Corpo-arte: a performatividade em foco

Autores

  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523333834

Palavras-chave:

Arte, Corpo, Performance

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre o corpo em estado de arte, trazendo a performatividade de Marina Abramovich como exemplo da discussão levantada. Portanto, o percurso metodológico adotado para alavancar a discussão proposta foi desenvolver um breve percurso histórico, apenas no sentido de situar a reflexão. Em seguida, coloca-se em discussão algumas abordagens atuais focadas no cuidado de si para, finalmente, trazer a Performance Arte e a artista Marina Abramovich como exemplo das proposições reflexivas levantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec; Campinas: Unicamp, 1995.

BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, Rio de Janeiro, jan./abr., 2002.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva/USP, 2002.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Vol. 3: As mutações do olhar: O Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008.

DIDI-HUBERMANN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FARO, Antônio José. Pequena história da dança. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

GREINER, Christine. “O corpo do artista: as publicações mais recentes e suas redes interdisciplinares”, Salvador/BA, Repertório Teatro & Dança, ano 4, n. 5, 2001.

GREINER, Cristine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac e Naify, 2011.

MORANDI, Carla; STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência. Campinas: Papirus, 2006.

NOVAES, Joana de V.; VILHENA, Junia. Que corpo é este que anda sempre comigo? Curitiba: Appris, 2016.

SALDANHA, Suzana. Angel Vianna: sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.

STRAZZACAPPA, Márcia. “As técnicas corporais e a cena”. Etnocenologia: textos selecionados (orgs.) Christine Greiner e Armindo Bião. São Paulo: Annablume Editora, 1998.

BOLSONI, Betania Vicensi. O cuidado de si e o corpo em Michel Foucault: perspectivas para uma educação corporal não instrumentalizadora. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1577/920 . Acesso em: 2012.

HEIDEGGER, M. De camino al habla. Barcelona: Serbal, 1987. Disponível em: <http://www.heideggeriana.com.ar/textos/esencia_habla.htm>.

ABRAMOVIC, Marina. Entrevista. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l9rdqoFLOZE . Acesso em: 2018.

QUILICI, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/performer e a “Inquietude de Si”. In: CONGRESSO DA ABRACE, 5., 28 a 31 de out., 2008. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios . Acesso em: 2013.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Como Citar

Biancalana, G. R. (2018). Corpo-arte: a performatividade em foco. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 1(1), e10. https://doi.org/10.5902/2595523333834

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)