A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523335411

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Performance, Cultura, Corpo, Dor

Resumo

A arte performática de Abramovic é provocativa, perturbadora e impactante. Este artigo tem por objetivo analisar duas de suas performances: Rhythm 10 (1973) e Rhythm 0 (1974). O desenvolvimento do artigo exigiu uma aproximação com a história de vida da artista, para tentar compreender a energia marcante das suas performances. As performances trazem em comum, o fato de a artista submeter seu corpo ao risco de ferimentos e à dor, muito presentes no início de sua trajetória artística

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Biografia do Autor

Gilvani José Bortoluzzi, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) em 1999. Graduado no Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM em 2015. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART)  pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM em 2018.

Gisela Reis Biancalana, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.

Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É doutora pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNICAMP (2010), área de artes cênicas. Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013, e onde exerceu as função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas da cena buscando desenvolver investigações interdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório cria e apresenta performances, organiza o evento "PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na Universidade de Montfort, cidade de Leicester, Inglaterra onde investigou processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Bortoluzzi, G. J., & Biancalana, G. R. (2018). A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 1(2), e19. https://doi.org/10.5902/2595523335411

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