Corpo-arte: a performatividade em foco
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523333834Palavras-chave:
Arte, Corpo, PerformanceResumo
O presente texto tem como objetivo refletir sobre o corpo em estado de arte, trazendo a performatividade de Marina Abramovich como exemplo da discussão levantada. Portanto, o percurso metodológico adotado para alavancar a discussão proposta foi desenvolver um breve percurso histórico, apenas no sentido de situar a reflexão. Em seguida, coloca-se em discussão algumas abordagens atuais focadas no cuidado de si para, finalmente, trazer a Performance Arte e a artista Marina Abramovich como exemplo das proposições reflexivas levantadas.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.
BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Rio de Janeiro, jan./abr., 2002.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva/USP, 2002.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar: O Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008.
DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
FARO, Antônio José. Pequena história da dança. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.
GREINER, Christine. “O corpo do artista: as publicações mais recentes e suas redes interdisciplinares”, Salvador/BA, Repertório Teatro & Dança, ano 4, n. 5, 2001.
GREINER, Cristine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2011.
MORANDI, Carla; STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência. Campinas: Papirus, 2006.
NOVAES, Joana de V.; VILHENA, Junia. Que corpo é este que anda sempre comigo? Curitiba: Appris, 2016.
SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
STRAZZACAPPA, Márcia. “As técnicas corporais e a cena”. Etnocenologia: textos selecionados (orgs.) Christine Greiner e Armindo Bião. São Paulo: Annablume Editora, 1998.
BOLSONI, Betania Vicensi. O cuidado de si e o corpo em Michel Foucault: perspectivas para uma educação corporal não instrumentalizadora. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1577/920 . Acesso em: 2012.
HEIDEGGER, M. De camino al habla. Barcelona: Serbal, 1987. Disponível em: <http://www.heideggeriana.com.ar/textos/esencia_habla.htm>.
ABRAMOVIC, Marina. Entrevista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l9rdqoFLOZE . Acesso em: 2018.
QUILICI, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/performer e a “Inquietude de Si”. In: CONGRESSO DA ABRACE, 5., 28 a 31 de out., 2008. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios . Acesso em: 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).