Notícias

A Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM recebe submissões (português, espanhol, inglês e francês) em fluxo contínuo, através da plataforma OJS:

https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/login

La Contemporânea - Revista del PPGART/UFSM recibe artículos (español, portugués, inglés y francés) en flujo continuo, a través de la plataforma OJS:

https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/login

The Contemporânea - PPGART/UFSM Scientific Journal (Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM) receives submissions (English, Portuguese, Spanish and French) in a continuous stream, through the OJS platform:

https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/login

La Contemporânea - PPGART / UFSM Journal reçoit des soumissions (français, portugais, espagnol et anglais) en flux continu, via la plateforme OJS:

https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/login

Chamada de artigos: Call for papers / Llamada de artículos

 

Subjetividades em pandemia

Como existimos? Como vivemos neste contexto? A arte sempre encontra seus próprios caminhos, reformulando seus pressupostos e preocupações, propiciando arranjos, desdobramentos, dialogando com outras áreas, se devaneando frente a (im)possibilidade do tempo. Entre as (dis)topias e as paisagens errantes, entre os cenários (des)confortáveis e suas atuais domesticidades, entre as ordenações e/ou acúmulos de objetos nos lares e/ou locais de trabalho:  Quais são as perspectivas, as imagens, as subjetividades, que surgem a partir da realidade pandêmica? Como sempre foram as relações com os objetos e como estão se modificando? Como acontece a convivência em confinamento? Como a (re)invenção de si dialoga com afetos contemporâneos? Como se produz o deslocamento, quando o ponto de partida ou de chegada é uma viagem estranhamente ancorada em um apartamento, casa ou refúgio? E como tudo isso atinge nossa produção e processos artísticos? Prazo: 30 de maio de 2021

In Pandemic Subjectivities

How do we exist? How are we living in this context? Art always finds its own means and issues, reformulating its assumptions and concerns, providing arrangements, developments, dialoguing with other areas, in reverie about the (im)possibility of time. Between (dis)topias and wandering stopovers, between (un)comfortable scenarios and their current domesticities, between the ordering and / or accumulation of objects in homes and / or workplaces. What are the perspectives, images, subjectivities which arise from this pandemic reality? How are the relationships with objects or have they always been changing? How does daily coexistence occur in confinement? How does the  (re) invention of the self dialogue with contemporary affect? How does displacement take place, when the point of departure or arrival is a journey strangely anchored in an apartment, house or refuge? And how does all this affect art production and processes? Deadline: May 30, 2021

Subjetividades en pandemia

 Como existimos ¿Cómo vivimos en este contexto? El arte siempre encuentra sus caminos y soluciones, reformulando sus supuestos e inquietudes, proponiendo arreglos, expansiones y extensiones, dialogando con otras áreas, soñar despierto ante la (im)posibilidad del tiempo. Entre (dis)topías y paisajes errantes, entre escenarios (des)confortables y sus domesticidades actuales, entre sistemas y/o acumulaciones de objetos en hogares y/o locales de trabajo: ¿Cuáles son las perspectivas, imágenes, subjetividades, que surgen de la realidad pandémica? ¿Cómo ha sido siempre la relación con los objetos y cómo está cambiando? ¿Cómo sucede la convivencia en confinamiento? Cómo la (re) invención de sí dialoga con afectos contemporáneos? ¿Cómo ocurre el desplazamiento cuando el punto de partida o llegada es un viaje anclado extrañamente en un apartamento, casa o refugio? ¿Y cómo implica todo esto en nuestros procesos productivos y artísticos? Fecha límite: 30 de mayo de 2021

Alice Monsell - (Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UFPel - Linha Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano)

Rosa Blanca (Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UFSM - Linha Arte e Transversalidade)


 
Publicado: 2021-02-24 Mais...