A aspiração do gelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523341291

Palavras-chave:

Virrealidade, Arte contemporânea, Novas tecnologias, Sociologia, Pensamento crítico

Resumo

O texto proposto pelo artista multimídia e fundador do arddiskmuseum, Solimán López, é um excerto do seu recente ensaio artístico El ojo sincrónico (O olho sincrónico). O dito ensaio propõe um percurso ideológico e pessoal por de certas tecnologias implantadas no século XXI, ao tempo que reflete sobre como essas tecnologias estão incidindo notavelmente nas estruturas da arte contemporânea, no pensamento crítico, na sociologia, na psicologia e até na biologia. Nesta publicação para a revista Contemporânea, o olhar foca no conceito de “virrealidad” (vi-realidade) proposto pelo artista com o intuito definir uma nova percepção do mundo que não se constrói apenas a partir dos parâmetros oferecidos pelas experiências sensoriais “tradicionais” (visão, percepção, gosto, tacto e outras), mas a partir da soma de essas experiências e dos dados gerados pelas novas tecnologias e o imaginário produzido pela nova mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solimán López Cortez, Escuela Superior Arte y Tecnología. Paris College of Art. Updated Art Studio.

Artista multimedia, fundador del Harddiskmuseum, director de innovación en la Escuela Superior de Arte y Tecnología de Valencia y profesor asociado en la Paris College of Art.

Publicado

2019-12-20

Como Citar

López Cortez, S. (2019). A aspiração do gelo. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(4), e15. https://doi.org/10.5902/2595523341291

Edição

Seção

Artigos