A aspiração do gelo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523341291Palavras-chave:
Virrealidade, Arte contemporânea, Novas tecnologias, Sociologia, Pensamento críticoResumo
O texto proposto pelo artista multimídia e fundador do arddiskmuseum, Solimán López, é um excerto do seu recente ensaio artístico El ojo sincrónico (O olho sincrónico). O dito ensaio propõe um percurso ideológico e pessoal por de certas tecnologias implantadas no século XXI, ao tempo que reflete sobre como essas tecnologias estão incidindo notavelmente nas estruturas da arte contemporânea, no pensamento crítico, na sociologia, na psicologia e até na biologia. Nesta publicação para a revista Contemporânea, o olhar foca no conceito de “virrealidad” (vi-realidade) proposto pelo artista com o intuito definir uma nova percepção do mundo que não se constrói apenas a partir dos parâmetros oferecidos pelas experiências sensoriais “tradicionais” (visão, percepção, gosto, tacto e outras), mas a partir da soma de essas experiências e dos dados gerados pelas novas tecnologias e o imaginário produzido pela nova mídia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-20
Como Citar
López Cortez, S. (2019). A aspiração do gelo. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(4), e15. https://doi.org/10.5902/2595523341291
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).