A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523335411Mots-clés :
Arte Contemporânea, Performance, Cultura, Corpo, DorRésumé
A arte performática de Abramovic é provocativa, perturbadora e impactante. Este artigo tem por objetivo analisar duas de suas performances: Rhythm 10 (1973) e Rhythm 0 (1974). O desenvolvimento do artigo exigiu uma aproximação com a história de vida da artista, para tentar compreender a energia marcante das suas performances. As performances trazem em comum, o fato de a artista submeter seu corpo ao risco de ferimentos e à dor, muito presentes no início de sua trajetória artísticaTéléchargements
Références
ABRAMOVIC, Marina. Marina Abramovic: quanto pior a sua infância, melhor a sua arte. [Entrevista Marie Claire, 24/10/2012, a internet]. Entrevista a MarianeMorisawa. Disponível em:http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,EMI320194-177351,00MARINA+ABRAMOVIC+QUANTO+PIOR+SUA+INFANCIA+MELHOR+SUA+ARTE.HTML. Acesso em: 4 jul 2016.
CANEVACCI, Massimo. As múltiplas facetas da arte performativa de Marina Abramovic. IEA/USP. Entrevista a Flávia Dourado, em 07/11/2014. Disponível em: http://www.iea.usp.br/noticias/marina-abramovic> Acesso em: 4 jul.2016.
HERMANNY FILHO, Alberto. (2012) Performance Art: Marina Abramovic. Disponível em: Acesso em: 03 jul. 2016 p.1.
MAI. Institute Marina Abramovic. Entenda o método Abramovic. Lady Gaga Brasil, ago, 2013. Disponível em: <http://www.ladygagabrasl.co.br/entenda-o-metodo-abramovic> Acesso em: 01 jul. 2016.
MATOS, Lúcia Almeida. Na presença de Marina Abramovic: notas sobre a musealização da performance. Revista de História da Arte, n° 8, 2010. Disponível em: <http://oficinadohistoruiador.blogspot.co.r/2014/01analise-do-documentario-marinaabramovic>Acesso em: 03 jul 2016.
PINHO, Minom. As múltiplas facetas da arte performativa de Marina Abramovic. IEA/USP. Entrevista a Flávia Dourado em 07/11/2014. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/noticias/marina-abramovic> Acesso em: 4 jul. 2016. P.2.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v.7, n.13, p.81-95, nov, 1996. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Porto Arte/article/view/27713 Acesso em 03 jul.2016.
RIBEIRO, Renato Janine. As múltiplas facetas da arte performativa de Marina Abramovic. IEA/USP. Entrevista a Flávia Dourado, em 07/11/2014. Disponível em:<http://iea.usp.br/noticias/marina-abramovic> Acesso em: 4 jul. 2016.
ZAMBONI, Silvio Antônio. Metodologia da pesquisa em artes visuais. In________. Pesquisa em arte: paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores associados, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).