Femina e feto. Sobre como as mulheres que são olhadas e olham, conformam seus olhares.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523335648

Palavras-chave:

Arte contemporânea

Resumo

Resumo

Este texto constitui-se em um dispositivo de indagações sobre a conformação do imaginário, do e sobre o feminino, e especialmente sobre se, de fato, as mulheres criadoras e suas criações conquistaram independência com relação às influências dos padrões femininos históricos concebidos e propagados desde a hegemonia das ideologias e concepções patriarcais. Para estruturá-lo, colocou-se em perspectiva - a partir de pensadores como Félix Guattari, María Noel Lapoujade, Martín Hopenhayn e Fred Ritchin, entre outros - o contexto propagandista e conformador dos imaginários socioculturais individuais e coletivos dos meios de comunicação, informação e entretenimento. Na mesma direção, aludimos aos processos retroalimentares mediáticos como sendo grandes responsáveis pela homogeneização dos imaginários socioculturais, e questionamos as influências desse fenômeno sobre as práticas fotográficas femininas e sobre o feminino, e para isso, estivemos em diálogo com pensadores e pensadoras, artistas e ativistas, entre eles, Beatriz Preciado e Carmen Hernandez. Por fim, inclui-se um conjunto de fotografias, majoritariamente concebidas por fotógrafas e ou artistas-fotógrafas coetâneas, que centram seu foco na imagem feminina, com o propósito deixar a cargo do leitor a reflexão final sobre a persistência, ou não, de matrizes patriarcais nessas criações.

 

Resumen

Este texto se constituye en un dispositivo de indagaciones sobre la conformación del imaginario, de y sobre lo femenino, y especialmente sobre si, de hecho, las mujeres creadoras y sus creaciones conquistaron independencia con respecto a las influencias de los patrones femeninos históricos concebidos y propagados desde la hegemonía de las ideologías y concepciones patriarcales. Para estructurarlo, se colocó en perspectiva -a partir de pensadores como Félix Guattari, María Noel Lapoujade, Martín Hopenhayn y Fred Ritchin, entre otros- el contexto propagandista y conformador de los imaginarios socioculturales individuales y colectivos de los medios de comunicación, información y entretenimiento. En la misma dirección, aludimos a los procesos retroalimentares mediáticos en cuanto grandes responsables de la homogeneización de los imaginarios socioculturales, y cuestionamos las influencias de ese fenómeno sobre las prácticas fotográficas femeninas y sobre lo femenino. Para ello, estuvimos en diálogo con pensadores y pensadoras, artistas y activistas , entre ellos, Beatriz Preciado y Carmen Hernández. Por último, se incluye un conjunto de fotografías, mayoritariamente concebidas por fotógrafas y artistas fotógrafas coetáneas, que centran su foco en la imagen femenina, con el propósito de dejar a cargo del lector la reflexión final sobre la persistencia o no de matrices patriarcales en estas creaciones.

 

Abstract

This text constitutes a questioning device on the conformation of the imaginary, and on the feminine, and especially on whether, in fact, the creator women and their creations have gained independence in respect to the influences of the historical feminine standards conceived and propagated since the hegemony of patriarchal ideologies and conceptions. In order to structure it, it was put into perspective - from thinkers like Félix Guattari, MarÌa Noel Lapoujade, MartÌn Hopenhayn and Fred Ritchin, among others - the propagandist and shaping context of the individual and collective sociocultural imaginaries of the media, information and entertainment. In the same direction, we alluded to media feedback processes as being responsible for the homogenization of sociocultural imaginaries, and questioned the influences of this phenomenon on and female photographic practices and the female, and for that, we were in dialogue with thinkers, artists and activists, among them, Beatriz Preciado and Carmen Hernandez. Finally, a set of photographs, mostly designed by female photographers and contemporary female artists, are included, focusing on the female image, with the purpose of leaving the reader to the final reflection on the persistence or not of patriarchal patterns in these creations.

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Biografia do Autor

Teresa de Jesus Paz Martins Lenzi, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Realizadora, pensadora e professora aposentada na Universidade Federal do Rio Grande/RS/ com ingresso em 1993, no Instituto de Letras e Artes / Curso de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado. Pós-doutorado na Universidade de Barcelona/Facultad de Geografia i história (2013-14), Doutora em História, teoria e crítica da arte contemporânea pelo programa de Arte Contemporánea e Investigación, da Universidade de Castilla La Mancha, UCLM /España (2004-07). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS/ Brasil (1996-97), Especialista em Arte Educação - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas / UFPEL /Brasil (1989-90). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande (1984-86). Atua no grupos de investigação INDEVOL/Espanha, Photographein /UFPel/Pelotas. Atua no Curso de Artes Visuais/FUREG, e no PPG- Mestrado Profissionalem História/FURG. Participou de diversas exposições nacionais e internacionais.

Universidade Federal do Rio Grande / Rio Grande / Rio Grande do Sul / Brasil. Campus Carreiros. Avenida Itália Km 8, s/no.
E-mail: tlenzi.lenzi@gmail.com
http://teresalenzi.wordpress.com 

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Lenzi, T. de J. P. M. (2018). Femina e feto. Sobre como as mulheres que são olhadas e olham, conformam seus olhares. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 1(2), e18. https://doi.org/10.5902/2595523335648

Edição

Seção

Artigos