnpq Poéticas da Participação, vinculado ao Instituto de Artes da UFRGS. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004).

Referências

BRAGA, M. M. & XXXX. Participação e colaboração por palavras, vinhos e lanternas que flutuam. V!rus. São Carlos, n. 17, 2018. Disponível em http://www.nomads.usp.br/virus/virus17/?sec=4&item=10&lang=pt . Acesso em: 11/05/2021

JACOB, M. J. In the space of art. In: J. Bass, & M. J. Jacob (Eds.). Buddha mind in contemporary art Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América: University of California Press, 2004. (pp. 164-169).

KIMSOOJA. Kimsooja. In: J. BASS, & M. J. JACOB (Eds.). Buddha mind in contemporary art Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América: University of California Press, 2004. (pp. 212-219).

NORBU, T. Dança Mágica: a exibição da natureza intrínseca das cinco dakinis de sabedoria. Teresópolis, RJ: Lúcida letra, 2020.

PONLOP, D. Buda Rebelde na rota da liberdade. Teresópolis: Lúcida Letra, 2016.

SAMTEN, L. P. Mandala do Lótus. São Paulo: Peirópolis, 2006.

SAMTEN, L. P. A Roda da Vida como caminho para a lucidez. São Paulo: Editora Peirópolis, 2010.

SAMTEN, L. P. O Real e o Ilusório: Conexões entre Budismo e Arte. Porto Alegre, 23/09/2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nK54UIxEFL0&t=2s . Acesso em: 30/08/2021.

TRUNGPA, C. True Perception the path of dharma art. Boston: Shambala, 1996.

VON DASSOW, S. (Ed.). Barrel, Pit, and saggar Firing. Westerville: The American Ceramic Society, 2001.

VON DASSOW, S. Low-firing and Burnishing. Westerville, Ohio, USA: The American Ceramic Society, 2009.

WANGYAL, T. A cura através da forma, da energia e da luz: os cinco elementos no Xamanismo, no Tantra e no Dzogchen do Tibete. Teresópolis, RJ: Lúcida Letra, 2017.

WANGYAL, T. Criatividade espontânea: meditações para manifestar suas qualidades positivas. Teresópolis: Lúcida Letra, 2019.

XXXX Projeto Artístico Malas Gigantes - Arte e Espiritualidade, do individual ao coletivo. Anais do XXIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, pp. 2108-2121, 2020. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2020/pdf/XXXX_ANPAP_2020_ArtigoFinal-194.pdf. Acesso em: 26/10/2021.

XXXX Malas Hierbas: Análisis de una poética personal de arte participativo. 2013.Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidad de Valencia-España. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/142892. Acesso em 11/05/2021.

XXXX A metodologia colaborativa em artes visuais como processo poético. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 198-210, nov. 2019. Disponível em https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/881/559. Acesso em 11/05/2021.

XXXX & XXXX (2019). Experiências de Forno de buraco para queima cerâmica – um pouco da História e Atualidade. Anais do XXVIII Encontro nacional da Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas, pp. 1017-1032, 2019. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro______XXXX_e_XXXX_1017-1032.pdf. Acesso em 26/10/2021.

Downloads

Publicado

2022-03-07 — Atualizado em 2022-03-14

Versões

Como Citar

Zanatta, C. ., & Wartchow, M. . (2022). Produções poéticas coletivas com participação e colaboração. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 4(7), e8. https://doi.org/10.5902/2595523368915 (Original work published 7º de março de 2022)

Edição

Seção

Artigos