https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/issue/feed Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM 2021-03-11T00:02:49-03:00 Rosa Maria Blanca revistacontemporanea@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>Contemporânea</strong> - <strong>Revista do PPGART/UFSM</strong>, ISSN 2595-5233,<strong> </strong>é uma publicação semestral. Pretende ser um espaço de produção de conhecimento, discussão e divulgação de pesquisas em História, Teoria e Crítica da Arte e em Poéticas Visuais, em diálogo com outras áreas de conhecimento como música, cinema, literatura, artes cênicas, dança e ciências humanas. Tem interesse em publicações resultantes do pensamento de artistas, historiadoras/es, intelectuais, filósofas/os e/ou teóricas/as, e de revisões de literatura e traduções de obras relevantes para as artes, que contribuam tanto para uma análise do campo, como para a atualização das artes no âmbito local e global.</p> https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/63515 Emoções em [trans]formação 2021-03-01T00:22:49-03:00 Raul Dotto Rosa raoul.dotto@gmail.com <span>No ensaio visual </span><strong>emoções em [trans]formação</strong><span>, proponho pensar a transformação da face humana a partir de fotografias digitais geradas em aplicativos de realidade aumentada e </span><em>deepfake</em><span>. A construção do trabalho ocorre de maneira experiencial, com aplicativos que mapeiam meu rosto e o transformam em outro. A produção das imagens passa pelo processo de escaneamento da tela que exibe o resultado dos aplicativos no </span><em>smartphone</em><span>, a fim de produzir uma nova imagem, digitalizando a face transformada mais uma vez para exibir a especificidade emotiva de um rosto computacional.</span> 2020-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/63095 Ex(s) Paços críticos: Memória e diálogos de uma exposição online 2021-03-01T00:40:35-03:00 Priscila Cunha Almeida Arantes priscila.a.c.arantes@gmail.com Marcus Bastos marcusbastossp@icloud.com <p>Com a pandemia do COVID-19, o ambiente online se tornou um espaço sem precedentes de difusão de arte e cultura. Claro que os formatos usados não são inéditos. Muitas vezes, eles nem são tão interessantes quanto experiências anteriores feitas com o intuito de explorar as possibilidades da cultura em rede, conforme ela se constitui. Por este motivo, o foco deste artigo é voltado para práticas menos convencionais que se desenvolvem no ambiente da arte contemporânea, especialmente nas linguagens de acontecimentos efêmeros (um campo variado que abrange de poesia sonora e performance às artes da transmissão e mídias locativas). Visando discutir estas questões o presente artigo investiga o projeto curatorial Ex(s)paços Críticos, desenvolvido no ambiente virtual junto ao Paço das Artes, bem como<strong> </strong>produções e sites que arquivam e circulam a arte na rede .</p><p> </p><p><strong>Palavras chaves: </strong>curadoria; arte em rede; Paço das Artes; arte contemporânea.<strong></strong></p> 2020-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/63395 Memento mori: Museu Nacional e o arquivo sem museu 2021-03-01T00:45:39-03:00 Giselle Beiguelman gbeiguelman@usp.br Nathalia de Castro Lavigne nlavigne@usp.br <p>Este artigo parte de uma análise do conteúdo visual compartilhado no Instagram sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro após o incêndio que destruiu quase a totalidade de sua coleção, em 2 de setembro de 2018. Focando na hashtag #museunacionalvive, e concentrando a busca no primeiro ano após o trágico episódio, discutimos como esse arquivo sem museu (Foster, 1996) pode ser visto como um memorial difuso criado por memórias coletivas. Argumentamos, ainda, que esse memorial involuntário que surge de forma espontânea com o compartilhamento de imagens pessoais de arquivo ou de outras categorias existe também como uma compensação para a falta de programas públicos que tratem da memória e preservação do patrimônio no Brasil. Além disso, também apresentamos algumas proposições sobre o processo de remediação de um arquivo que não existe mais após a perda material da maioria de seus 20 milhões de itens a partir do conjunto de imagens fantasmagóricas que existem enquanto vestígio. Nesse sentido, analisamos uma variedade dessas imagens e possíveis categorizações desse museu imaginário memorialístico compartilhadas pelo público na hashtag #museunacionalvive.</p> 2020-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/61847 Estrategias curatoriales para expografías virtuales. Cómo pensar alternativas por fuera de la hipermediatización 2021-03-03T01:32:41-03:00 Mariel Szlifman Szlifman maszlifman@gmail.com <p class="p1">¿Qué implica curar y exhibir para el espacio virtual en tiempos de pandemia? ¿Cómo consumimos arte en la era de la hipermediatización? Este ensayo propone reflexionar sobre los procesos curatoriales y museográficos de los espacios de arte durante el aislamiento social, preventivo y obligatorio ante la pandemia global del 2020, revisitando el dispositivo de la exposición artística. Contemplando algunas teorías de la crítica curatorial y problemáticas actuales de la experiencia en los museos contemporáneos, convocamos conceptos del campo del diseño y de los medios digitales para pensar qué modos y experiencias se activan en el espacio virtual de una muestra. Considerando que nos encontramos inmersos en un panorama postmedial, sugerimos pensar las expografías virtuales a través de la idea de narrativas transmedia, las cuales habilitan múltiples dispositivos mediales de distribución y nuevas estrategias curatoriales que expandan las prácticas museográficas tradicionales pensadas para la sala y el encuentro físico con el espectador. De este modo, a partir de algunos casos de referencia de galerías, museos y espacios de arte de Latinoamérica, reflexionamos sobre estrategias de tiempo y espacio para la navegación de muestras online, que construyan entornos virtuales estimulantes para los espectadores devenidos en usuarios.</p><h2> </h2> 2021-01-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/62041 Curadoria digital urbana, rebelião monumental e a disrupção das narrativas patrimoniais em tempos de isolamento 2021-03-09T00:51:15-03:00 Giovanna Graziosi Casimiro gigiggc@gmail.com <p dir="ltr"><span>Este artigo, no campo da teoria da arte e da arquitetura debate as novas formas da curadoria digital na cidade e o surgimento de narrativas urbanas que questionam os poderes vigentes, caso do ataque recente a monumento colonialista pelo mundo e sua associação a cultura digital. Para este debate, discute-se o fortalecimento do setor privado digital durante a pandemia e se propõe pensar a nova condição da cidade em meio ao isolamento e distanciamento físico, derivado do COVID-19. Deste modo, propõe-se discutir o termo curadoria digital urbana e a revisão patrimonial em curso, refletida na remoção e ataque a monumentos pelo mundo. A remoção e o ataque coletivo aos monumentos é um marco nos modos de operar a memória urbana que revisa a construção linear da narrativa histórica, colocando em cheque a calcificação memorial. </span><span>A relação entre cidadãos e os modos de habitar a cidade se transformam à medida em que as superfícies são redesenhadas pela cultura e mercado digital. A tomada da cidade pelo território informacional, gera um lapso da percepção espaço-temporal, impactando a linearidade do tempo, as narrativas e até mesmo a historicidade em seus moldes tradicionais.</span><span> Deste modo, este artigo discute o impacto destas condições sobre o patrimônio, o questionamento das narrativas expostas na cidade, e o contraditório estabelecimento das memórias digitais na vida cotidiana. </span></p><div><span><br /></span></div> 2020-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/63553 The veridical travel of the truly imaginary plant: Curatorial approach and underlying ideas 2021-03-09T08:24:11-03:00 Marta De Menezes marta@martademenezes.com Claudia Schnugg mail@claudiaschnugg.com Annick Buread abureaud@gmail.com Robertina Šebjanič mail@claudiaschnugg.com Tatiana Kourochkina tatiana@quoartis.org O projecto <em>The Traveling Plant</em> é um projecto colaborativo que se desenvolve através de uma rede global e tem o objectivo de ser partilhado localmente. Pretende lidar de uma perspectiva composta numa série de ações que impactam o global e vivem na localidade, transparecendo e projetando uma variedade de modos de fazer e de ver; de modo a abraçar a dualidade de práticas partilhadas e troca de saberes presente numa rede distribuída de forma virtual e física/não-virtual. Procura lidar com as questões de um fazer concentrado em perspectivas para além do simplesmente humano, que incluem o não-humano e procuram evitar formas colonialistas e antropocénicas de agir e estar. Este artigo apresenta uma estratégia curatorial e as suas questões adjacentes que o grupo de comissárias toma como ponto de partida, a estrutura organizacional para o desenvolvimento do projeto e clarifica como se vai desenrolar. 2020-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/64199 Pandemia, arte e tecnologia: Expografias virtuais 2021-03-03T00:03:50-03:00 Nara Cristina Santos naracris.sma@gmail.com Giselle Beiguelmann gbeiguelman@usp.br 2020-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM https://periodicos.ufsm.br/contemporanea/article/view/64078 Expografia online: Em busca do anti viewing room 2021-03-11T00:02:49-03:00 Giselle Beiguelman gbeiguelman@usp.br Nara Cristina Santos naracris.sma@gmail.com <p>Este artigo-ensaio-conversa apresenta o resultado de uma atividade online desenvolvida com um grupo de estudantes da FAU/USP, a docente da disciplina e uma pesquisadora convidada, para discutir a expografia online e propostas curatoriais para a Internet. Entre outras questões, discutimos: Quais são os problemas no uso das redes pelas instituições museológicas, centros culturais, galerias e feiras?</p> 2020-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM